O que se entende por Revolução Copernicana de Kant?

1527 palavras 7 páginas

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH
HG 401 – História da Filosofia Moderna I
Prof. Enéias Junior Forlin
Aluna: Milena Machado Jesus

Primeira Avaliação

1) Explique o significado da “revolução copernicana” em Kant. No que ela se inspira? Qual seu estatuto inicial? Em que precisamente ela consiste? Descreva detalhadamente a sua operação. Quais as conseqüências que essa operação produz para a metafísica, mencionadas resumidamente por Kant no prefácio?

A Revolução Copernicana em Kant é a percepção, inicialmente hipotética, de que “a razão não compreende senão aquilo que ela mesma produz segundo um projeto seu”[1], ou seja, a percepção de que a razão conforma ativamente as impressões sensíveis de acordo com regras próprias e que, portanto, “não conhecemos a priori nas coisas, senão aquilo que nós mesmos colocamos nelas”[2], ou seja, só podemos conhecer a priori as regras com as quais a razão estrutura o conhecimento. A inspiração para tal mudança vem das ciências que encontraram “o caminho seguro”[3], nomeadamente a física e a matemática. Kant vê que, ao contrário destas, a metafísica não encontrou tal caminho, pois seus diversos colaboradores não concordam entre si em seus métodos, se corrigem o tempo todo e pouco progridem, trabalham com conceitos vazios sem correspondência na intuição e, por isso, acabam se engendrando em contradições. Kant identifica que ciências, apesar de já terem passado por momento semelhante em sua história, conseguiram abandonar esse “andar tateante” por conta de uma revolução do método, que, em última análise, nada mais é do que a idéia que na experiência o objeto se adequa à razão e não o contrário. Afinal, é isto um experimento científico: forçar a natureza a responder suas perguntas, a partir de leis ou parâmetros que se assume de antemão. Assim, Kant procura aplicar tal método a metafísica e, para tanto, propõe um experimento análogo ao de Copérnico.


Relacionados

  • VIDA E OBRA DE IMMANUEL KANT A REVOLUÇÃO COPERNICANA - ABNT

    2239 palavras | 9 páginas

    VIDA E OBRA DE IMMANUEL KANT A REVOLUÇÃO COPERNICANA CARAPICUÍBA 2014 VIDA E OBRA DE IMMANUEL KANT A REVOLUÇÃO COPERNICANA Trabalho de final de ano apresentado para avaliação do 4º Bimestre do 2º ano do Ensino Médio. Orientador : Prof. SUMÁRIO INTRODUÇÃO ................................................................................................. 05 1 VIDA E OBRA DE IMMANUEL KANT............................….

  • A CRÍTICA DE HUME À CAUSALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA “REVOLUÇÃO COPERNICANA” DE KANT

    1420 palavras | 6 páginas

    LEANDRO DA SILVA FARIAS A CRÍTICA DE HUME À CAUSALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA “REVOLUÇÃO COPERNICANA” DE KANT UNICASTELO SÃO PAULO 2013 LEANDRO DA SILVA FARIAS A CRÍTICA DE HUME À CAUSALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA “REVOLUÇÃO COPERNICANA” DE KANT Trabalho desenvolvido durante o curso de pós graduação latu-sensu de filosofia da linguagem na filosofia contemporânea, como parte da avaliação referente à disciplina origens da filosofia contemporânea, da universidade Camilo Castelo….

  • Revolucao Copernicana

    1503 palavras | 7 páginas

    A revolução copernicana Vamos nos deter no que Kant chama de a "revolução copernicana em Filosofia”, que seria, a exemplo da "revolução copernicana", onde Copérnico troca o sistema geocêntrico anteriormente aceito, desde Aristóteles e Ptolomeu (onde a Terra seria o centro do Universo e tudo o mais giraria em seu redor, inclusive o sol) pelo heliocêntrico (de forma, a ser agora, o sol o centro do Universo, estando o planeta Terra, bem como outros astros, girando ao seu redor), uma troca de referencial….

  • Revolu O Copernicana

    1115 palavras | 5 páginas

    Revolução Copernicana Foto de Nicolau Copérnico Em 1510 Nicolau Copérnico rompe com mais de dez séculos de domínio do geocentrismo. No livro Commentariolus diz pela primeira vez que a Terra não é o centro do Universo e sim um entre outros tantos planetas que giram em torno do Sol. Enfrenta a oposição da Igreja Católica, que adotara o sistema aristotélico como dogma e faz da física um campo de estudo específico. Para muitos historiadores, a revolução copernicana se consolida apenas um século depois….

  • Revolução copernicana

    1400 palavras | 6 páginas

    Unifran Universidade de Franca Baseando na controvérsia entre racionalismo e empirismo, surge Immanel Kant com, "Uma Nova Revolução Copernicana".. "Uma Nova Revolução Copernicana" Silvio Donizete Ernesto 16/11/2011 "Uma Nova Revolução Copernicana". Kant inicia suas investigações querendo saber o que é razão. Ele vai se perguntar quais são as suas competências para adquirir o conhecimento. Como a razão e a experiência se relacionam. Para o filosofo….

  • Trabalho kant

    3787 palavras | 16 páginas

    Kant e a Revolução Copernicana do Conhecimento: uma Introdução Kant and the Copernican Revolution of Knowledge: a Introduction Adelino Ferreira1 – Universidade Federal de São João del-Rei Resumo: O presente trabalho visa ser uma breve apreciação de alguns pontos da teoria crítica de Kant, em especial da chamada Revolução Copernicana realizada pelo filósofo na teoria do conhecimento. A partir da análise de alguns dos principais textos de Kant sobre o tema e com o auxílio de comentadores de referência….

  • REVOLUÇÃO COPERNICANA

    999 palavras | 4 páginas

    REVOLUÇÃO COPERNICANA Vamos nos deter no que Kant chama de a "revolução copernicana em Filosofia" , que seria, a exemplo da "revolução copernicana", onde Copérnico troca o sistema geocêntrico anteriormente aceito, desde Aristóteles e Ptolomeu (onde a Terra seria o centro do Universo e tudo o mais giraria em seu redor, inclusive o sol) pelo heliocêntrico (de forma, a ser agora, o sol o centro do Universo, estando o planeta Terra, bem como outros astros, girando ao seu redor), uma troca de referencial….

  • Kant e o criticismo

    1207 palavras | 5 páginas

    As revoluções copernicanas de Kant O tema da "revolução copernicana" não diz simplesmente respeito ao plano do conheci­mento, embora os textos de Kant referentes a essa sua revolução incidam no problema da ciência e da sua fundamentação metodológica. Ora, na verdade, que "o objecto gire em torno do sujeito" (entenda-se do sujeito humano) é algo que se pode verificar em planos não científicos como a moral, a religião e a estética. 1. A "REVOLUÇÃO COPERNICANA" DE KANT NO PLANO DO CONHECIMENTO A….

  • revolu o copernicana 1 trab metafisica I

    934 palavras | 4 páginas

    Grosso do Sul UFMS FILOSOFIA/2015 1º semestre Metafisica IMPACTO DA REVOLUÇÃO COPERNICANA NA METAFISICA FRANK LIMA PERES Campo Grande/MS 2015 1. INTRODUÇÃO Em análise extraída do prefácio da Crítica da Razão Pura, de Kant, e desenvolve-se o tema a partir do que a passagem sugere. Seguindo a ordem lógica da própria passagem e limitando-se por seu conteúdo, procura-se mostrar como Kant elabora uma crítica direcionada a toda a tradição filosófica precedente no que….

  • Kant

    538 palavras | 3 páginas

    Sobre Kant e seu papel na Revolução Copernicana na Filosofia, com foco na sua tese sobre a representação dos objetos. Fernando Martins Ribeiro Neto Universidade Federal do Maranhão-UFMA Email: Objetivo Geral: Analisar e interpretar as ideias centrais do kantismo contidas em a “A crítica da razão pura”. Entender basicamente as principais teorias referentes às possibilidades do conhecimento humano na obra, e como o filósofo Immanuel Kant chegou a tais teorias: o problema….

Outros Trabalhos Populares

O que é a Revolução Copernicana na filosofia de Kant Brainly?

Resposta. Resposta: O termo Revolução Copernicana diz respeito a uma analogia que Kant faz com a proposta de Copérnico, na passagem do antropocentrismo para o heliocentrismo, em que o mesmo poderia ser aplicado na metafísica, deslocando o sujeito da periferia do conhecimento para colocá-lo no centro.

Por que Kant é tido como um pensador que fez uma Revolução Copernicana na teoria do conhecimento?

A entrada como professor catedrático também impulsionou os trabalhos filosóficos de Kant, que se ocupou de suas principais obras, as quais promoveriam o que ele chamou de “revolução copernicana da Filosofia”, devido à sua inclinação para o criticismo, que resolveria os impasses de filósofos e correntes filosóficas ...

Qual a importância da Revolução Copernicana?

O legado copernicano Ao descobrir que a Terra e os planetas se moviam em torno do Sol, Copérnico deu início a uma enorme revolução no pensamento científico, que mudou totalmente a forma como as pessoas viam o céu e os planetas entre as estrelas.

O que Kant apresenta enquanto revolução filosófica?

Kant propôs inversão semelhante em filosofia. Até então, as teorias consistiam em adequar a razão humana aos objetos, que eram, por assim dizer, o "centro de gravidade" do conhecimento.