O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Pcnem?

Autores

  • Julio Cesar Torres CUML – Centro Universitário Moura Lacerda/Ribeirão Preto - SP
  • Alessandra David Moreira da Costa CUML – Centro Universitário Moura Lacerda/Ribeirão Preto - SP

Palavras-chave:

Mundo do trabalho, Currículo, Contextualização,

Resumo

O artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o debate das metamorfoses no mundo do trabalho e as implicações decorrentes da contextualização como eixo de organização curricular do ensino médio brasileiro. O paradigma contemporâneo, de profundas transformações estruturais no modo de produção, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada, traz a necessidade de repensarmos as bases teóricas que fundamentam a interpretação da vida social. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) é reforçada a noção de que educar é para a vida, com forte ênfase na formação para o mundo produtivo, estimulando a Escola à reflexão e à discussão dos impactos dessas transformações na formação dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

TORRES, J. C.; COSTA, A. D. M. da. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e a contextualização do mundo do trabalho. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 12, n. 23, 2007. Disponível em: //periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/506. Acesso em: 24 dez. 2022.

Licença


À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.

Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.

A Estudos de Socilogia utiliza a licença //creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.

Alternar o índice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parâmetros curriculares nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação no Brasil. São separados por disciplina.[1] Além da rede pública, a rede privada de ensino também adota os parâmetros, porém sem caráter obrigatório.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio foram instituídos como Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio por meio da Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998,[2] que foi precedida por debates com setores organizados da sociedade civil e por formulações de consultores e especialistas na área educacional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lei de Bases do Sistema Educativo (Portugal)
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Educação Infantil - Ministério da Educação (Wayback Machine)
  • Ministério da Educação
  • Parâmetros Curriculares Nacionais (Wayback Machine)
    • Parâmetros Curriculares Nacionais para as 1ª a 4ª Séries (Wayback Machine)
    • Parâmetros Curriculares Nacionais para as 5ª a 8ª Séries (Wayback Machine)
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Wayback Machine)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Horta, J. S. B. A concepção de diretrizes e bases na história da educação brasileira. In: Cury, C. R. J.; Brito, V. L. A.; Horta, J. S. B. (1997). Medo à liberdade e compromisso democrático: Lei de Diretrizes e Bases e Plano Nacional de Educação. São Paulo: Editora do Brasil
  • Gentili, Pablo. Adeus à escola pública. A desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em Educação. Petrópolis: Vozes. 2000
  • E. B. Sposito, Maria. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia: pontos e ontrapontos para uma análise. In: F. A. Carlos, Ana; U. de Oliveira, Ariovaldo (1999). Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto

Referências

  1. «Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais» (PDF). Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto. 1997. Consultado em 22 de março de 2020
  2. «Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Bases Legais» (PDF). Ministério da Educação. 2000. Consultado em 22 de março de 2020

Quais são os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN?

Os PCN estão divididos a fim de facilitar o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico. São seis volumes que apresentam as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física.

O que é o parâmetro curricular nacional?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor.

Qual a função dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs na educação?

Conjunto de textos, cada um sobre uma área de ensino, que serve para nortear a elaboração dos currículos escolares em todo o país.

Qual é a diferença básica entre os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN e as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN )?

As DCNs se diferem dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Enquanto as DCNs são leis, dando as metas e objetivos a serem buscados em cada curso, os PCNs são apenas referências curriculares, não leis.

Toplist

Última postagem

Tag