Onde fica o pancreas no corpo humano

Onde fica o pancreas no corpo humano
O câncer de pâncreas é considerado um dos mais desafiadores ainda hoje Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital

Publicidade

Conhecido por produzir a insulina, o pâncreas é uma glândula com papéis importantes no sistema endócrino e no processo de digestão dos alimentos. É hora de conhecer as suas funções – e alguns problemas de saúde que podem acometê-lo.

Como o pâncreas influencia no sistema digestivo

1. Fábrica a todo vapor: o pâncreas é responsável por produzir diversas substâncias. As principais são a amilase e a lipase. Essas enzimas são excretadas pelos ductos pancreáticos e caem no duodeno, a parte inicial do intestino delgado. É exatamente nesse lugar que elas vão agir.

2. Cortes e reduções: as duas enzimas vão quebrar os alimentos em pedaços menores. A amilase é especializada na digestão do carboidrato, enquanto a lipase atua sobre a gordura. A falta dessa dupla provoca dificuldades na absorção de nutrientes e emagrecimento indesejado.

As funções dessa glândula no sistema endócrino

1. Pequeno arquipélago: existem estruturas no pâncreas chamadas ilhotas de Langerhans. Apesar de numerosas, constituem apenas 2% do tamanho da glândula. Elas são formadas pelas células alfa, que geram o hormônio glucagon, e pelas células beta, que sintetizam a famosa insulina.

2. Faltou doçura: longos períodos de jejum fazem a taxa de açúcar cair muito. Para evitar a hipoglicemia, ocorre a liberação do glucagon. Ele estimula o fígado a transformar seus estoques de glicogênio em moléculas de glicose para o organismo. Isso normaliza a situação.

3. Sangue adocicado: quando há uma grande quantidade de açúcar na circulação sanguínea, o pâncreas é acionado para fabricar a insulina. O hormônio promove uma limpa nos vasos ao botar essa glicose toda para dentro das células, onde servirá como combustível.

Continua após a publicidade

Doenças mais comuns que afetam o pâncreas

Problemas inflamatórios agudos: obstrução do ducto pancreático por pedrinhas da vesícula biliar. Seus sinais são dor abdominal e vômito.

Problemas inflamatórios crônicos: eles destroem progressivamente as células da glândula. A maior causa é o consumo de álcool.

Tumores benignos: adenomas, fibromas e insulomas são os mais frequentes. A predisposição genética influencia bastante.

Câncer: têm alta taxa de mortalidade por causa do diagnóstico tardio. Não costuma dar sintomas.

Dá pra fazer transplante de pâncreas?

Por enquanto, essa técnica está indicada para casos mais graves e prolongados de diabetes tipo 1, enfermidade marcada por uma falha na produção da insulina. Geralmente, os médicos trocam não só o pâncreas, mas também os rins, para evitar complicações.

Outra possibilidade é transplantar somente as ilhotas de Langerhans. Mas esse procedimento, feito em poucos centros no mundo, tem sucesso limitado e o quadro pode voltar ao que era em poucos anos.

Fontes: Marcelo Perosa, coordenador do Programa de Transplantes de Pâncreas, Fígado e Rim do Hospital Leforte (SP); Thiago Costa Ribeiro, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Moriah (SP)

Continua após a publicidade

  • Açúcar
  • Corpo humano
  • Diabetes
  • Gordura

Veja Saúde pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

​​​​​​Apesar de pequeno, o pâncreas é uma das glândulas mais importantes do organismo e pertence aos sistemas digestivo e endócrino. Localizado atrás do estômago, ele possui duas funções diferentes: produzir as enzimas e os sucos digestivos que metabolizam os açúcares, as gorduras e as proteínas, auxiliando na digestão dos alimentos, e também alguns hormônios, como a insulina e o glucagon, que ajudam o organismo a usar os açúcares. As principais doenças do pâncreas que acometem a glândula são o câncer, a pancreatite aguda e os cistos no pâncreas.

Câncer de pâncreas

Segundo o dr. Eduardo Fernandes, especialista em cirurgias hepatobiliares do Hospital São Lucas Copacabana​, o câncer de pâncreas pode ser de dois tipos: exócrino e endócrino e é altamente agressivo, figurando em quarto lugar entre os tipos mais frequentes nas mulheres e o quinto entre os homens.

“Seu índice de mortalidade é alto porque os sintomas mais comuns, como urina escurecida, dor abdominal e nas costas, fraqueza, diarreia e fezes esbranquiçadas, podem ser confundidos com os de condições mais brandas”, diz o médico. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito por um especialista, maiores as chances de o tratamento ser bem-sucedido.

A maior parte dos fatores de risco é ambiental, como alimentação rica em comidas gordurosas e açúcares, tabagismo e alcoolismo, mas a doença também pode ser hereditária, principalmente em pacientes jovens. Apesar de agressivos, os tratamentos, como a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia para retirar o tumor, melhoram o quadro. Saiba mais sobre o assunto com o dr. Eduardo Fernandes na nossa Websérie ​sobre doenças do fígado e pâncreas:

 

Pancreatite aguda

Trata-se de uma inflamação da glândula causada pela movimentação de cálculos biliares, que podem chegar ao pâncreas pelo ducto pancreático e provocar obstrução. Existe uma forma da doença que pode ser genética: a pancreatite crônica hereditária, em que acontece a falha na produção de tripsinogênio, uma enzima pancreática.

“A pancreatite aguda se apresenta de forma repentina, e o paciente costuma sentir dores abdominais e nas costas, principalmente depois de comer. Outros sintomas são vômito, arritmia, febre alta e pele e olhos amarelados (icterícia)”, explica o dr. Eduardo.

Pessoas que exageram no consumo de bebidas alcoólicas e no tabagismo, têm fibrose cística, cálculos biliares, níveis altos de triglicérides ou que têm histórico familiar da doença estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da pancreatite aguda. O tratamento é feito com internação hospitalar, quando o médico usa medicamentos para debelar a inflamação.

Cistos no pâncreas

De caráter quase sempre benigno, os cistos no pâncreas se assemelham a bolsas, que podem conter ar ou líquido, que surgem na glândula. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento do paciente, já que os cistos de natureza maligna podem desenvolver câncer de pâncreas.

“O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames de imagem, como a ecografia e a tomografia, que conseguem visualizar os cistos com nitidez. Uma vez encontrados, o especialista que está cuidando do quadro pode optar pela cirurgia para a retirada dos cistos”, afirma o médico.

Como é a dor de pâncreas?

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

O que acontece quando o pâncreas está inflamado?

Mas quando o pâncreas está inflamado, as enzimas no seu interior atacam e danificam os tecidos que as produzem. A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Qualquer uma das formas é grave e pode levar a complicações. Em casos graves, podem ocorrer hemorragia, infecção e dano tecidual permanente.

Qual é o lado do pâncreas?

Este órgão é composto por três regiões principais: a cabeça, que fica no lado direito do abdômen e é conectada ao duodeno; o corpo e a cauda, que é a parte final estreita do pâncreas e que se ​​estende até o lado esquerdo do corpo.

Quais são os sintomas de problemas no pâncreas?

Sintomas de problemas no pâncreas.
Dores constantes no abdômen;.
Olhos e pele amarelados;.
Urina de cor escura;.
Após as refeições sentir má digestão;.
Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;.
Sensação de estômago ou barriga inchados;.
Vômitos e náuseas recorrentes..