Plano de aula Educação Infantil movimento e música

Aula 01

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos

Conteúdo: brincando com o corpo

Objetivos: deslocar-se no ambiente de aula, utilizando movimentos corporais; seguir orientações da professora.                  

Recurso:  o próprio corpo, imagens de partes do corpo.

Habilidades da BNCC – (EI02CG03) explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

Instrumentalização (1ª atividade): Convidar a turma para sentar no tapete da sala. Contar para elas que vocês irão conversar sobre as partes do corpo e descobrir o que é possível fazer com mãos, pés, boca, cabeça, dentre outras, por meio de algumas brincadeiras com imagens, vídeos e músicas. Disponibilizar para as crianças várias imagens de partes do corpo no centro da roda. As imagens precisam valorizar a diversidade de etnias e culturais, tendo como objetivo o acesso e a exploração das crianças no respeito às diferenças. Convide-as para escolher uma imagem e fazer um movimento usando essa parte do corpo. Sugira às demais que imitem os movimentos que o colega faz. Alterne para que várias crianças escolham imagens e, assim, sejam as precursoras dos movimentos, no entanto, deixe-as à vontade para se expressarem. Participar da brincadeira, fazendo um movimento com a parte do corpo também, incentivando-as nas escolhas delas.

Aula 02

Com os alunos em roda e as imagens que estavam no chão guardadas, será executada no notebook a música Tiquequê Quero Começar

v


fazendo-as perceber sons e movimentos corporais que o grupo faz. Deixe que elas explorem os movimentos a partir da música, realizando assim uma grande brincadeira, na qual elas poderão escolher pares para brincar, se expressar e se divertir espontaneamente, se movimentando umas com as outras, com o próprio professor e com ela mesma. Participar da brincadeira, se divertindo junto com elas.

Aula 03

Campo de experiência: traços, sons, cores e formas

Conteúdo: produzir sons com diversos objetos

Objetivos: Desenvolver a criatividade.

Recursos: Música e diversos objetos (chocalhos, lápis, potes etc.)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento – (EI02TS01) criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

Instrumentalização: Será reproduzida novamente a música Tiquequê quero começar. À disposição dos alunos estarão diversos objetos, que podem ser latas, chocalhos, lápis, enfim, objetos com os quais eles poderão reproduzir sons acompanhado a música.

Aula 04

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos

Conteúdo: colagem

Objetivos: Desenvolver a criatividade.

Recursos: revistas coloridas, encartes, cola.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento – (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Instrumentalização : os alunos receberão seus cadernos e nele haverá um boneco desenhado. Eles deverão fazer colagem nas partes do corpo que movimentaram durante a música, fazendo a rasgadura com as mãos das folhas de revista ou encarte. Deixar que eles colem da forma que eles achem melhor.

Plano de aula Educação Infantil movimento e música

Qual objetivo de trabalhar música e movimento na educação infantil?

“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...

Como trabalhar música e movimento na educação infantil?

Ao cantar com as crianças, incentive-as a fazer movimentos. Um bom exemplo é cantar a música dos dedinhos enquanto aponta para elas. É uma forma de ensinar ritmo, trazer conteúdo e trabalhar a musicalização infantil. A hora de brincar também pode ser usada ​​para o ensino.

O que trabalhar na educação infantil corpo gesto e movimento?

5 atividades práticas para fazer em sala de aula.
1 – Músicas com comando e ações. Existem diversas melodias que estimulam as crianças a fazerem movimentos simultâneos, como pular, agachar, rodopiar e entre outras ações. ... .
2 – Circuitos. ... .
3 – Brincadeiras de imitação. ... .
4 – Montagem com diferentes objetos. ... .
5 – Parquinho..

Como fazer um plano de aula com música?

Em primeiro momento faça um planejamento anual, depois por bimestre ou semestre, vá encaixando as atividades. Exemplo do que se trabalhar durante o ano: Participação em jogos e brincadeiras, cantados e rítmicos, que envolvam dança e improvisação Musical, e movimentos corporais.