O que tomar para retenção de liquido

Sabe aquela sensação de peso e inchaço? Ela pode ser causada pela retenção de líquido. A esteticista Flávia Medeiros conta aqui os principais motivos!

Compartilhar:

  • Copiar link

19/12/2022

Apesar da composição de 70% de água, o organismo pode sim reter líquidos em excesso. Os sintomas você também conhece: a retenção de líquido deixa o corpo inchado, com as celulites um pouco mais aparentes e pode causar sensação de desconforto. Conversamos com a esteticista Flávia Medeiros e ela dá 5 dicas simples para minimizar a retenção de líquidos:

Veja Mais

Benefícios do consumo de água para a sua beleza 4 tratamentos para firmar os braços Como fazer um escalda-pés relaxante

1 Beba em média 2 litros de água por dia

Já te contamos dos benefícios da água para a sua saúde e beleza aqui, mas não custa reforçar: a água é um diurético natural, capaz de remover as toxinas. Por isso, sua ingestão diária é extremamente importante! 

A recomendação média de ingestão de água é de 2 litros por dia, mas um cálculo te ajuda a descobrir a quantidade ideal para sua densidade corporal: multiplique seu peso por 35 e terá a resposta em litros. Como por exemplo, 70 kg (seu peso) x 35 (ml de água) = 2,4 litros por dia. “Uma dica interessante para alcalinizar o organismo é espremer um limão com a mesma medida em água”, sugere a expert.

O que tomar para retenção de liquido

2 Descanse as pernas

Após um longo dia em pé ou com sapatos de salto é recomendado um descanso de pelo menos 30 minutos com as pernas elevadas, já que a posição auxilia na melhora da circulação. Os escalda-pés também  são ótimas opções porque, além de relaxantes, auxiliam no relaxamento muscular e na baixa da pressão arterial.

 3 Pratique atividades físicas

Sempre que possível, faça alguma atividade física capaz de promover a transpiração, como os exercícios aeróbicos. O beach tennis e o beach vôlei, por exemplo, trabalham corpo e mente, já que são praticados em áreas externas.

Dessa forma, o corpo elimina toxinas e líquidos por meio da transpiração da pele, o que, além de fortalecer os músculos, faz com que haja melhor retorno venoso e evita assim o acúmulo de líquidos na panturrilha.

O que tomar para retenção de liquido

4 Coma frutas

Além dos benefícios que já conhecemos, a ingestão de frutas no cardápio é extremamente importante! Aqui, prefira as com ação hidratante e melhora da circulação, como a melancia, mamão e figo da índia – prevenção e redução do inchaço na certa!

Dica bônus: as frutas antioxidantes, como a laranja, uva e tangerina, além de hidratarem o corpo e suavizarem inchaços, também têm poderosa ação antioxidante e alta proteção contra radicais livres.

5 Faça a automassagem

A automassagem é super recomendada para manter o corpo em equilíbrio e reduzir o inchaço em excesso. Porém, com alguns cuidados importantes, como os movimentos sempre ascendentes e, no caso das pernas, o sentido deve ser no sentido da virilha. “No caso dos braços e do tronco, em direção às axilas”, completa.

A retenção de líquidos pode acontecer por diversas razões, se não estiver atrelada a nenhuma patologia grave. Algumas dicas podem ser preciosas para que o corpo retorne ao estado de equilíbrio hídrico. Quer saber o que fazer quando estiver com inchaço no corpo? Leia este conteúdo que foi desenvolvido para você acabar com a retenção de líquidos!

Índice
  • Por que acontece a retenção de líquidos?
  • 10 dicas de como acabar com a retenção de líquidos
  • O que fazer com a retenção de líquidos na gravidez?
  • Principais causas da retenção de líquido

 

Por que acontece a retenção de líquidos?

O corpo humano está constantemente acionando mecanismos para manter seu equilíbrio. A retenção de líquidos, muitas vezes, ocorre porque o organismo está regulando os níveis hídricos e a concentração de sais da parte interna da célula com sua região extracelular.

O fluxo de água corporal tem vários reguladores – e o sistema hormonal das mulheres afeta esse fluxo em maiores proporções que os homens. Esses hormônios aumentam as concentrações de sódio e água durante o ciclo menstrual, na gravidez e quando se toma anticoncepcional.

Outros sistemas que também são pertinentes na retenção ou obstrução de líquidos são o sistema cardíaco, venoso, renal e hepático. Caso o inchaço seja assimétrico, ou seja, só esteja presente em uma perna ou venha acompanhado por outros sintomas, como vermelhidão, dor, febre ou pressão no peito, a busca por orientação médica deve ser imediata. Em casos de outras dúvidas ou suspeita de patologias, o aconselhado é falar com seu médico de confiança, ok?

10 dicas de como acabar com a retenção de líquidos

1. Reduzir o sódio

O sal é formado por cloreto de sódio, que, em excesso, pode causar retenção de líquidos. O quadro de inchaço pode ser pontual ou crônico. De qualquer forma, aderir uma alimentação com menos sal vai trazer melhorias para a saúde. 

2. Beber mais água

Aumentar a ingestão de água pode equilibrar, diluindo o teor de sais minerais no corpo, caso essa seja a causa da retenção de líquidos. O rim é o responsável por adequar a equação e a concentração entre água e sais minerais. Quando a água estiver escassa, será contida e, em excesso, será eliminada através da urina.

3. Alimentos processados e ultraprocessados

Muitos dos produtos alimentícios processados e ultraprocessados apresentam altas concentrações de sal, açúcar e gordura. No processo de digestão, o corpo retém mais água que o habitual para eliminar esses excessos. A melhor solução é evitar os produtos processados, principalmente alimentos e temperos que já estão prontos.

4. Reduzir álcool

As bebidas alcóolicas tem efeito diurético, porém, esse efeito não é benéfico. A ação diurética das bebidas alcoólicas deixam o corpo desidratado, logo, quando o corpo percebe que está se desidratando, começa a reter água. É como se você fosse notificado que ficará um dia sem receber água encanada. A sua primeira ação será economizar o máximo que der de água para conseguir fazer sua higiene básica e talvez lavar alguma louça. 

5. Praticar atividade física

A prática de atividade física é excelente para que o sangue e a água circulem pelo corpo. O nosso coração tem uma função muito louvável de impulsionar o sangue com oxigênio para todas as células e depois trazer o sangue sem oxigênio até o pulmão, onde será novamente oxigenado. Esse fluxo sanguíneo não para até o último suspiro de vida, porém o coração não trabalha sozinho. O músculo da panturrilha, por exemplo, auxilia a pulsar o sangue de volta ao coração. De maneira geral, ter massa muscular, principalmente dos membros inferiores, é excelente para a circulação sanguínea.

6. Repousar

Quando os pés e pernas estão inchados, podemos usar a força da gravidade ao nosso favor. Ao ficar deitado na horizontal e apoiar os pés em almofadas no nível acima do coração, será mais fácil para o corpo retomar o equilíbrio hídrico. Sem contar que relaxar é muito importante e necessário quando se passa muitas horas em pé ou sentado.

7. Fazer massagem

Quando o repouso não é o suficiente, a auto massagem ou drenagem linfática pode ser a solução. Se o corpo não consegue sozinho eliminar o excesso de líquidos, ter essa ação mecânica da massagem é super positiva.

8. Manter uma alimentação saudável

O que tomar para retenção de liquido

A alimentação saudável é essencial na eliminação do excesso de líquido. Priorizar frutas frescas, vegetais, alimentos integrais e carnes não processadas, assim como  evitar frituras, açúcares, carboidratos refinados e bebidas industrializadas é muito importante. Esses alimentos saudáveis são repletos de nutrientes essenciais, que são as ferramentas necessárias para que seu corpo opere de maneira sadia. 

Aqui na Ocean Drop você encontra muitos produtos que vão auxiliar você no estilo de vida saudável! Todos os suplementos são veganos e desenvolvidos com o melhor que a natureza oferece, fazendo o bem para o corpo e o planeta.

Clique aqui e CONHEÇA 10 RECEITAS VEGANAS INCRÍVEIS E FÁCEIS DE FAZER

9. Suplementação de magnésio e vitamina B6

A retenção de líquidos em mulheres durante o período pré-menstrual foi amenizada quando suplementadas com magnésio e vitamina B6 durante um estudo científico. Outros sintomas também foram reduzidos, como ansiedade e depressão.

10. Infusões e extratos de fitoterápicos

A infusão de ervas, popularmente chamada de chá, é uma abordagem antiga e muito conhecida. O poder medicinal das plantas, como salsa, hibisco, stévia e dente de leão tiveram seu efeito diurético relatado por diversos estudos científicos. A orientação de quantidade, frequência e dosagem deve ser orientada por profissionais da saúde habilitados. Lembrando que algumas ervas não são recomendadas para gestantes e lactantes. Além disso, podem apresentar interação medicamentosa.

O que fazer com a retenção de líquidos na gravidez?

Principalmente no último trimestre da gravidez, a retenção de líquidos bastante é comum. Apesar de ser normal, é uma sensação desagradável – e algumas dicas podem abrandar os sintomas. 

Fazer repouso, ingerir água e praticar uma alimentação saudável é importante em toda a gravidez e na amamentação. Já o uso de suplementos, chás, infusões, fitoterápicos e a prática de atividade física deve ser supervisionado e orientado pela obstetra. 

Principais causas da retenção de líquido

  • Excesso de sal; 
  • dias muito quente; 
  • ficar muito tempo em pé ou sentado; 
  • deficiência nutricional; 
  • alergias alimentares;
  • efeito colateral de medicamentos; 
  • insuficiência cardíaca, renal, venosa ou hepática;
  • pós-cirúrgico; 
  • disfunção hormonal ou uso de hormônios, como anticoncepcional.

Leia também: DESCUBRA O QUE SÃO SUPERALIMENTOS E COMO INCLUIR NA SUA DIETA

Gostou?

O conteúdo auxiliou você a resolver a retenção de líquidos e como ter mais saúde e qualidade de vida? Espero que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva nos comentários.

Aqui no Blog da Ocean Drop você encontra muitos outros assuntos sobre o estilo de vida saudável. Quer mais dicas?

Clique aqui e faça o teste para descobrir quais suplementos são ideais para seus objetivos!

Referências

  • Flavonoids–a new direction for the treatment of fluid retention?
  • Paschoal, Valéria Tratado de nutrição esportiva funcional/Valéria Paschoal, Andréia Naves. -1. ed. – São Paulo : Roca, 2014
  • Fluid retention: What it can mean for your heart
  • Easing summer swelling
  • Effects of Magnesium and Vitamin B6 on the Severity of Premenstrual Syndrome Symptoms
  • Herbal medicines as diuretics: A review of the scientific evidence
  • Is Stevia rebaudiana Bertoni a Non Cariogenic Sweetener? A Review 
  • Parsley: a review of ethnopharmacology, phytochemistry and biological activities
  • Hibiscus sabdariffa L. – A phytochemical and pharmacological review
  • randomized trial to assess the potential of different beverages to affect hydration status: development of a beverage hydration index
  • The Diuretic Effect in Human Subjects of an Extract of Taraxacum officinale Folium over a Single Day

Conteúdo escrito por Vitória C. Diehl, cozinheira chef pela univali e estudante do 7˚ semestre de nutrição na unopar. Atua na área de gastronomia desde 2012 e produção de conteúdo para área da saúde desde 2021

O que é bom para diminuir a retenção de líquido?

Aqui estão 7 maneiras de reduzir a retenção de líquido:.
Menos sal na comida (e sódio em geral) ... .
Aumente a ingestão de Magnésio para reduzir a retenção de líquido. ... .
Aumente a ingestão de Vitamina B6 para reduzir a retenção de líquido. ... .
Coma mais alimentos ricos em potássio. ... .
Experimente consumir Dente-de-leão..

O que é bom para desinchar rápido?

Algumas formas principais de acabar com a retenção de líquido e desinchar incluem:.
Tomar chás diuréticos. Os chás diuréticos são um excelente complemento para desinchar mais rápido, e as melhores opções são: ... .
Fazer exercício físico. ... .
Cuidados com a alimentação. ... .
Fazer drenagem linfática. ... .
Tomar remédios diuréticos..

Qual o remédio natural que é bom para retenção de líquido?

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes.
Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ... .
Chá verde. ... .
Chá de gengibre. ... .
Chá de cavalinha. ... .
Chá de casca de abacaxi..

O que causa a retenção de líquido?

O que causa a retenção de líquidos? A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, sintoma característico do problema, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual.