O que se pode afirmar em relação ao sentido convencional da corrente elétrica?

Para calcularmos a quantidade de carga que atravessou o fio, usamos a fórmula da corrente elétrica mostrada abaixo:

No entanto, para fazermos o cálculo da quantidade de carga, é necessário que todas as unidades estejam expressas em unidades do SI. Nesse caso, o intervalo de tempo será de 120 segundos, uma vez que cada minuto tem 60 segundos de duração. O cálculo é mostrado abaixo:

5. Sobre a corrente elétrica, é correto afirmar:
i. Conceitua-se como o fluxo ordenado de cargas por unidade de tempo.
ii. Pode variar com relação ao tempo, denominando-se corrente contínua.
iii. Possui sentido real e convencional. Sendo que o sentido real segue o fluxo dos elétrons, indo do polo negativo para o polo positivo de uma bateria e, o no sentido convencional adota-se o fluxo do polo positivo para o polo negativo de uma bateria.
iv. Possui sentido real e convencional. Sendo que o sentido real segue o fluxo dos elétrons, indo do polo positivo para o polo negativo de uma bateria e, o no sentido convencional adota-se o fluxo do polo negativo para o polo positivo de uma bateria.
Assinale a alternativa correta:

Os aparelhos eletroeletrônicos que se encontram nas residências precisam de energia elétrica para o seu funcionamento. Tal energia é obtida quando eles são ligados em alguma fonte de energia, como uma pilha ou uma tomada. Quando isso é feito, algo invisível acontece. Elétrons livres, que se encontram nos meios condutores desses aparelhos, passam a se movimentar de maneira ordenada, transportando a energia elétrica necessária para o seu funcionamento. Esse movimento ordenado dos elétrons é conhecido como corrente elétrica e ela pode ocorrer nos condutores sólidos, como os metais, e em gases e líquidos ionizados. Vamos aprender um pouco mais sobre a corrente elétrica, discutindo a sua intensidade, sentido convencional e propriedades em geral.

Criando uma corrente elétrica

Para começar, um tipo de corrente mais comum, que é aquela produzida em fios condutores, que são aqueles feitos de metais, como por exemplo, o cobre. Os metais são bons condutores de eletricidade, pois possuem elétrons livres e quando esses materiais estão em equilíbrio, os elétrons se encontram em movimento desordenado, como mostra a figura abaixo:

  • O que se pode afirmar em relação ao sentido convencional da corrente elétrica?



 

 

 

 

Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor. Com esse campo elétrico, teremos diferentes níveis de energia potencial. Esses diferentes níveis de energia potencial provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica. Essa diferença de potencial pode ser obtida ligando-se o condutor acima a uma pilha.

  • O que se pode afirmar em relação ao sentido convencional da corrente elétrica?


 

 

 

 

 

 

 

Observe que a pilha possui um pólo positivo e um negativo. O pólo positivo possui um potencial maior, enquanto que o negativo possui um menor. O movimento dos elétrons será no sentido sempre do maior potencial, ou seja, do pólo positivo. A pilha tem a função de fonte de energia elétrica e também de manter a diferença de potencial, mantendo assim o movimento dos elétrons.

Intensidade de corrente elétrica

Considere uma secção no nosso fio condutor, onde podemos contar a quantidade de elétrons que passam por ela. Cada elétron possui uma quantidade de carga elétrica conhecida como carga elétrica elementar.

Essa carga elétrica tem valor conhecido, e se multiplicarmos o valor da carga elétrica elementar pelo número de elétrons que passa pela secção teremos a quantidade total de carga elétrica.

  • O que se pode afirmar em relação ao sentido convencional da corrente elétrica?




  • O que se pode afirmar em relação ao sentido convencional da corrente elétrica?



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A carga elétrica no sistema internacional é medida em coulomb.

A intensidade da corrente elétrica será maior quanto mais elétrons passarem pela secção, ou seja, quanto mais cargas passarem no menor intervalo de tempo. Por isso, define-se corrente elétrica como sendo a quantidade de carga elétrica dividida pelo tempo.

Corrente elétricai=QΔt

A unidade de corrente elétrica no sistema internacional é o couloub por segundo, que é conhecido por ampère.

Corrente iônica

Até agora, falamos da corrente elétrica em meios sólidos para o entendimento desse conceito. Mas a corrente elétrica não é uma exclusividade dos meios sólidos, elas podem ocorrer nos gases e nos líquidos.

Nesses casos, não são só os portadores de carga negativa que entram em movimento, mas os portadores de carga positiva: os íons também entram em movimento.

Considere uma solução iônica onde são colocados dois eletrodos que estão ligados a uma bateria. Tal procedimento fará que um eletrodo adquira carga positiva, e outro, carga negativa.

Com isso, teremos o movimento dos íons negativos e dos elétrons no sentido do eletrodo positivo, e os íons positivos no sentido do eletrodo negativo.

  • O que se pode afirmar em relação ao sentido convencional da corrente elétrica?



 

 

 

 

 

No caso dos gases ionizados, o raciocínio é o mesmo, só que o meio em questão, como diz o próprio nome, é o meio gasoso. A intensidade da corrente elétrica também é determinada pela mesma equação apresentada acima, só que nesse caso a quantidade de carga elétrica será dada pela soma de cargas positivas e negativas.

O que podemos afirmar sobre o sentido convencional da corrente elétrica?

O Fluxo convencional da corrente é de um ponto de potencial positivo para um ponto do potencial negativo, portanto o sentido da corrente convencional é o sentido das cargas positivas em movimento.

Como é o sentido da corrente elétrica?

A corrente elétrica é a movimentação de portadores de cargas, como os elétrons, quando aplica-se uma diferença de potencial elétrico a algum material condutor. A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas motivado por uma diferença de potencial.

É correto afirmar que a corrente elétrica?

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Quais as três formas de classificar uma corrente elétrica?

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente direta e corrente alternada. A corrente direta é aquela na qual os elétrons movem-se em um único sentido.