Os equinócios são os quatro dias no ano em que o dia claro e a noite têm a mesma duração

Introdução à Astronomia

Aula 03: Coordenadas, a Terra e a Lua

Tópico 05: Estações do ano e Fusos

Estações do ano

Versão Textual

As estações do ano estão associadas ao movimento anual da Terra entorno do Sol, a eclíptica que recebe esse nome porque é nesta trajetória onde a Lua se situa na ocasião de um eclipse. Outro ponto importante para destacar é que essa trajetória é aproximadamente circular.

O plano dessa trajetória circular anual do Sol é inclinado em relação ao plano do equador celeste, em cerca de 23,5° (veja a figura abaixo). Esta inclinação acaba por determinar como o nosso planeta é iluminado ao longo do ano e consequentemente a variação climática, chamadas de estações.

Os equinócios são os quatro dias no ano em que o dia claro e a noite têm a mesma duração

Além disso, na eclíptica que está associado às estações e a duração dos dias e as noites são o Solstício e o Equinócio.

  • Solstício
  • Equinócio

Solstício

Os raios solares, nessa época do ano, incidem mais obliquamente sobre a superfície do hemisfério sul da Terra, de forma que a incidência de calor é menor. Esse dia é denominado solstício do inverno austral (solstício significa Sol parado; em latim: solstitium).

A noite do solstício do inverno austral é a mais longa do ano. A partir do solstício de inverno, tanto os “dias claros” como os dias civis e astronômicos voltam a aumentar de duração, lentamente. De modo análogo, na posição do dia 21 de dezembro da Figura, é quando ocorre o “dia claro” mais longo do ano para o hemisfério sul, o Sol atinge a posição angular mais ao sul do equador celeste. É o dia do solstício do verão austral.

No verão, a incidência dos raios solares acontece de forma menos oblíqua à superfície. Em lugares próximos ao Trópico de Capricórnio, a incidência é quase perpendicular. Portanto, a insolação é maior. Após o solstício de verão, os “dias claros” se tornam cada vez mais curtos novamente. Em duas ocasiões especiais intermediárias (posições dos dias 22 de setembro e 20 de março da Figura), o “dia claro” e a noite tem a mesma duração (isso ocorre para todo o globo terrestre). São os dias dos equinócios de primavera e outono.

Equinócio

A palavra equinócio, de origem latina, significa noites de igual duração. Os equinócios ocorrem quando o Sol está sobre o círculo do equador celeste, deslocando-se do hemisfério celeste norte para o sul, no caso do equinócio da primavera austral, e fazendo o caminho inverso, no equinócio do outono austral.

Nesses dias, ambos os hemisférios terrestres recebem a mesma quantidade de radiação solar. Entre o início do outono austral e o fim do inverno, os “dias claros” são mais curtos do que as noites (a noite mais longa ocorre no início do inverno), e entre o início da primavera e o fim do verão, a situação se inverte (o dia mais longo ocorre no início do verão). Sequencialmente, para o hemisfério sul da Terra, tem-se: o equinócio de outono em 20 ou 21 de março, o solstício de inverno entre 21 e 23 de junho, o equinócio de primavera em 22 ou 23 de setembro e o solstício de verão entre 21 e 23 de dezembro.

Os equinócios são os quatro dias no ano em que o dia claro e a noite têm a mesma duração

Hora Solar e Fusos Horários

O Sol culmina no céu sempre ao meio-dia solar. Porém, isto ocorre em tempos diferentes para cada meridiano terrestre, conforme a Terra vai girando em torno de si mesma. Enquanto em um determinado lugar o Sol está culminando, em outros o Sol já culminou ou ainda vai culminar. Do mesmo modo, enquanto em alguns lugares o Sol está surgindo no horizonte, em outros o Sol está se pondo. Portanto, a hora solar é local e é fornecida diretamente por um relógio solar. Além disso, o Sol não se desloca com a mesma velocidade ao longo de sua trajetória anual, aparente (ao redor da Terra). Para corrigir esse efeito, criou-se a hora solar média, a partir do movimento uniforme de um Sol fictício. A diferença entre a hora solar média e a hora solar verdadeira é definida como sendo a Equação do Tempo, e pode resultar em até 15 (quinze) minutos a mais ou a menos. A equação do tempo decorre do fato de que a velocidade da Terra em torno do Sol não é constante (translação numa órbita elíptica, como Kepler descobriu).

Os equinócios são os quatro dias no ano em que o dia claro e a noite têm a mesma duração

Fonte

Um fuso horário corresponde a uma faixa de longitude terrestre com 15° (ou 1 h) de largura, na qual se adota a hora solar média do seu meridiano central como sendo sua única hora: a hora civil ou legal. O meridiano de origem (longitude = 0 h) dos fusos horários é aquele que passa pelo Observatório de Greenwich, adotado por questões históricas.

O Brasil possui quatro fusos horários:

O fuso de -2 horas para Fernando de Noronha e Ilhas Oceânicas,
-3 horas para Brasília e a maioria dos estados,
-4 horas para os estados de RO, RR, MS, MT, parte oeste do Pará e a parte leste do Amazonas e
-5 horas para o Acre e o extremo oeste do Amazonas.

O horário de Brasília está em atraso com relação aos europeus, e adiantado em relação aos dos EUA.

Os equinócios são os quatro dias no ano em que o dia claro e a noite têm a mesma duração

Referências

ALMEIDA, Guilherme de. O Roteiro do Céu. Plátano Edições técnica.

ALMEIDA, Guilherme de; RÉ, Pedro. Observar o céu profundo. Plátano Edições técnicas.

COMINS, Neil F.; KAUFMANN, William J. Descobrindo o Universo. Bookman. 8 ed. 2010.

FARIA, Romildo P. Org. Fundamentos de Astronomia. Editora Papirus. 2ed. Campinas-SP.

OLIVEIRA, Kepler de; SARAIVA, Maria de Fátima. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre, 2014.

E verdade que os equinócios são os quatro dias no ano em que o dia claro e a noite têm a mesma duração?

Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

Quanto tempo dura o equinócio?

O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. Esse evento ocorre duas vezes por ano, na primavera e outono. Durante dois dias do ano, as noites e os dias terão quase a mesma duração, 12 horas.

Quando o dia ea noite têm a mesma duração?

Entre 20 e 21 de março, o dia e a noite ficam com a mesma duração. Nos hemisférios sul e norte, este fenômeno é denominado respectivamente de “equinócio do outono” e “equinócio da primavera”.

E verdade que a duração do dia claro e da noite são diferentes dependendo da latitude em que o observador esta e da época do ano?

A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. Essa inclinação faz o astro iluminar um hemisfério por menos tempo durante o outono e o inverno.