Para que um profissional da educação possa exercer o cargo de gestor?

6 minutos para ler

Muitas das vezes, diretores de escolas desempenham funções pedagógicas e administrativas. Então, esses profissionais precisam ter um conjunto diversificado de habilidades para lidar com suas rotinas atribuladas.

Nesse contexto, para realizar um bom trabalho, é importante que você saiba quais habilidades são necessárias para executar as atividades que competem à direção escolar. Além disso, é preciso entender suas funções e descobrir como aprimorar seu trabalho.

Diante disso, é normal surgirem dúvidas sobre como deve ser o perfil do gestor escolar. Continue lendo este artigo e compreenda melhor esses assuntos para tornar sua direção de ensino mais eficiente.

Qual é o papel do gestor escolar?

Além de realizar atividades pedagógicas, o diretor de escola precisa executar funções administrativas — como gerir os recursos, os materiais, as finanças e os profissionais que trabalham com ele.

Então, o papel de diretor escolar pode ser dividido em quatro funções principais: tratar de questões burocráticas, orientar o corpo docente, estabelecer as práticas pedagógicas a serem adotadas no processo de aprendizagem e garantir a qualidade do ensino.

Alguns exemplos de atividades que fazem parte do dia a dia de diretores de escolas são:

  • orientar a elaboração do Projeto Político Pedagógico;
  • gerir os recursos da escola, determinando como serão utilizados e controlando as finanças;
  • acompanhar o desempenho de professores e estudantes;
  • promover ações para aprimorar o trabalho dos docentes e a qualidade do ensino.

Quais as habilidades mais importantes do perfil do gestor escolar?

Pensando na variedade de atividades com as quais esses profissionais se deparam em seu cotidiano, é fácil entender porque eles precisam desenvolver diversas habilidades e competências para realizarem seu trabalho. Conheça as mais importantes.

Boa comunicação

Por lidar com profissionais de todos os setores da escola, é primordial que o gestor escolar tenha uma boa comunicação e seja capazes de transmitir suas orientações e decisões com clareza. Além do mais, saber se comunicar adequadamente facilita o relacionamento entre diretores e professores, potencializando a intensa troca que deve ocorrer entre eles.

Somente dessa forma o ambiente escolar se torna mais agradável, todos conseguem se unir e se ajudar, aumentando consideravelmente o comprometimento com os objetivos em comum — oferecer uma educação de qualidade e transformar as vidas dos alunos.

Habilidade de planejamento

Saber planejar também é uma habilidade indispensável para diretores de escolas, porque isso impacta positivamente nos resultados das ações propostas. Um bom planejador sabe, por exemplo, definir metas, estabelecer prazos, delegar tarefas, acompanhar as ações.

Isso aumenta a probabilidade de elaboração de um plano eficaz, determinante para o sucesso da realização dos objetivos propostos.

Organização

Outra habilidade essencial aos diretores de ensino é a organização. Gerenciar tantas pessoas, processos e setores é naturalmente complexo, porém, essa tarefa se torna mais fluida e menos estressante quando esse profissional sabe se organizar. Isso acontece porque a organização traz benefícios em todas as esferas de atuação da direção de escolas.

Em relação às questões pedagógicas, permite conciliar todas as suas tarefas e executá-las de maneira eficaz. Em se tratando de questões burocráticas, melhora os processos de tomada de decisões e agiliza a identificação de problemas, como inadimplência e atraso na entrega de material, reduzindo os impactos negativos que podem causar.

Flexibilidade

Diretores de escolas precisam ser capazes de promover mudanças sempre que forem necessárias para manter o bom andamento das atividades do colégio. Isso significa que, ao identificarem falhas ou oportunidades de promover melhorias, eles devem estar abertos e dispostos a se adaptarem às novas circunstâncias.

Além disso, ser flexível os ajuda a reagir rapidamente em situações inesperadas, como a ausência de funcionários ou falhas em dispositivos, encontrando maneiras viáveis de contorná-las ou evitar que piorem.

Capacitação constante

Para serem capazes de acompanhar as transformações pelas quais a educação passa e trazerem inovações ao contexto escolar — como a gamificação na educação, aprimorando práticas pedagógicas e processos, os diretores de escolas precisam investir em capacitação constantemente.

Além de buscarem seu próprio aprimoramento também precisam incentivar a capacitação dos funcionários, para que, juntos, possam manter-se atualizados quanto a inovações e saber aplicá-las ao trabalho cotidianamente. Isso aumenta a qualidade do ensino em sua escola, tornando-a mais atrativa para os alunos e seus responsáveis.

Ética

Ter ética no trabalho é indispensável em qualquer área de atuação, entretanto, isso é ainda mais relevante no ambiente educacional por vários motivos. Primeiramente, porque esse ambiente está formando cidadãos, que seguirão os modelos aprendidos nos anos iniciais de suas vidas.

No caso do gestor, isso é ainda imprescindível pois ele precisa inspirar todos os membros da comunidade escolar a adotarem a mesma postura e contribuírem para a construção de um espaço mais harmônico e justo.

Confiabilidade

A confiabilidade definitivamente é uma das características mais importantes do diretor de escola. Ele lida com as finanças e tem acesso a informações sensíveis de funcionários e alunos. Então, o profissional responsável por ela precisa ser honesto e responsável.

Além disso, diretores precisam obter a confiança da comunidade escolar em vários sentidos — dos professores, em relação às suas competências, e dos pais, que os encarregam da educação de seus filhos.

O que fazer para ser um diretor escolar de sucesso?

Essas habilidades podem ser desenvolvidas de várias maneiras. Algumas delas — como flexibilidade, ética e confiabilidade — requerem uma mudança interior dos profissionais, que pode ser alcançada por meio de leituras e autoanálise. Outras, como comunicação, organização e planejamento, são abordadas em cursos de capacitação de diretores escolares, workshops e treinamentos.

Como mostramos, cada um desses pontos contribui de uma maneira para o trabalho dos diretores de escolas, tornando suas ações mais eficazes. Isso leva ao aumento da qualidade do ensino e promove melhorias em todos os setores do colégio, porque esses profissionais são incumbidos de tarefas extremamente importantes.

Neste artigo, você teve a oportunidade de entender melhor o trabalho de diretores de escolas, descobrir quais habilidades o perfil do gestor escolar deve abranger e aprender algumas maneiras de aprimorá-las.

Antes de ir, siga nossas redes sociais para acompanhar as atualizações! Você nos encontra no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e também no canal do YouTube.

Para que o profissional da educação alcance o posto de gestor?

50- Para que o profissional da educação alcance o posto de gestor escolar, é necessário possuir algumas características, que são essenciais para sua atuação na instituição escolar, para tanto, observa-se que cada realidade institucional busca observar-se que cada institucional busca uma postura do gestor.

Para que o profissional da educação chegue ao cargo de gestor se faz necessário observar algumas importantes condições?

Um bom gestor, para que possa apresentar um bom trabalho, deve estar alinhado com as necessidades dos estudantes, assim como das metodologias pedagógicas. Por conta disso, deve haver inteligência e discernimento para desenvolver práticas pedagógicas mais direcionadas.

Qual o papel dos profissionais da educação frente à gestão escolar?

Acompanhar os processos de aprendizagem e de ensino e intervir quando os resultados se mostrarem frágeis, além de conhecer e reconhecer os bons desempenhos; Estimular e criar condições para que os profissionais da escola se capacitem em formações continuadas e em serviço.

Qual deve ser o perfil do gestor escolar?

Então, o profissional responsável por ela precisa ser honesto e responsável. Além disso, diretores precisam obter a confiança da comunidade escolar em vários sentidos — dos professores, em relação às suas competências, e dos pais, que os encarregam da educação de seus filhos.