O que significa a imagem de Cristo na cruz?

O que significa Cruz:

Cruz é um símbolo ou objeto formado por duas linhas que se intersetam de maneira perpendicular. É comum ver o símbolo da cruz em igrejas, cemitérios, capelas, etc.

O que significa a imagem de Cristo na cruz?

Em sentido figurado, a cruz é usada para significar um sofrimento, tribulação ou agonia. Ex: Não posso fazer nada a respeito disso, é a cruz que eu tenho que carregar.

Símbolo muito comum na heráldica, estando presente em vários brasões, como a cruz de Malta, por exemplo. A cruz também é o símbolo de algumas organizações, como a Cruz Vermelha, uma organização humanitária que tem como objetivo proteger a saúde e a vida humana, promovendo o respeito entre as pessoas e diminuindo o sofrimento.

A palavra cruz também pode ser usada como uma interjeição, que significa "Deus me livre!", indicando espanto ou aversão em relação a alguma pessoa ou acontecimento. Ex: Cruz credo! Não me assuste dessa forma! / Cruzes! Quase ia sendo atropelado!

Tipos de cruz

Existem vários tipos e formatos diferentes de cruz, como a cruz grega e a cruz latina, por exemplo. Na cruz grega, os dois traços têm o mesmo comprimento, enquanto na cruz latina o traço vertical é mais comprido que o horizontal. Também existem a cruz de Santo André, com forma de X e a cruz de Santo Antônio, em forma de T.

Para os egípcios, existia o ankh, conhecida por alguns como cruz egipcía, que era o símbolo da vida.

Cruz Cristã

A cruz era um instrumento de tortura e morte usado durante o tempo do Império Romano, sendo usado para aplicar a pena de morte a indivíduos que eram condenados pelas autoridades. Alguns anos depois da crucificação de Jesus, os Romanos baniram esta forma de punição, por consideraram que era muito cruel.

A cruz é um dos símbolos do Cristianismo. De acordo com a fé cristã, através da morte de Jesus na cruz e da ressurreição, todo aquele que crê pode obter a salvação e a vida eterna. A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus.

O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.

Leia também: O que é a Eucaristia.

"Única esperança"

quinta-feira, 12 de setembro de 2013, 8h48 Modificado: quarta-feira, 8 de janeiro de 2014, 21h32

De acordo com a Igreja Católica, Jesus escolheu o caminho da Cruz para salvar a humanidade e manifestar o amor da Santíssima Trindade pelos homens. Com o objetivo de recordar a importância da cruz e venerá-la, a Igreja instituiu a festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada no dia 14 de setembro.

Para os católicos, a cruz, como lugar do sacrifício de Cristo, é o princípio da salvação dos homens. Por isso, diz o Catecismo Católico, no parágrafo 617, a Igreja a venera professando nela sua esperança: "Salve, ó Cruz, única esperança".

Opondo-se ao que comumente se pensa, padre Júlio César Evangelista Resende, Prior da Ordem da Santa Cruz no Brasil, afirma que a celebração do próximo dia 14 quer lembrar especialmente a glória da Cruz, muito mais que sua impressão de sofrimento e dor.

"A Cruz é vista como a glória de Cristo. A sua glorificação começa na Cruz – sinal da nossa salvação. A cruz tem um profundo significado de obediência e fidelidade de Cristo ao projeto do Pai. Ele esvazia-se de Si e por amor entrega-se à humanidade. A Cruz é também esse grande sinal de entrega de amor que possibilitou a nossa salvação", explicou o sacerdote.

De acordo com padre Júlio, os católicos devem olhar para a Cruz, sobretudo, como sinal de esperança; nisto consiste o seu sentido. Uma esperança que, segundo o sacerdote, culmina na fé na vida eterna. "Este caminho da salvação, por meio de sua morte redentora na Cruz, é a maneira pelo qual Ele [Jesus] nos salva e nos convida a acreditar Nele e ter a vida eterna", enfatizou padre Júlio.

A cruz sem o Crucificado

A cruz em si não tem nenhum sentido, diz padre Júlio, recordando algumas igrejas que têm a cruz, mas sem a imagem do Cristo crucificado. Isso, para o sacerdote, pode favorecer um esvaziamento do verdadeiro significado do crucifixo na vida dos fiéis, visto ser necessário o Cristo para seu completo sentido. 

“Pensar a cruz isoladamente é esvaziar seu primeiro sentido: a Pessoa de Jesus Cristo, em sua morte redentora”, completou.

Como utilizar-se da Cruz no dia a dia?

De acordo o prior da Ordem da Santa Cruz, os católicos não devem usar a cruz como amuleto, de forma supersticiosa, mas como sinal de sua adesão ao discipulado de Cristo.

“A cruz é um sinal da presença salvífica de Deus na minha vida, não um amuleto, mas sinal desse discipulado que assumo com Cristo, de caminhar com ele. E, claro, sinal dessa redenção, dessa morte redentora de Cristo, desse madeiro que se tornou local da sua glória. Não podemos entender como amuleto de sorte, se eu não usar estou desprotegido, mas como sinal da minha adesão a Cristo. Somos convidados a perceber a cruz que carregamos no peito a partir dessa perspectiva", explicou.

Qual o significado de Jesus Cristo na cruz?

É o caminho da libertação e da salvação humana e divina. Para que essa morte fosse realmente morte, como última solidão humana, ele passou pela tentação mais terrível que alguém pode passar: a tentação do desespero. Isso se deriva de seu grito na cruz.

O que significa a cruz no Evangelho?

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.