Omeprazol e ranitidina é a mesma coisa

Categoria » Primary study

Revista»Alimentary pharmacology & therapeutics

Year » 1997

FUNDAMENTO: Estudos prévios têm demonstrado maior eficácia em comparação com omeprazol cimetidina em pacientes com esofagite endoscopicamente comprovada, mas excluiu o grupo substancial da doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE) pacientes com sintomas de refluxo, mas sem alteração endoscópica. Este estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego comparou o omeprazol e cimetidina no tratamento de azia DRGE associada tanto em pacientes sintomáticos com esofagite não-ulcerosa e naqueles com azia, mas sem esofagite. MÉTODOS: Um total de 221 pacientes com azia e mucosa esofágica grau 0 (n, normal = 51), 1 (sem erosões macroscópica, n = 52), 2 (erosões isoladas, n = 97) ou 3 (erosões confluentes, n = 21) foram randomizados para receber duplo-cego ou omeprazol 20 mg diários ou cimetidina 400 mg qds por um período de quatro semanas. Aqueles que ainda sintomática após 4 semanas de tratamento recebido omeprazol 20 mg / dia por mais 4 semanas. RESULTADOS: Não houve correlação entre a gravidade da azia e grau endoscópica na entrada (coeficiente de correlação = 0,196). Após 4 semanas de tratamento, a proporção de pacientes nos quais a pirose foi controlada (sem sintomas mais leves em não mais do que um dia nos 7 anteriores) sobre omeprazol (66%; 74/112) foi mais que o dobro de cimetidina ( 31%; 34/109) P (<0,0001). Não houve diferença significativa entre o alívio da azia em 47% dos pacientes sem esofagite inequívoca (endoscópica grau 0 ou 1) e em 53% dos pacientes com esofagite erosiva (grau 2 ou 3) (P = 0,31). Apenas o tratamento com omeprazol (P <0,0001) e menor gravidade da azia na entrada (P <0,01) foram significativas na previsão de alívio de azia. Entre os pacientes que necessitam de um adicional de 4 semanas de tratamento com omeprazol, 67% (54/81) informou que sua azia foi controlada após 8 semanas de tratamento. CONCLUSÃO: Nós concluímos que o omeprazol é superior a cimetidina para o alívio de todos os graus de azia na DRGE, ou não o paciente tem inequívoca esofagite endoscópica.

This translation has been produced by an automated software. If you wish to submit your own translation, please send it to

Epistemonikos ID: a7d661589ebf7186603c4d9a3efac12e81373c79
First added on: Jun 08, 2011

A ranitidina, ou cloridrato de ranitidina, é um remédio que inibe a produção de ácido pelo estômago, sendo indicada no tratamento de vários problemas causados pela presença de ácido em excesso, como úlceras de estômago ou do intestino, esofagite erosiva, ou refluxo gastroesofágico, por exemplo.

Este remédio foi retirado do mercado de forma definitiva pela ANVISA em 2020, por ter sido detectada na sua composição uma substância potencialmente cancerígena, chamada de N-nitrosodimetilamina (NDMA), que se origina pela degradação da própria molécula da ranitidina. 

Ainda não existe previsão da ranitidina ser novamente disponibilizada para venda. Desta forma, é recomendado consultar o médico, para que seja reavaliado o tratamento e indicado outro remédio que possa substituir a ranitidina, caso seja necessário.

Para que serve

A ranitidina age diminuindo a produção de ácido pelo estômago, sendo normalmente indicada para o tratamento ou prevenção de algumas condições, como:

  • Úlceras de estômago ou do intestino;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison;
  • Excesso de acidez gástrica;
  • Esofagite erosiva;
  • Azia;
  • Úlcera por estresse;
  • Síndrome de Mendelson.

A ranitidina também pode ser usada na prevenção de lesões no revestimento do estômago e do início do intestino, causadas pelo uso de anti-inflamatórios não esteróides.

Além disso, quando associada a antibióticos, a ranitidina pode ser indicada para erradicação da bactéria H. pylori e úlcera no estômago. Saiba como identificar os sintomas de úlcera no estômago. 

Como tomar

A dose da ranitidina deve ser sempre indicada por um clínico geral ou gastroenterologista, de acordo com a condição a ser tratada, no entanto, as orientações gerais são:

  • Adultos: a dose normalmente recomendada é de 150 a 300 mg, 2 a 3 vezes por dia, durante o tempo recomendado pelo médico, podendo ser tomado sob a forma de comprimidos ou xarope;
  • Crianças a partir de 1 mês: a dose normalmente recomendada é de 2 a 4 mg por Kg de peso corporal, de uma a duas vezes por dia, conforme orientação do pediatra, não se devendo ultrapassar a dose de 300 mg ao dia. Normalmente, em crianças, a ranitidina é administrada sob a forma de xarope.

No caso de esquecimento de uma dose, deve-se tomar o medicamento o mais rápido possível e tomar as seguintes doses no horário certo, sendo que jamais se deve tomar uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.

A ranitidina também pode ser usada na forma de injeção, que deve ser administrada por um profissional de saúde, conforme orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

A ranitidina é um remédio geralmente bem tolerado, no entanto, embora sejam raros, podem surgir efeitos colaterais como respiração ofegante, dor ou aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, febre, erupções cutâneas ou fissuras na pele e sensação de fraqueza, principalmente quanto a pessoa fica em pé.

No caso do surgimento desses efeitos colaterais, deve-se interromper o tratamento e buscar atendimento médico ou o pronto-socorro mais próximo imediatamente, pois pode ser sinal de reação alérgica grave ou anafilática. Saiba identificar todos os sintomas de reação alérgica grave. 

Quem não deve tomar

A ranitidina não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. 

Além disso, também está contraindicada para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Qual a diferença do ranitidina e omeprazol?

O omeprazol é ligeiramente superior à ranitidina na inibição da produção ácida do estômago e alívio dos sintomas por essas doenças, além de apresentar melhor evolução na cicatrização da esofagite.

Qual é o remédio que substitui a ranitidina?

É possível substituir a ranitidina por outros remédios de efeito semelhante, como medicamentos da classe de omeprazol ou antiácidos.

Qual é o medicamento que substitui o omeprazol?

Princípio Ativo: omeprazol.

Pode tomar omeprazol e ranitidina juntos?

Pode tomar sim, estes dois medicamentos são para tratar doenças do esôfago e estômago. Geralmente quando utilizados em combinação, é utilizado o omeprazol pela manhã e a ranitidina a noite. Procure um gastroenterologista para maiores esclarecimentos.