O que não pode beber quando faz tatuagem

Fazer uma tatuagem requer alguns cuidados, inclusive na alimentação. Nos dias seguintes ao se tatuar, é preciso saber o que evitar, pois alguns ingredientes podem provocar inflamações, irritações e dificultar a cicatrização da pele.

Assim, os alimentos chamados de “remosos” – ricos em gorduras, óleo, sódio e açúcar – devem ser evitados. 

Alimentos que você deve evitar após fazer uma tatuagem

Doces 

Apesar de deliciosos, doces são ricos em açúcar, que pode desencadear processos inflamatórios no corpo e prejudicar a cicatrização da tatuagem. O mesmo vale para refrigerantes e sucos prontos. 

Leia também: Melhores substitutos para doces

Industrializados e fast food

No caso dos industrializados e de fast food, ambos são lotados de sódio, o que é um problema não apenas após fazer uma tatuagem, mas sempre. Por isso, é melhor evitar esse tipo de alimento a fim de garantir uma melhor cicatrização e evitar inflamações. Em resumo, frituras e alimentos ricos em sódio devem ser evitados, assim como:

Leia mais: Alimentos processados campeões de sódio

Embutidos

Linguiça, presunto, salame, salsicha e companhia também são repletos de sódio e, por isso, é melhor evitá-los.

Leia também: Piores alimentos para a pele

Bebidas alcoólicas 

No organismo, o álcool provoca inflamações e pode ser altamente irritante para o corpo e inclusive para a pele. Portanto, é melhor não consumir bebidas alcoólicas nesse momento. 

6. Comer e beber qualquer coisa está liberado? Não há estudos que comprovem que a alimentação afete a cicatrização da tatuagem. Para garantir, o legal é evitar bebidas alcóolicas e comer de maneira saudável.

Pode beber álcool antes de fazer tatuagem?

O ideal é não fazer ingestão de bebidas alcoólicas, devido às complicações que elas causam no organismo. ... Atrapalha a cicatrização: o álcool piora a recuperação da pele e a fixação da tinta, então beber antes ou depois de tatuar aumenta significativamente o tempo de cicatrização da pele, podendo levar a inflamações.

Quando faz piercing pode beber?

Quanto mais saudável for a sua alimentação, melhor e mais rápida será a cicatrização. Principalmente se o piercing for na boca ou língua, o ideal é evitar beber álcool até que esteja completamente cicatrizado.

Pode fazer tatuagem no período menstrual?

Afinal, pode ou não pode fazer tatuagem menstruada? ... Ou seja, nenhum desses perigos tem a ver com o período menstrual. O único ponto sobre fazer tatuagem estando menstruada é que, durante a menstruação, algumas mulheres ficam mais sensíveis à dor e, por isso, o procedimento pode ser um pouco mais doloroso.

Você gosta de beber para relaxar e festar com os amigos? Nós também! Mas existem algumas razões que nos levam a crer que não é uma boa ideia beber nem antes e nem depois de se fazer uma tatuagem. Nesse artigo, você vai entender os porquês disso. Vamos lá?!

O que não pode beber quando faz tatuagem

Conteúdo

Porque não beber antes?

A recomendação é que não se ingira bebidas alcoólicas um dia antes do procedimento. Todavia, algumas pessoas indicam até 48 horas de jejum de álcool (dois dias, no caso). Eis os problemas que bebidas alcoólicas podem causar se consumidas antes do procedimento:

  • O álcool afina o sangue: a ciência já provou este fato. O consumo de bebidas alcoólicas tem um efeito muito semelhante ao dos anticoagulantes. O afinamento depende da quantidade de bebida consumida. Porém, em pequenas quantidades já o suficiente para afinar o seu sangue. E porque diabos é ruim ter sangue fino ao tatuar? O afinamento intensifica o sangramento, o que dificulta a visibilidade do tatuador, podendo prejudicar o resultado final. As manchas de tinta já atrapalham o tatuador. Se somadas ao excesso de sangue, a bagunça está feita! Outro problema é que o excesso de sangue pode se misturar com a tinta da tatuagem, tornando a sua tatuagem desbotada. Não queremos isso, certo?!
  • Ressaca moral: você e eu já fizemos besteiras nas quais nos arrependemos, quando alcoolizados. Correto? O juízo de valor é afetado intensamente pela presença de álcool no organismo (a chamada ebriedade). Por conta disso, você pode entrar no estúdio com o seu julgamento prejudicado. Tatuagens são marcas definitivas e você não que deliberar sobre elas sem a sã consciência. Correto? Você tem um conjunto de decisões a tomar: que desenho tatuar, qual região do corpo escolher, etc. Esteja 100% são nesse momento. Outro fato é que você vai receber um conjunto de instruções e precisa estar alerta a elas;
  • Recusa: boa parte dos estúdios (sérios) vão recusar te tatuar caso você esteja bêbado. Isso se dá porque você não pode assinar conscientemente o termo de consentimento ao estar nesse estado. E também é complicado para a reputação do estúdio realizar um procedimento com um cliente neste estado. Por fim, a ebriedade pode dificultar em muito o trabalho do tatuador, não só pela diluição do sangue dita acima, como também torná-lo inquieto e irritado no momento do procedimento.
  • Ressaca: beber antes de fazer uma tattoo pode gerar a ressaca física, que é um conjunto de sintomas que podem te deixar desconfortável durante o dia. Dor de cabeça, fadiga e outros colaterais póstumos do consumo de álcool podem não ser uma boa no grande dia.

Como você pode ver, os efeitos de ingerir bebidas alcoólicas antes e no dia do procedimento podem atrapalhar fortemente o resultado. O ideal é você ir realizar o procedimento bem descansado, bem alimentado e com o organismo livre de álcool.

Algumas pessoas apelam ao uso de bebidas alcoólicas na tentativa de amenizar a dor sentida pela agulha. Isso pode funcionar para muitas pessoas. Mas, para outras, podem tornar o processo ainda mais doloroso. Enfim, não vale a pena.

Se o seu problema é com a dor, existem já cremes e sprays que aliviam e atenuam a dor causada pelas agulhas. Tais cremes, pomadas e sprays não causam os colaterais do álcool e são seguros para serem utilizados. Você apenas deve evitar comprimidos e medicamentos anestésicos, dado que estes também podem diluir o seu sangue, complicando todo o procedimento.

O que não pode beber quando faz tatuagem

Porque não beber depois?

Você terminou sua tatuagem. Ficou show de bola. Agora você quer sair com os amigos e comemorar a nova marca colorida que você registrou na sua pele. Tudo bem, você deve mesmo comemorar. Mas sem ingerir bebidas alcoólicas. Após terminar o procedimento, se inicia o processo de cicatrização. Nas primeiras 48 horas de cicatrização, você vai notar que um corrimento constante de sangue. Se você consumir álcool neste período, o sangue vai se diluir e o corrimento vai ser maior do que o natural.

Esse corrimento anormal não só vai sujar suas roupas do corpo e roupas de cama, como pode gerar outros problemas mais graves. O primeiro deles é dificultar a cicatrização, o que pode acabar em uma infecção – não queremos uma infecção, correto?!

O que não pode beber quando faz tatuagem

Outro problema é que o álcool pode atrapalhar a qualidade do seu sono. Uma noite bem dormida é fundamental para um início saudável do processo de cicatrização. A pele exige descanso para cicatrizar. Os três primeiros dias da cicatrização são críticos e exigem cuidados redobrados.

Creio que você já tem motivos o suficiente para evitar o álcool antes e depois de fazer uma tatuagem. Correto?

Seus amigos também estão gostando:

Posso Passar Vaselina em Minha Nova Tatuagem? Descubra!

O que devo passar na minha tatuagem para hidratar? [Hidratação]

O que não pode beber quando faz tatuagem

Lory Aguiar

Olá, é um prazer tê-lo aqui! Meu nome é Lory Aguiar. Sou administradora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por tatuagens.

O que não deve beber quando faz tatuagem?

Pode beber depois de fazer tatuagem as bebidas que não tiverem álcool, como sucos, refrigerantes e até mesmo milkshakes. Porém, é fundamental que você fique atento a quantidade de açúcares, porque o açúcar também atrapalha a cicatrização do corpo.

O que pode beber quando faz tatuagem?

Apesar do álcool causar uma inflamação no organismo, não há problemas em fazer tatuagem e consumir bebida alcoólica moderadamente, desde que você não abuse.

O que não pode comer e nem beber quando faz tatuagem?

Alimentos que você não pode comer quando fizer uma tatuagem.
Sucos industrializados, refrigerantes e bebida alcoólica;.
Macarrão instantâneo;.
Caldo de carne em cubo;.
Comida pronta congelada;.
Sorvete;.
Barras de cereais;.
Chocolates e doces;.
Bolos e massas prontas de bolos;.

Pode tomar refrigerante depois de fazer uma tatuagem?

Apesar de deliciosos, doces são ricos em açúcar, que pode desencadear processos inflamatórios no corpo e prejudicar a cicatrização da tatuagem. O mesmo vale para refrigerantes e sucos prontos.