O que podemos usar para eliminar o álcool do corpo?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
O que podemos usar para eliminar o álcool do corpo?

Estratégia auxilia o fígado a eliminar excesso de bebidas alcoólicas em pacientes com intoxicação grave (Foto: Jerry Zhang/Unsplash)

Por volta de 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo de álcool, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O etanol afeta desde a função cerebral e a circulação e até o crescimento das unhas. Quando um certo nível de concentração de álcool no sangue é atingido, a intoxicação pode causar danos a órgãos e levar à morte.

Por isso, um grupo de especialistas da Rede Universitária de Saúde, do Canadá, desenvolveu um novo método eficaz para tratar a intoxicação por ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica. O estudo foi publicado na Scientific Reports nesta quinta-feira (12).

 Atualmente, os métodos existentes para tratar a intoxicação por álcool consistem na diálise (na qual o sangue é filtrado); no uso de oxigênio, fluidos intravenosos e assistência respiratória; e no tratamento de possíveis problemas cardíacos. Agora, os pesquisadores apresentaram um novo método simples e eficaz no tratamento para intoxicação alcoólica grave.

O método consiste em fazer com que os pulmões expirem o álcool. A equipe descobriu que, de fato, a hiperventilação eliminou o álcool três vezes mais rápido do que apenas pelo fígado. "Mas você não pode simplesmente hiperventilar, porque em um ou dois minutos você ficaria tonto e desmaiaria", explica, em nota, Joseph Fisher, anestesiologista e líder do estudo.

Por isso, o médico e sua equipe usaram um aparelho que permite ao paciente hiperventilar enquanto devolve a quantidade de dióxido de carbono necessária ao corpo para mantê-lo em níveis normais no sangue. O equipamento é pequeno e usa um sistema de válvula, alguns tubos de conexão, uma máscara e um pequeno tanque com dióxido de carbono comprimido.

“É um dispositivo muito básico e de baixa tecnologia que poderia ser feito em qualquer lugar do mundo: nem eletrônicos, nem computadores ou filtros são necessários. É quase inexplicável por que não tentamos isso décadas atrás”, diz Fisher.

Se o álcool é absorvido muito rapidamente pelo organismo, o nível de álcool no sangue atinge seu máximo, em média, em 30 minutos com o estômago vazio e em uma hora durante uma refeição. Por outro lado, o organismo precisa de muito mais tempo para eliminar substâncias alcoólicas de uma vez.

Como nosso corpo absorve o álcool?

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o álcool passa para o sangue antes de ser gradualmente eliminado pelo fígado.

Linha Widmark e substâncias alcoólicas pelo fígado

O nível de álcool no sangue diminui de 0,1 g para 0,15 g por hora, de acordo com um ritmo definido pela “linha Widmark”. Entretanto, o limite dessa linha varia muito de individuo para individuo. Por isso ouvimos que “fulano é fraco para bebida”.

Por fenômenos sucessivos, o fígado transforma o álcool em acetaldeído e depois em acetato. Em seguida, entra no ciclo de energia e é finalmente transformado em água e dióxido de carbono.

Para calcular se o álcool já foi absorvido e, por exemplo, saber quando você pode voltar a dirigir, é preciso começar a contar a partir do momento em que o nível máximo de álcool no sangue for atingido (30 minutos após a absorção, se estiver em jejum, 1 hora se estiver bebendo durante uma refeição) e não a partir do momento em que a última bebida foi ingerida.

No entanto, o melhor é pedir para outra pessoa dirigir ou chamar um táxi, pois a conta pode ser mais complexa. Isso porque a eliminação e absorção da bebida depende de cada pessoa e de como o organismo consegue metabolizar o álcool.

Aproximadamente 90% da substância é absorvida na primeira hora, mas a eliminação total pode demorar até 12 horas. Contudo, outros fatores determinam a velocidade da absorção, como a quantidade de álcool ingerida, o peso da pessoa, o sexo e capacidade do metabolismo de cada um. 

O que podemos usar para eliminar o álcool do corpo?
Imagem: G1

Sem receitas milagrosas

Nenhuma receita milagrosa pode acelerar a eliminação do álcool. Não é adianta engolir café forte puro ou beber vários copos de água de uma só vez. Exercícios físicos também não adiantam, apenas fará com que você perca água e não diminua o nível de álcool no sangue, pois apenas uma pequena parte do álcool ingerido evapora através da transpiração. O único remédio é o tempo.

Como eliminar o álcool do corpo rapidamente?

Confira 7 dicas para se desintoxicar:.
Beber muita água: manter a hidratação do corpo é crucial para o bem-estar..
Beber isotônico: ajudam a repor eletrólitos, sódio e potássio do corpo..
Comer frutas, verduras e legumes: recuperam os sais minerais e vitaminas corpo, melhorando a função metabólica..

Qual a única forma de eliminar o álcool do organismo?

Por isso, é importante estar hidratado quando beber (um copo de água para cada um de álcool) e ingerir muito líquido também no dia seguinte. Isso ajuda a eliminar pela urina as toxinas que restam no corpo. O fígado tem uma reserva de glicose que funciona como uma espécie de tanque de energia alternativa.

O que elimina o álcool?

Cerca de 10% do álcool ingerido é excretado pelos rins enquanto apenas 1% é eliminado pela evaporação, ou seja, pela respiração, o suor e as lágrimas. O resto se elimina graças ao metabolismo do fígado. Um fígado que funciona adequadamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml de álcool por hora.

O que comer para passar o efeito do álcool?

Aspargo. Segundo estudos, o aspargo contém substâncias que revertem o efeito do álcool nas células humanas. ... .
Cafeína. Pesquisas com ratos de laboratório mostraram que uma substância chamada adenosina é a responsável pela dor de cabeça da ressaca. ... .
Cacto. ... .
Sanduíche de bacon. ... .
Suco de laranja. ... .