O tempo e o espaço em que se passam as ações são precisos e determinados? justifique sua resposta.

Ao falarmos em narração, logo nos remete à ideia do ato de contar histórias, sejam estas verídicas ou fictícias.

E para que essa história seja dotada de sentido, ela precisa atender a critérios específicos no que se refere aos seus elementos constitutivos. Dentre eles destacam-se:

Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.

Tempo - Caracteriza o desencadear dos fatos. É constituído pelo cronológico, que, como o próprio nome diz, é ligado a horas, meses, anos, ou seja, marcado pelos ponteiros do relógio e pelo calendário.

O outro é o psicológico, ligado às lembranças, aos sentimentos interiores vividos pelos personagens e intrinsecamente relacionados com a característica pessoal de cada um.

Personagens - São as peças fundamentais, pois sem elas não haveria o próprio enredo.

Há a predominância de personagens que se destacam pelos atos heroicos, chamadas de principais, outras que se relacionam pelo seu caráter de oposição, as antagonistas, e as secundárias, que não se destacam tanto quanto as primárias, funcionando apenas como suporte da trama em si.

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades:

Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa.

Narrador-observador - Apenas limita-se em descrever os fatos sem se envolver com os mesmos. Aí predomina-se o uso da 3ª pessoa.

Narrador Onisciente - Esse sabe tudo sobre o enredo e os personagens, revelando os sentimentos e pensamentos mais íntimos, de uma maneira que vai além da própria imaginação. Muitas vezes sua voz se confunde com a dos personagens, é o que chamamos de Discurso Indireto Livre.

Todos estes elementos correlacionam entre si, formando o que denominamos de enredo,
que é o desencadear dos fatos, a essência da história, a qual se constituirá para um desfecho imprevisível que talvez não corresponderá às expectativas do leitor.

Este, portanto, poderá ser triste, alegre, cômico ou trágico, dependo do ponto de vista do narrador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você precisa saber que o escritor tem todo o domínio sobre o tempo presente na narração. Isso faz toda a diferença para que você consiga desencadear os fatos da sua história. O tempo cronológico é o tempo real, é o tempo da natureza, dividido em dias, semanas, estações do ano, e etc. É o tempo marcado pelo relógio. É dessa forma, que o quadrinho transmite uma informação pela linguagem visual (eisner, 1999; Existe uma ligação cronológica entre o tempo da história e o tempo do discurso. Ela pode ser linear, ou seja, os dois tempos obedecem à mesma sequência cronológica; Em forma de retrocesso, quando a história se dá por flashback; Ou antecipação, quando o narrador antecipa um fato que ainda não ocorreu ao nível da história. A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.

PPT - A Narrativa e seus Elementos Básicos PowerPoint Presentation

O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. A narração é um tipo de texto que. Obviamente uma narração deve ter um narrador, o que narra os fatos. O narrador pode ser onisciente (em terceira pessoa; Sabe tudo sobre os personagens e sobre a história) ou personagem (em primeira pessoa; Ao mesmo tempo em que narra a história, participa dela; Não pode prever o que os outros personagens falarão ou farão). Em que tempo e espaço ocorre o fato narrado?(a invasão dos bárbaros) 1 ver a resposta rafaelalopes99888 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.

narrativa aventuras enredo espaço apresentação

-

Em que espaço ocorre os fatos narrados? 1 ver a resposta anúncio anúncio suelinuneslove está aguardando sua ajuda. Maria não sabia por onde começar a selecionar os materiais de pesquisa para o seu projeto, visto que o tema e os objetivos já estavam definidos juntamente com seu orientador. O tempo (momento em que transcorre a ação) e o espaço (local onde ocorre a ação) estão adequados ao fato narrado? Em que pessoa é narrado o texto?

Elementos da Narrativa: definições e tipos

Para que a gente possa dizer que um texto é uma narrativa, ele tem que ter:
Personagem
Enredo
Narrador
Tempo
Espaço

PERSONAGENS
Os protagonistas, os antagonistas e os coadjuvantes
Os protagonistas são aqueles que recebem mais destaque.
Podem ser divididos em heróis e anti-heróis.
Os heróis são aqueles que têm características superiores às da comunidade que ele frequenta.
Os anti-heróis eles têm qualidades iguais ou inferiores à da comunidade.
O antagonista é aquele que se opõe ao protagonista.
E é porque ele existe que o protagonista também existe. É um jogo de luz e sombra.
Os coadjuvantes estão aí para fazer o protagonista acontecer.

ENREDO
O enredo é o conjunto de fatos que acontecem na história.
A primeira é a introdução, que é o momento em que as personagens começam a aparecer, o enredo começa a ser ambientado. Vai situando o leitor.
Depois nós temos o desenvolvimento, que é a parte mais legal: o conflito!
Na conclusão a gente tem aquele momento mais tenso, mais decisivo: o clímax! E, a partir do clímax, as soluções vão aparecendo e o desfecho acontece.

NARRADOR
Quando o narrador fala em 3ª pessoa: o personagem fez isso, fez aquilo…
Para esse tipo de narrador nós temos duas divisões:
O narrador observador, que é aquele que só observa e não tem acesso aos sentimentos das personagens. Ele tem uma visão limitada da história porque consegue narrar só o que ele vê.
Já o narrador onisciente tem essa visão mais privilegiada, mais completa da trama. Ele sabe o que os personagens sentem, sabe sobre o passado, ele é onipresente também… É aquele narrador tipo um deus.

Foco narrativo na 1ª pessoa:
O narrador personagem testemunha conta a história de uma outra pessoa. A visão dele é limitada e o foco está concentrado nas ações do enredo.
Já o narrador protagonista não, né. Esse tipo de narrador tem um foco nos seus próprios pensamentos e sentimentos, já que é ele mesmo que tá narrando.

TEMPO
No tempo cronológico, o enredo é linear e pode ser descrito em anos, meses, horas.
Já no tempo psicológico, o enredo vai ao sabor das lembranças do narrador, então é muito comum ter flashbacks, eventos sendo contados fora de ordem… afinal de contas, a nossa memória não é linear.
Importante dizer que, na maior parte das narrativas, o tempo não é de um tipo ou de outro. Ele é um tipo em um momento e outro tipo em outro momento.
Algumas narrativas vão do começo ao fim em um só tipo, mas isso é mais difícil de encontrar.

ESPAÇO
O espaço é onde se passa a história.

Artigos usados na elaboração desse vídeo: maxwell.vrac.puc-rio.br/9582/9582_6.PDF
maxwell.vrac.puc-rio.br/9582/9582_7.PDF

Inscreva-se em: youtube.com/c/sorameajuda

E você já sabe, se precisar de alguma coisa, é só chamar: Sora, me ajuda!
🔴Mentoria especializada para professores

✏️ Curso Gestão de sala de aula

📚 Portal de cursos

💻 Facebook: Sora, me ajuda

📷 Instagram: @sorameajuda

💡 LinkedIn: Luana Helena

📧 E-mail:

#inovacaoeducacional #didatica #portugues

Justifique sua resposta com elementos do texto. Aponte uma passagem do texto que indica que o coronel. Os cinco elementos da narrativa procuram estabelecer: O que acontece (o fato); E quem diz o que acontece (o. 4. 6/5 ( 5 avaliações ) ∎ tempo: Momento ou época em que acontecem os fatos. O tempo poderá ser cronológico (linear) ou psicológico (não linear). Local ou cenário onde se desenrolam os fatos narrados. Martinho vaz alves | última atualização:

  • Elementos da Narrativa: definições e tipos (Read More)
  • Para finalmente entender a Teoria da Relatividade de Albert Einstein (Read More)
  • Tipologia Narrar e Elementos da Narrativa (Read More)
  • Como narrar uma história [Prof. Noslen] (Read More)

Author

O tempo e o espaço em que se passam as ações são precisos e determinados? justifique sua resposta.

Patrick Mooney is a 34-year secondary English teaching veteran in Northern California with a bachelor’s in English and a master’s in secondary education. Besides serving as an English teacher, Patrick has also been a leadership teacher, athletic director, interim assistant principal, department chair, Western Association of Schools and Colleges (WASC) visiting team member, WASC coordinator, and alpine ski coach. Patrick has written for a variety of publications on the topics of education and writing instruction, mentoring new teachers, raising children, and ski racing. - w20.b2m.cz

É possível dizer com precisão o tempo em que os acontecimentos ocorrem Justifique sua resposta?

Resposta verificada por especialistas O tempo é impreciso, indeterminado, pois se inicia com a expressão "Era uma vez...", ou seja, não indica a época em que ocorreram os fatos narrados.

Quando se passam as ações na história?

Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história. Ele pode ser cronológico, quando se trata de acontecimentos marcados pelas horas, dias e anos, ou pode ser psicológico, quando se refere às lembranças e às vivências das personagens.

Qual é o espaço em que acontecem os fatos narrados?

São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.) ou abertos (ruas, vilas, cidades, etc.). Já o espaço psicológico é o ambiente interior de um personagem, ou seja, não há um espaço físico que seja revelado. Portanto, nesse caso, a história é narrada num fluxo de pensamentos, de sentimentos.

Porque nos contos maravilhosos o tempo e o lugar onde se passa a história não são determinados?

Não existem explicações para as intervenções sobrenaturais que ocorrem na narrativa; tanto personagens, quanto narrador e mesmo o leitor não se impressionam com o que ocorre. As personagens, lugares e tempos não são determinados historicamente, o que fica claro pelo início genérico do “Era uma vez”.