O que os jovens devem fazer para se destacar no mercado de trabalho?

Nos últimos anos, o desemprego tornou-se um problema global enfrentado pelos jovens no mercado de trabalho.  

Embora muitos jovens obtenham uma educação universitária e até mesmo um diploma avançado, eles lutam para encontrar empregos em seus setores escolhidos. 

Há muitas razões para o aumento do desemprego, incluindo a falta de emprego e uma população crescente somado as crises que surgiram. 

Por exemplo, organizações tanto do governo quanto do setor privado estão iniciando programas para tentar corrigir esse problema e executar uma série de programas para apoiar os jovens no desenvolvimento de habilidades de empregabilidade. 

Para os jovens de hoje, é mais importante do que nunca que eles estejam bem equipados para entrar no mercado de trabalho.  

Apesar de serem educados, muitos não têm as habilidades necessárias para conseguir os empregos que desejam. Abaixo, listamos 9 habilidades que os jovens precisam para ajudá-los a conseguir os empregos que desejam. Confira! 

  • 1. Alfabetização Digital
  • 2. Habilidades de resolução de problemas
  • 3. Cidadania Global
  • 4. Empreendedorismo Juvenil
  • 5. Curiosidade e amor pelo aprendizado
  • 6. Habilidades de Comunicação
  • 7. Adaptabilidade e Flexibilidade Cognitiva
  • 8. Analisando as Informações
  • 9. Autoconhecimento e Inteligência Emocional

1. Alfabetização Digital

No mundo digitalmente avançado de hoje, quase todas as carreiras envolvem o uso de algum tipo de tecnologia. 

Quanto mais uma pessoa souber sobre tecnologia, mais atraente ela será para um entrevistador.  

A alfabetização digital envolve familiarizar os jovens com uma variedade de tecnologias, para que possam aprender facilmente a usar qualquer programa ou dispositivo.  

À medida que os jovens estão se preparando para o mercado de trabalho, eles devem aumentar continuamente seus conhecimentos sobre tecnologias, pois isso ajudará os futuros empregadores a vê-los como facilmente treináveis. 

2. Habilidades de resolução de problemas

Talvez a habilidade mais importante que os jovens possam desenvolver antes de entrar no mercado de trabalho seja a capacidade de resolução de problemas. 

Muitos sistemas educacionais não ensinam essas habilidades, pois optaram por se concentrar no aprendizado mecânico.  

Os jovens no mercado de trabalho precisam de ampla prática para receber experiências autênticas e abertas na resolução de uma gama de problemas.  

Os trabalhos de hoje não são mais mecânicos; os trabalhadores precisam ser capazes de se adaptar a todos os tipos de problemas que possam surgir. 

Habilidades de pensamento crítico são uma obrigação e um dos principais ativos que os empregadores procuram em novas contratações. 

3. Cidadania Global

Por causa da tecnologia avançada, nosso mundo agora é menor do que nunca. 

Enquanto no passado os funcionários lidavam apenas com pessoas de sua região, os jovens agora trabalham com pessoas de todo o mundo.  

Os jovens precisam ser bem versados ​​em cidadania global, com apreciação e compreensão de outras culturas.  

Embora saber mais de um idioma seja um grande trunfo, apenas ser capaz de se comunicar e se relacionar com pessoas de outras culturas pode tornar um jovem valioso em uma indústria. 

Os jovens desenvolvem a cidadania global por meio de viagens e da conexão com pessoas de diversas culturas. 

4. Empreendedorismo Juvenil

Embora nem todos os jovens entrem no mundo dos negócios, todos os jovens no mercado de trabalho precisam de um senso de empreendedorismo para ter sucesso na força de trabalho de hoje. 

Isso significa que os jovens precisam ser motivados em seus trabalhos. As empresas querem trabalhadores que tenham atitudes inovadoras e que possam iniciar mudanças e ideias por conta própria.  

Espera-se agora que os jovens façam mais do que apenas uma lista de deveres. Os empregadores estão à procura de novos contratados que farão a diferença em sua empresa. 

5. Curiosidade e amor pelo aprendizado

Uma das habilidades mais importantes necessárias para futuros empregos é a curiosidade e o amor pelo aprendizado. Nosso futuro é indefinido, então não há limite para o que os trabalhadores no futuro podem precisar aprender. 

Os jovens precisam manter a curiosidade e o amor pelo aprendizado que possuíam quando crianças. Essas características se traduzem perfeitamente no ambiente de trabalho moderno.  

Os jovens no mercado de trabalho devem estar constantemente buscando conhecimento e aprendendo coisas novas. Quanto mais os jovens souberem, mais completos serão. 

Os empregadores estão à procura de indivíduos completos em seu local de trabalho e alguém que gosta de aprender é sempre um trunfo para uma empresa. 

6. Habilidades de Comunicação

As habilidades de comunicação talvez sejam secundárias em importância às habilidades de resolução de problemas quando se trata de habilidades necessárias para empregos no futuro. 

Não importa quão grandes sejam as intenções ou ideias de uma pessoa, se ela não puder se comunicar de forma eficaz, muitas outras habilidades não terão grande importância.  

Os jovens precisam ser eficazes em transmitir suas ideias tanto por escrito quanto por falar. Muitos empregadores listam habilidades de escrita e fala entre as principais características que procuram em novas contratações. 

Os jovens no mercado de trabalho devem praticar a escrita e a fala até se sentirem à vontade para se comunicar no local de trabalho. 

7. Adaptabilidade e Flexibilidade Cognitiva

Duas habilidades altamente importantes para empregos futuros são a adaptabilidade e a flexibilidade cognitiva. 

A força de trabalho moderna está em constante mudança e ninguém sabe ao certo como serão as indústrias nas próximas décadas.  

Para que os jovens tenham sucesso, eles precisam ser capazes de se adaptar facilmente às mudanças.  

Muitas empresas estão sempre mudando a maneira como fazem as coisas e precisam de trabalhadores que possam se adaptar e acompanhar as mudanças. 

Os jovens também precisam ter flexibilidade cognitiva. Isso significa que eles precisam ser capazes de mudar seu pensamento tão rapidamente quanto novos problemas e situações surgem.  

Nesse sentido, devem ser capazes de olhar para uma situação de muitos ângulos e formular o melhor plano de ação. 

8. Analisando as Informações

Com a ampla disponibilidade de tecnologia, os jovens têm uma riqueza de conhecimento ao seu alcance. 

Hoje, não se trata mais do que uma pessoa sabe, mas do que uma pessoa pode descobrir.  

Assim, os jovens não precisam necessariamente de uma cabeça cheia de conhecimento, mas precisam de habilidades para acessar qualquer informação que possam precisar para resolver um problema. 

Os jovens no mercado de trabalho não só precisam saber como acessar a informação, mas também precisam ser capazes de avaliar e analisar a informação.  

Além disso, precisam ser capazes de filtrar e julgar as informações para encontrar o que é relevante para sua situação.  

De modo geral, serão capazes de analisar as informações para determinar o que elas realmente significam e como podem ser usadas. 

9. Autoconhecimento e Inteligência Emocional

Uma das habilidades mais importantes necessárias na força de trabalho do futuro é o autoconhecimento. 

Os jovens precisam se conhecer bem o suficiente para compreender seus pontos fortes e fracos. Quando um trabalhador entende a si mesmo, ele pode fazer ajustes onde for necessário e ter o melhor desempenho possível.  

Os jovens que se conhecem não só sabem como abordar e resolver problemas, mas também são mais capazes de trabalhar com os outros. 

Além do autoconhecimento, os jovens trabalhadores também precisam ser capazes de compreender os outros por meio da inteligência emocional.  

Isso permitirá que eles façam conexões com seus colegas de trabalho, superiores e qualquer pessoa associada à sua empresa. Fazer conexões fortes é essencial em qualquer setor.  

Os empregadores querem novos trabalhadores que possam formar esses vínculos para promover a empresa e trabalhar bem com os outros. 

Agora que você já conhece as principais dicas para jovens no mercado de trabalho, compartilhe esse artigo com seus amigos agora mesmo! 

Como o jovem pode se destacar no mercado de trabalho?

Então confira a seguir uma lista com alguns comportamentos para se tornar um excelente profissional e ações úteis para você se destacar no mercado de trabalho..
Faça muito networking. ... .
Estude sempre. ... .
Estabeleça metas. ... .
Mostre iniciativa e proatividade. ... .
Mantenha um portfólio atualizado. ... .
Esteja sempre atento. ... .
Saiba se comunicar..

Como melhorar o mercado de trabalho para os jovens?

Disponibilidade de vagas de emprego Essa alta procura por algumas profissões específicas pode fazer com que as vagas disponíveis para determinada área acabem sendo mais concorridas. Sendo assim, pesquisar profissões que estejam aquecidas no mercado de trabalho é uma excelente ideia para facilitar a escolha dos jovens.

O que os jovens devem fazer para facilitar a entrada no mercado de trabalho?

O jovem deve procurar obter uma boa formação para facilitar sua entrada no mercado de trabalho e para construir uma carreira de sucesso. Ademais, a qualificação profissional abre inúmeras portas. Pode-se fazer uma faculdade, pós-graduação, cursos técnicos, assistir a palestras, workshops, entre outros.

Quais são as 5 dicas para os jovens para o mercado de trabalho?

5 dicas para quem quer ingressar no mercado de trabalho.
Tenha vontade de trabalhar e ganhar o seu dinheiro. ... .
Tenha uma boa experiência de estágio. ... .
Fique ligado no que o mercado está procurando. ... .
Continue estudando, mesmo depois de concluir a faculdade. ... .
Invista em outro idioma além do português..