O que trabalhar na educação infantil coordenação motora?

Estabelecer relações com o próprio corpo e com o mundo que nos cerca é muito importante para as crianças na fase de desenvolvimento da atividade motora. Essa troca de experiências com o meio é fundamental para o seu processo de construção de aprendizagem.

Por isso, é importante que pais e mães compreendam esses processos de desenvolvimento e entendam o quanto é fundamental o estímulo para o desenvolvimento sadio dos pequenos.

Conheça mais sobre esse desenvolvimento tão importante para as crianças e confira nossas dicas com maneiras de estimular a atividade motora dos seus filhos a partir de brincadeiras simples

O desenvolvimento motor

Entende-se como desenvolvimento motor uma série de alterações em que fazem parte todos os aspectos de crescimento e maturidade dos sistemas do corpo das crianças. 

Ou seja, desenvolvimento motor nada mais é que um processo de mudança pela qual a criança passa e afeta, tanto a postura, quanto seus movimentos, de acordo com os estágios de idade. 

Por exemplo, eis abaixo os estágios de desenvolvimento da atividade motora de uma criança recém-nascida até os seus 14 meses de idade:

O que trabalhar na educação infantil coordenação motora?

É importante ressaltar que fatores como genética, comportamento e o ambiente em que os pequenos estão inseridos interferem bastante nesse processo.

Por isso é tão importante garantir que todo o ambiente ao redor da criança esteja propício para o completo desenvolvimento de sua atividade motora. 

O trabalho psicomotor como estimulador da atividade motora

Antes mesmo de adquirir seus primeiros aprendizados, o corpo das crianças já precisa passar por grandes transformações para preparar-se e estruturar-se no tempo e espaço.

Para isso, os pequenos precisam desenvolver dois tipos de movimento para acumular experiências motoras que compõem seu esquema corporal (coordenação, controle e consciência do seu corpo). São eles:

  • Movimentos amplos: correr, pular, saltar.
  • Movimentos finos: desenhar, amassar, colorir, recortar.

É nesse cenário, então, que o trabalho psicomotor traz grandes benefícios para o desenvolvimento da atividade motora das crianças.

Ele, além de ajudar no desenvolvimento motor e intelectual, também é muito importante na estruturação da personalidade dos pequenos, uma vez que expressam seus desejos e podem desenvolver suas necessidades e dificuldades a partir dessas atividades.

Dicas de estímulo à atividade motora das crianças

A melhor maneira de estimular a atividade motora das crianças é por meio de brincadeiras.

Brincando, as crianças externam seus sentimentos e necessidades, constroem o seu mundo e desenvolvem a sua aprendizagem a partir das referências vividas.

Confira nossas cinco dicas para estimular a atividade motora dos pequenos por meio de brincadeiras e atividades simples!

1. COORDENAÇÃO MOTORA FINA 

Capacidade de realizar movimentos coordenados. Para isso, a criança necessita controlar os músculos para realizar exercícios mais finos. 

Melhores atividades: jogos de encaixes e montagem, como quebra-cabeça e lego; contato com materiais que possibilitem abotoar, fazer dobraduras, nós simples e laços. 

2. ESQUEMA CORPORAL 

Nessa fase, a criança já possui consciência do seu corpo e está pronta para compartilhar experiências com o mundo externo. 

Melhores atividades: reconhecer as partes do seu próprio corpo com a ajuda de um espelho ou cantar nomeando e indicando as partes do seu corpo; projetar o desenho do seu corpo, em tamanho real, na areia ou em papel.

3. RITMO 

Desenvolvimento do ritmo para ordenação do ato motor. 

Melhores atividades: produzir sons com o próprio corpo — assoviar, bater palmas; dança do morto-vivo, dança das cadeiras; pular corda.

4. EQUILÍBRIO 

Base da coordenação do corpo parado ou em movimento. 

Melhores atividades: caminhar na ponta dos pés; andar em cima de uma corda ou com um ovo na colher; caminhar com as mãos na cabeça; equilibrar-se em um pé só.

5. PERCEPÇÃO 

Capacidade de perceber, reconhecer e distinguir outros estímulos. 

Melhores atividades: convide a criança a experimentar diferentes situações em que serão apresentados objetos/alimentos quentes e frios, pesados e leves, secos e molhados, duros e moles, doces e salgados, macios e ásperos, sons altos e baixos, claro e escuro.

Gostou de saber mais sobre a importância da atividade motora no desenvolvimento infantil?

No entanto, pode ser que o seu pequeno tenha uma personalidade introspectiva que o deixa mais contido emocionalmente e socialmente.

Nesse caso, leia esse post aqui e confira algumas dicas para estimular a criatividade dele. Até a próxima!

Como trabalhar a coordenação motora das crianças na educação infantil?

Dicas de atividades.
Massa de modelar. Brincar de massa de modelar é uma maneira lúdica para a criança desenvolver a coordenação motora fina na escola. ... .
Corte e colagens. ... .
Classificação de objetos. ... .
O sol que não brilha mais. ... .
Brincadeiras com bola. ... .
Mímica. ... .
Parque. ... .
Amarelinha..

O que podemos trabalhar na coordenação motora?

Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.

Qual o objetivo de trabalhar a coordenação motora na educação infantil?

Desenvolve a concentração da criança Outro importante motivo para que a coordenação motora fina seja estimulada é o desenvolvimento da concentração. Durante tarefas que exigem essa habilidade, as crianças precisam de uma maior atenção.

Como trabalhar a coordenação motora de forma ludica?

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.