O que indica a primeira palavra do nome científico dos seres vivos?

Sistema de atribuição de um nome científico aos seres vivos e aos diferentes grupos taxonómicos em que são incluídos, de acordo com a regras de nomenclatura.
A criação de uma nomenclatura veio uniformizar as designações dadas aos seres vivos, pois cada espécie pode ser conhecida empiricamente por diferentes nomes, consoante o país ou até mesmo a região, criando uma base de denominações reconhecida internacionalmente. A utilização das regras de nomenclatura permitiu uniformizar os nomes das categorias taxonómicas, facilitando a comunicação científica, uma vez que estes nomes passaram a ser os mesmos no mundo inteiro - nomenclatura internacional.
Na criação da nomenclatura internacional são utilizadas regras básicas (na descrição seguinte ter em conta, para uma melhor compreeensão, dois seres vivos, o urso polar - exemplo 1 - e a azinheira - exemplo 2):
- A designação dos taxa é feita em latim. O latim foi escolhido como língua base da nomenclatura essencialmente por duas razões: primeiro, porque se trata de uma língua morta, logo é uma língua que não evolui e o significado das palavras não se altera; segundo, porque já existem muitos taxa com nomes em latim, dado que desde a Idade Média que se atribui nomes em latim aos taxa.
- A designação de espécie é feita num sistema de nomenclatura binominal. Neste sistema, proposto por Lineu, são usadas duas palavras em latim. Uma representa o género a que a espécie pertence, sendo um substantivo escrito com inicial maiúscula.
Exemplo 1: Ursus
Exemplo 2: Quercus
A segunda, corresponde ao restritivo ou epíteto específico, sendo, normalmente um adjetivo que é escrito com inicial minúscula, identificando uma espécie dentro do género a que pertence.
Exemplo 1: Ursus maritimus
Exemplo 2: Quercus ilex
Quando se escreve o nome de uma espécie deve acrescentar-se o nome ou a abreviatura do taxonomista que, pela primeira vez a partir de 1758, atribuiu o nome científico. A data da publicação do nome da espécie também pode ser citada. Neste caso, coloca-se essa informação depois do nome do autor, separada por uma vírgula.
Exemplo 1: Ursus maritimus Phipps, 1774
Exemplo 2: Quercus ilex L.
- A designação de subespécies é feita num sistema trinominal. Ao nome binomial da espécie segue-se o restritivo ou epíteto subespecífico.
Exemplo 1: Ursus maritimus maritimus
Exemplo 2: Quercus ilex rotundifolia
- A designação dos taxa superiores à espécie é uninominal. Portanto, é formada por uma só palavra, um substantivo escrito com inicial maiúscula.
- A denominação do taxon família constrói-se acrescentando uma terminação à raiz do nome de um dos géneros que agrupa. No reino animal acrescenta-se o sufixo idae e no reino das plantas acrescenta-se o sufixo aceae. No entanto, existem algumas exceções a esta regra.
Exemplo 1: Ursidae
Exemplo 2: Fagaceae
- Os nomes genéricos, específicos e subespecífios devem ser escritos num tipo de letra diferente da do texto corrente. De uma forma geral, utiliza-se o itálico e, nos textos manuscritos, sublinham-se estas designações.
Exemplo 1: Ursus maritimus maritimus ou Ursus maritimus maritimus
Exemplo 2: Quercus ilex rotundifolia ou Quercus ilex rotundifolia
A utilização das regras de nomenclatura permitiu uniformizar os nomes das categorias taxonómicas, facilitando a comunicação científica, uma vez que estes nomes passaram a ser os mesmos no mundo inteiro - nomenclatura internacional.

Como referenciar

Porto Editora – nomenclatura na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-01 06:48:16]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$nomenclatura

Artigos

  • epíteto subespecífico

    Designação alternativa de restritivo específico.

  • epíteto específico

    Designação alternativa de restritivo específico.

  • nomenclatura binominal

    Sistema para denominar os organismos que utiliza duas palavras, ambas em latim, que constituem o nom...

  • Idade Média

    Período histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão ...

  • mesofilo

    Tecido vegetal fundamental, localizado entre a epiderme da página superior e inferior das folhas. Es...

  • mesosfera

    Constituindo uma das regiões do globo terrestre, a mesosfera localiza-se entre a base da astenosfera...

  • Mesozoico

    É a segunda das três grandes eras geológicas, compreendida entre -245 e -66,4 milhões de anos; inclu...

  • metabolismo

    Uma simples bactéria é capaz de realizar centenas de transformações químicas diferentes, das quais n...

  • metáfase (mitose)

    Fase da mitose que ocorre entre a prófase e a anáfase, com uma duração mais curta que a prófase. Os ...

  • província metálica

    É o conjunto de todos os jazigos de um determinado metal existentes numa região, independentemente d...

Como referenciar

O que indica a primeira palavra do nome científico dos seres vivos?

Porto Editora – nomenclatura na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-01 06:48:16]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$nomenclatura

O que significa primeira palavra de um nome científico?

São formados por duas palavras (nomenclatura binominal): a primeira palavra indica o gênero e a segunda palavra indica a espécie (epíteto específico). 4. Apenas a primeira letra da primeira palavra é escrita com letra maiúscula.

O que é o nome científico de um ser vivo?

Gênero e espécie. O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

O que indica o primeiro termo?

É obrigatório o uso de dois termos para designar o nome científico de uma espécie; o primeiro termo indica o gênero e o primeiro mais o segundo indicam o nome científico da espécie.

Porque os seres vivos recebem o nome científico?

Os nomes científicos podem vir do nome do cientista que descreveu a espécie, de um nome popular desta, de uma característica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por convenção internacional, o nome do gênero e da espécie é impresso em itálico, grifado ou em negrito, o dos outros táxons não.