Parte do cérebro que comanda os movimentos

O sistema nervoso central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo fica protegido pelo crânio, enquanto que a medula espinhal fica protegida pela coluna vertebral.

O encéfalo é uma estrutura que se forma quando se inicia o desenvolvimento embrionário, e à medida que o embrião se desenvolve ele se diferencia em três partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Todas essas partes, inclusive a medula espinhal, são envolvidas por membranas de tecido conjuntivo chamadas de meninges, e o espaço entre o sistema nervoso e as meninges é preenchido pelo líquido cerebrospinal, que tem a função de nutrir o SNC e também de amortecer e protegê-lo contra choques e movimentos súbitos.

Cérebro

O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo humano. É um órgão capaz de armazenar informações, sendo considerado o centro da inteligência e do aprendizado. Possui uma superfície cheia de sulcos e depressões chamadas de circunvoluções cerebrais, e se divide em dois hemisférios cerebrais, o direito e o esquerdo. Esses hemisférios são unidos pelo corpo caloso, uma ponte formada por mais de 200 milhões de fibras nervosas. A camada externa dos hemisférios cerebrais é composta por uma substância cinzenta chamada de córtex cerebral, formada por mais de 10 bilhões de neurônios. A região interna dos hemisférios tem uma massa de cor mais clara do que o córtex, e por isso é chamada de substância branca. Nessa região há neurofibras (prolongamentos dos neurônios) que levam e trazem, do córtex, informações e instruções para o funcionamento corporal.

O córtex cerebral, junto a outras regiões do encéfalo, é responsável por controlar a percepção, as emoções e os atos voluntários, sendo que o córtex recebe e interpreta todas as informações dos órgãos dos sentidos, sendo ele a estrutura responsável pelo pensamento, aprendizagem, linguagem, consciência, memória e inteligência.       

Cada um dos hemisférios cerebrais é dividido em cinco lobos, sendo que quatro lobos recebem os nomes dos ossos que os envolvem:

- Lobos frontais: região do cérebro responsável pelos pensamentos e fala, além do controle dos músculos esqueléticos do lado oposto do corpo;

- Lobos parietais: localiza-se nas laterais superiores da cabeça, e é uma região que está relacionada com as sensações oriundas da pele, músculos, juntas e tendões;

- Lobos temporais: são encontrados nas regiões laterais inferiores da cabeça, na altura das têmporas, e estão associados à audição;

- Lobos occipitais: localizado na parte posterior da cabeça, é uma região que está relacionada à visão;

- Lobos olfativos: situados na região inferior do cérebro, e estão associados ao sentido do olfato.

Tálamo e hipotálamo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tálamo é uma estrutura que recebe impulsos dos órgãos dos sentidos, com exceção do olfato, e os transmite às regiões responsáveis pela sua interpretação no córtex cerebral. Informações provenientes do córtex passam pelo tálamo para depois seguirem para a medula ou para o tronco encefálico. Acredita-se que ele também tenha papel importante na regulação do estado de consciência, alerta e atenção.

O hipotálamo se localiza sob o tálamo e tem o tamanho de um grão de ervilha. É uma região importante para o controle das emoções e regulação do equilíbrio interno do organismo, como temperatura corporal, apetite, sede, excesso ou falta de água no corpo, pressão sanguínea, raiva, instinto sexual, medo, prazer, ciclo menstrual e controle dos hormônios da hipófise.

Tronco encefálico e cerebelo

Parte do cérebro que comanda os movimentos

O tronco encefálico é composto pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano

O tronco encefálico é composto por mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. O mesencéfalo está localizado ao lado do tálamo e hipotálamo, e é responsável pelos reflexos visuais e auditivos. A ponte é o centro de retransmissão de impulsos, e se constitui de fibras nervosas que se unem ao cerebelo e ao córtex cerebral. O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, é constituído de importantes regiões que controlam as funções vitais como ritmo cardíaco, vasoconstrição, respiração etc.

O cerebelo está localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, no tronco encefálico. Tem estrutura parecida com o cérebro, e atua na coordenação de movimentos do corpo, equilíbrio, manutenção da postura e tônus muscular. O cerebelo se liga ao córtex cerebral, medula espinhal e tronco encefálico através de inúmeras fibras nervosas.

Medula espinhal

Parte do cérebro que comanda os movimentos

A medula espinhal fica protegida pelas vértebras

Localizada no interior da coluna vertebral, a medula espinhal é revestida pelas meninges e composta por trinta e um nervos espinhais. Podemos dizer que a medula é uma estação nervosa, pois a maioria das informações das diversas regiões do corpo chega primeiro a ela para depois serem retransmitidas ao encéfalo. Além de servir como mediadora de informações, a medula também produz estímulos simples, que permitem à pessoa reagir com rapidez em situações de emergência, antes que a informação chegue ao cérebro e a pessoa tenha consciência do que está acontecendo, como retirar a mão de um objeto muito quente.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Qual parte do cérebro controla os movimentos?

Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Qual a parte do cérebro que controla a coordenação motora?

leia mais ). O cerebelo é a parte do cérebro mais envolvida na coordenação de sequência de movimentos. Controla também o equilíbrio e a postura.

Qual é a função do cérebro no processo do movimento?

Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. As ações voluntárias são aquelas que nos permite ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras.

Qual a parte do cérebro que controla o equilíbrio?

Anatomia do cerebelo O cerebelo, localizado entre o cérebro e o tronco cerebral, desempenha papel fundamental para a movimentação, controle da musculatura corporal e equilíbrio.