O que o descarte incorreto pode causar?

O que o descarte incorreto pode causar?

A sociedade utiliza uma série de utensílios e objetos no seu dia a dia que devem passar por um processo de produção cuidadoso para que as substâncias manuseadas não contaminem o meio ambiente. No entanto, esta é uma realidade ainda distante. Muitas empresas costumam descartar de modo incorreto os resíduos industriais, o que causa diversos danos para a saúde humana e os recursos naturais. Conheça as principais causas e consequências da adoção dessa conduta por parte das organizações neste post da AmbScience.

O que são os resíduos industriais?

Como o próprio nome já diz, os resíduos industriais são provenientes do processo de fabricação de produtos de indústrias de variados setores como o metalúrgico, petroquímico, mineração, papelaria, químico, alimentício, entre outros. Conforme é possível observar somente com esta pequena lista, há uma imensa quantidade de substâncias que estão envolvidas na produção de itens que utilizamos em nosso cotidiano, mas que em contato com a natureza prejudicam gravemente o meio ambiente. Alguns exemplos são: lodo, óleos, resíduos ácidos ou alcalinos, petróleo, madeira, vidro, plástico e metais pesados.

Tendo em vista as características destes materiais citados, dentre muitos outros, os resíduos industriais devem passar por um tratamento antes de serem descartados e entrarem em contato com o ecossistema local. Entretanto, muitas empresas continuam a não fazer uma gestão eficiente dos seus resíduos e contribuem para a destruição do meio ambiente.

Homem e natureza sofrem com o descarte incorreto de resíduos industriais

Se já é sabido que o descarte irregular de resíduos industriais provoca muitos impactos negativos para o meio ambiente e a saúde humana, por que as empresas não fazem os procedimentos corretos para lidar com esta questão? Entre as principais causas estão o temor por parte das organizações que o descarte correto de resíduos industriais gere mais custos, a fiscalização ineficiente por parte dos órgãos ambientais, a ausência de uma rede de saneamento básico abrangente e eficaz, etc.

Infelizmente, a população e o meio ambiente acabam sendo penalizados em função da conduta incorreta de empresas em relação ao descarte dos resíduos industriais. O contato de substâncias tóxicas com o solo, por exemplo, pode alterar as características físico-químicas dele, contribuir para a disseminação de doenças, prejudicar a fauna e flora locais e reduzir a produção de agrícola.

Já o lançamento de resíduos industriais não tratados em corpos d’água pode provocar a mortalidade de peixes e plantas, diminuir a quantidade de oxigênio na água, alterar a temperatura, causar a proliferação excessiva de algas, o que acaba por desequilibrar o ecossistema aquático, além de poder adentrar sistemas de tratamento para abastecimento público. A poluição por resíduos industriais ainda pode se dar na atmosfera com a liberação de gases tóxicos, partículas industriais, etc.

Por consequência, a saúde da população também é afetada devido à contaminação provocada pelo contato com os resíduos industriais. Os indivíduos podem sofrer com: tumores diversos, doenças hepáticas, rinites, alterações neurológicas, câncer, enfisema, entre outras doenças.

Cabe destacar que o descarte correto de resíduos industriais é uma obrigação prevista na legislação através da Política Nacional de Resíduos Sólidos!

Tornar a empresa uma parceira do meio ambiente e melhorar a sua imagem perante o mercado demandam o descarte correto de resíduos industriais. Por isso, a AmbScience criou a solução com o melhor custo-benefício para a sua organização. Uma referência na área de engenharia ambiental, nós somos especialistas em tratamento de água para uso industrial (reuso e reciclo) e tratamento de efluentes sanitários e industriais. Avaliamos processos industriais, projeto e dimensionamento de Estações de Tratamento para atendimento às legislações. Entre em contato conosco!

O que o descarte incorreto pode causar?

Escrito por IAS em 18 Mai 2020 Postado em Blog.

Todos os anos no Brasil são geradas mais de 79 milhões de toneladas de lixo. Desse total, acredita-se que 30% poderia ser reciclado, mas apenas 3% de fato passa pelo processo.

E como são descartados os objetos que utilizamos no dia a dia mas que não podem ir para o lixo comum?

Óleo de cozinha, eletrônicos, remédios e materiais de construção, por exemplo, não devem ser descartados no mesmo lugar que embalagens e lixo orgânico.

Confira os problemas causados por essa prática e como descartar esses materiais da maneira correta:  

DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

O que o descarte incorreto pode causar?

Todos os anos a população brasileira gera 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico e esse número tende a aumentar. Substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e berílio estão presentes nos materiais eletrônicos e, se estes não forem descartados corretamente podem contaminar o ambiente, causando problemas graves de saúde pública.

Para descartar o celular antigo que você não usa mais, por exemplo, procure no manual do produto ou na internet empresas que aceitam esse tipo de material. Assim, ele vai ser desmontado e as diferentes peças podem ser reutilizadas ou recicladas. Estima-se que 90% do lixo eletrônico comum possa ser reaproveitado de alguma forma.

DESCARTE DE ENTULHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O que o descarte incorreto pode causar?

O descarte incorreto de entulho pode causar enchentes e criar vetor de doenças, além de contribuir para a lotação de aterros. Mesmo com todos esses problemas, mais de 80% dos municípios brasileiros não tratam de forma adequada o entulho gerado pela construção civil.

Mas então como descartar esses resíduos de forma adequada?

O entulho deve ser reciclado ou reutilizado. Para que isso aconteça, o ideal é entrar em contato com a prefeitura e perguntar quais empresas realizam a coleta desses materiais na sua cidade.

DESCARTE DE ÓLEO

O que o descarte incorreto pode causar?

1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso acontece porque suas substâncias não se dissolvem em água e, quando despejadas nos cursos d’ água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. 

O óleo, que dificilmente se decompõe, pode contaminar ainda o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos. No entanto, existe uma boa solução para esse problema: a reciclagem.

Você pode acumular o que sobrou em garrafas pet e levar aos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material. O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos.

DESCARTE DE REMÉDIOS

O que o descarte incorreto pode causar?

Hoje temos acesso facilitado a diversos medicamentos e com isso acabamos com uma quantidade maior do que precisamos em casa. Então o que fazer quando a data de validade expira? Descartá-los no vaso sanitário ou no lixo comum não é a saída. 

Cada quilograma de medicamento descartado incorretamente pode acabar contaminando até 450 mil litros de água, causando um grave problema ambiental e de saúde pública.

Diversas redes de farmácia contam com pontos de coleta de remédios que não serão utilizados, para que possam ter o destino adequado.

Você já fazia o descarte correto de todos os itens que citamos aqui? São as pequenas ações diárias que salvam o planeta. Continue aprendendo sobre água e meio ambiente em outros posts do blog ou então conheça o Professor Água!

ÁGUA SUSTENTÁVEL: PORQUE O MUNDO PRECISA DE ÁGUA!

contaminação, remédios, resíduos

Quais impactos causam o descarte incorreto?

contaminação dos rios e mares; formação de ilhas de lixo; destruição da flora e fauna aquática; proliferação de doenças, como a dengue.

O que pode acontecer com o descarte incorreto de lixo?

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

Quais os impactos do descarte de resíduos no meio ambiente?

Os resíduos sólidos sendo mal geridos causam poluição visual, poluição do solo, do ar e do lençol freático. Além disso, prejudica a saúde da população. Também, para as empresas que fazem uma gestão inadequada há o risco de sofrerem penalidades, por exemplo, multas ou paralisação de suas atividades.

Quais são os problemas que o lixo pode causar?

Como visto, o lixo acumulado atrai micro-organismos e animais vetores de doenças, aumentando as chances de adoecimento por leptospirose, cólera, disenteria, febre tifoide, cisticercose, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose e tracoma.