O que fazer para aliviar a dor no quadril?

A dor no quadril é muito recorrente e ela pode surgir em qualquer idade, porém, se você pratica esportes que demandam um esforço maior da área ou se você está na faixa etária acima dos 35 anos, suas chances de sofrer com as dores aumentam. 

Com o passar do tempo, há o desgaste da articulação do quadril e enfraquecendo a região e fazendo surgir as dores. Entretanto, outros problemas podem estar ligados a esse quadro. 

Causas das dores no quadril

Existem algumas razões para o aparecimento das dores, destacamos algumas abaixo:

  • Tendinite

A tendinite é uma condição onde um dos tendões do quadril se encontra sensível ao toque por conter uma inflamação. Se você faz alguma atividade que exige movimentos repetitivos dessa região, sua chance de ter dor no quadril é ainda maior. 

  • Nervo ciático inflamado

Quando o paciente possui o nervo ciático inflamado, a dor geralmente acomete a parte posterior do quadril, próxima ao glúteo. Essa dor causa uma sensação de queimação no local e regiões próximas. 

  • Artrite ou Artrose

A artrite afeta pessoas mais velhas e causa uma forte dor no quadril. Quando isso ocorre, é preciso que o paciente procure um médico para verificar se não há algo mais grave por trás dessa dor, como uma fratura por osteoporose, por exemplo. 

  • Luxação

Em alguns acidentes, pode ocorrer uma luxação do quadril. O quadril pode sair do lugar ou sofrer uma fratura, causando intensa dor. Essa condição costuma ser frequente em acidentes de moto e carro ou em quedas. 

  • Bursite

A bursa trocantérica é uma pequena bolsa que contém líquido sinovial e faz o papel de proteção entre o músculo/tendão e o fêmur. Chamamos de bursite quando há uma inflamação nessa região, causando incômodo e sensação de queimação. Em alguns casos, a dor pode irradiar por toda a perna afetada. 

Você possui mais dúvidas sobre as lesões do quadril? Confira nossa página e deixe seu comentário.

A dor no quadril diz respeito a qualquer dor nas articulações do quadril ou ao seu redor. Em alguns casos, a dor relacionada ao quadril pode não ser sentida diretamente nele, mas no meio da coxa ou na virilha. Da mesma forma, a dor que se sente no quadril pode, na verdade, estar relacionada a um problema na coluna.

Uma das causas mais comuns de dores no quadril são os problemas de articulação, segundo Thiago Fuchs, médico ortopedista e especialista em cirurgia do quadril e joelho. Além disso, as dores podem ser provocadas também por problemas nos tendões ao redor do quadril e por lesões irradiadas da região abdominal ou na coluna lombar.

Em pacientes jovens, de acordo com o ortopedista, a principal causa de dores no quadril é o impacto femoroacetabular, uma doença que provoca lesões nas cartilagens da região. Essa dor também pode ser causada por problemas relacionados a atividades físicas, fraturas de estresse, pubalgia e tendinite.

Já nos pacientes mais idosos, o médico Thiago Fuchs indica duas possíveis causas das dores no quadril: a artrose, que promove um desgaste das articulações, e as tendinites. Nesses casos, também é muito comum a dor ser provocada por lesões irradiadas de outra região do corpo próxima ao quadril. "É sempre importante lembrar que as patologias da coluna lombar são grandes causas de dor na região posterior do quadril", reafirma o especialista.

Nos casos de dores provocadas por problemas na articulação, em especial a artrose e o impacto femoroacetabular, pode haver uma perda da mobilidade da articulação. "Isso afeta a amplitude de movimento, a qualidade da marcha e acarreta sobrecarga das articulações compensatórias, como a coluna lombar e o joelho", alerta Fuchs.

Saiba mais: Exercícios previnem e amenizam deformações da artrite reumatoide

Outras possíveis causas de dor no quadril incluem:

  • Artrite, muitas vezes sentida na parte anterior da coxa ou na virilha
  • Bursite (dor ao levantar de uma cadeira, caminhar, subir escadas e dirigir)
  • Infecção
  • Dor lombar, como a ciática
  • Osteonecrose do quadril
  • Tensão ou torsão
  • Tendinite de esforço repetitivo ou extenuante.

É muito comum que gestantes apresentem dores no quadril, principalmente na região sacroilíaca, próxima à coluna lombar. Estima-se que 70% das grávidas apresentem esse tipo de dor com sensação de peso a partir da 18ª semana, segundo Luciano Curuci, médico ginecologista, acupunturista e Presidente do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP).

"A dor no quadril é causada em gestantes devido à alteração anatômica provocada pelo crescimento do útero com o feto. A gestante muda seu centro de gravidade e, com isso, ocorre uma flexão em rotação passiva do quadril", explica o especialista.

O médico também afirma que a própria dilatação da sínfise púbica, articulação do osso púbico, que ocorre no trabalho de parto, pode causar dores nessa região.

Para aliviar as dores no quadril durante a gravidez sem a utilização de medicamentos, o ideal é iniciar um tratamento conservador, que inclui exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e orientações de postura. Outra alternativa é a acupuntura, como recomenda Luciano.

"A acupuntura é uma grande aliada nesses casos para se evitar o uso excessivo de analgésicos e vem a cada dia sendo mais indicada. Muitos ginecologistas e obstetras já trabalham com médicos acupunturistas em suas clínicas, propiciando um maior conforto às gestantes e diminuindo o sofrimento das dores de quadril e lombares durante o pré-natal", afirma o especialista.

Caso a dor no quadril apareça de forma simples e leve, como um desconforto, algumas manobras de alongamento e trabalho muscular podem aliviar. Porém, se a dor apresentar maior intensidade, persistência e alterar a qualidade de vida do paciente, recomenda-se que um especialista seja consultado para iniciar o tratamento.

"Se você tem esse sintoma, se você lembra da sua articulação constantemente, se o desconforto é persistente, é importante que você procure um especialista. Quanto mais precoce e correto for o diagnóstico, mais fácil e melhor resultado terá o tratamento", reforça o ortopedista.

O primeiro passo para iniciar o tratamento da dor é o diagnóstico através de exames laboratoriais e de imagem. Especialistas que podem diagnosticar uma dor no quadril são:

  • Clínico geral
  • Reumatologista
  • Ortopedista
  • Infectologista.

A dor no quadril pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Na maioria dos casos de problemas inflamatórios ou de tendinite, os pacientes recebem um tratamento conservador com medicamentos anti-inflamatórios, infiltrações e um trabalho de reequilíbrio muscular com um profissional da fisioterapia e/ou educador físico, segundo Thiago Fuchs.

Já para pacientes com lesões como o impacto femoroacetabular ou artrose, o tratamento pode variar de acordo com o grau dos sintomas e do desgaste da articulação. "O tratamento pode ser conservador e funcional, com trabalho muscular e adequação do peso corporal e uso de medicações via oral ou por infiltração. Nos casos mais avançados, o tratamento mais indicado é a artroplastia total do quadril (implante de prótese total do quadril)", detalha Fuchs.

É importante destacar que as orientações do especialista devem ser seguidas à risca. Além disso, evite a automedicação, que pode trazer mais riscos e acabar agravando o problema. Evite interromper o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Exercícios terapêuticos indicados após diagnóstico do quadro do paciente podem trazer benefícios a algumas doenças nos quadris, em especial as dos tendões, músculos e bursas. No entanto, tais ações pedem por acompanhamento de especialista.

Isso porque as atividades físicas devem ser realizadas como parte do tratamento e não de um treinamento, uma vez que o quadril consiste em articulações de carga que sofrem com o impacto dos exercícios, do peso corporal e força de reação do solo.

Saiba mais: Entenda a relação entre dor no quadril e exercícios

Ministério da Saúde

Mayo Clinic

Thiago Fuchs, médico ortopedista especialista em cirurgia do quadril e joelho, CRM 24871/PR.

Luciano Curuci, médico ginecologista, acupunturista especialista em Área de Atuação em Dor e presidente do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP), CRM 94417/SP

O que é bom para tirar a dor no quadril?

O que fazer: aplicar compressas quentes na região lateral do quadril e fazer exercícios de alongamento como deitar no chão e elevar o quadril podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, também é aconselhado consultar um ortopedista, já que pode ser indicado tomar anti-inflamatórios e fazer sessões de fisioterapia.

Como desinflamar o quadril?

Caso seja bursite no quadril, o tratamento inclui anti-inflamatórios e aplicação de compressa de gelo na região para alívio da dor. Vale também diminuir a sobrecarga dos treinos e até pará-los por um tempo. A melhor forma, no entanto, é prevenir.

Qual o remédio caseiro que é bom para dor no quadril?

6 remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações.
Chá de gengibre. ... .
Chá de cúrcuma. ... .
Chá de salgueiro branco. ... .
Chá de alcaçuz. ... .
Chá de unha de gato. ... .
Chá de urtiga..

O que pode causar dor no quadril?

Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.