O que foi o Antigo Regime e quais suas principais características?

Antigo Regime

O Antigo Regime é um nome dado para o período do absolutismo na França entre os séculos XV e XVIII.


O que foi o Antigo Regime e quais suas principais características?

Antigo Regime: poder concentrado nas mãos do rei (retrato do rei Luis XIV da França)

O que foi (definição histórica)

O Antigo Regime pode ser definido como um sistema de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVIII.

Origem da expressão

A expressão “Antigo Regime” foi criada pelos líderes da Revolução Francesa (1789) para se referirem ao período histórico anterior ao processo revolucionário. Esse termo possuía uma forte conotação negativa, pois expressava o absolutismo e suas características econômicas, políticas e sociais.

Para os revolucionários franceses, o novo regime, implantado por eles na França, significava tudo que havia de positivo e bom para a sociedade. Esses novos valores eram a democracia, a justiça social, a participação do povo na política, a liberdade de expressão e os direitos iguais. Tudo o que era oposto a esses valores, e que faziam parte do absolutismo, era tratado como Antigo Regime.

Essa expressão, após a Revolução Francesa, passou a ser usada em outros países da Europa e depois se espalhou pelo mundo. Filósofos, sociólogos e, principalmente historiadores, passaram a usar esse termo para fazer referência ao período histórico europeu (do século XVI ao XVIII) em que existiu, na França e outros países do continente, o sistema absolutista. Até os dias atuais esse termo é utilizado como um conceito histórico.


As principais características do Antigo Regime foram:



- Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os métodos democráticos, impondo sua própria vontade na elaboração e aplicação das leis. Grande parte dos recursos arrecadados com impostos era utilizada para manter os gastos e o luxo da corte.


- Mercantilismo: o estado tinha como objetivos a obtenção de metais precisos (para fabricação de moedas), manutenção da balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, acúmulo de riquezas nas mãos dos reis e ênfase no comércio marítimo.

- O Antigo Regime existiu, principalmente, na França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Império Russo.

- Transmissão hereditária do poder (de pai para filho). Não havia eleição e nenhuma característica da democracia como vivenciamos hoje.

- Privilégios econômicos, sociais, políticos e tributários para os integrantes da nobreza e do clero.

- Repressão, muitas vezes violentas, a qualquer tipo de oposição ao regime monárquico ou ao poder do rei.

- Cobrança de elevados tributos e impostos das classes sociais mais baixas (principalmente dos camponeses).

- Exército forte e controlado pelo rei.

- Ausência total de liberdade de expressão.

- Justiça elaborada e aplicada pelo monarca (o rei representava o sistema judiciário).

- O rei tinha que ser tratado como uma espécie de representante de Deus na Terra.

- O rei influenciava na religião. Ocorreram vários casos de perseguições religiosas, promovidas pelo rei, contra aqueles que não seguiam a religião oficial do reino.

O que foi o Antigo Regime e quais suas principais características?

Bastilha: prisão política usada pelos reis absolutistas franceses e símbolo do Antigo Regime. Foi incendiada pelos revolucionários em 1789, no início da Revolução Francesa.

Curiosidade histórica:

- O processo da Revolução Francesa, iniciado em 1789,  foi o elemento social que deu início ao fim do Antigo Regime na Europa, pois tirou do poder a monarquia absolutista.

- O último monarca do Antigo Regime foi Nicolau II, czar do Império Russo.

O que foi o Antigo Regime e quais suas principais características?

Czar Nicolau II da Rússia: último representante do Antigo Regime na Rússia, que terminou com a revolução de 1917.

Atualizado em 05/12/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Antigo Regime Temas Relacionados
  • • Mercantilismo
  • • Mercantilismo na França e suas características
  • • O Absolutismo e seus aspectos políticos
  • • Reis Absolutistas
  • • Revolução Francesa
Bibliografia Indicada

Fontes de referência do texto:

- VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.

- KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi Frayse. História Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Atual, 1998.

O que foi o Antigo Regime e suas características?

A política do Antigo Regime se caracterizava pelo absolutismo. Esse regime concentrava a autoridade política na figura do rei, apoiando-se na teoria do direito divino, desenvolvida pelo filósofo Jean Bodin. Nesse sistema, o rei centralizava as decisões do executivo, legislativo e judiciário.

Quais eram as características sociais principais do Antigo Regime?

A sociedade do Antigo Regime se dividia em estamentos compreendidos entre clero, nobreza, burguesia e camponeses. O clero e a nobreza eram livres de impostos que recaíam sobre burgueses e camponeses.

Quais são os três características do Antigo Regime?

Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. O Rei representava os interesses da nação, o ideal nacional, o rei concentrava todos o poderes, instituindo leis, exercia a justiça, controlava o pode militar, nomeava ministros e criava impostos .

O que era o Antigo Regime resposta?

Historicamente, o Antigo Regime abrange o período de tempo compreendido entre o século XV – das viagens de expansão marítima - e finais do século XVIII – às revoluções liberais. Politicamente é marcado pelo absolutismo, o poder concentrado no monarca (absolutismo régio e despotismo esclarecido).