Plano de aula natureza Educação Infantil BNCC

Confira abaixo 5 planos de aula para a creche e a pré-escola, que estimulam a participação ativa da criança no aprendizado e na construção do conhecimento através do lúdico.

O planejamento está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e têm como eixos as interações e as brincadeiras.

Plano de aula 1 para creche: acolhimento

Plano de aula para creche - bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Tema Acolhimento
Campo de experiência

O eu, o outro e o nós

Habilidades (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Objetivos Demonstrar reações ao relacionar-se com o outro (sorrisos, expressões faciais, sons, etc.).
Conteúdo Sentimentos e emoções
Duração 30 minutos
Recursos didáticos Fralda, toalha, lenço ou qualquer pedaço de pano cujo tamanho seja suficiente para cobrir o rosto.
Metodologia Dramatização: 1. interagir com o bebê usando diferentes nuances de voz, brincar, chamá-lo pelo nome e depois cobrir o rosto com o pano e aguardar alguns segundos. 2. Retirar o pano de rosto e cumprimentar o bebê com um “olá” efusivo. Observar a reação da criança. 3. Feito isso algumas vezes, alternar: cobrir o rosto da criança e depois de alguns segundos perguntar “Onde está o/a (nome do bebê)?. Retirar o pano e dizer: “Achou!” 4. Estimular a capacidade de interação do bebê, de forma a facilitar a adaptação na transição casa/berçário da instituição de ensino.
Avaliação

Verificar se o bebê tem reações de alegria, surpresa, felicidade ou qualquer outro tipo de sentimento/emoção quando o professor interage com ele, e se demonstra reações a esse estímulo.

Referências -

Plano de aula 2 para creche: cores

Plano de aula para creche - crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Tema Cores
Campo de experiência Traços, sons, cores e formas
Habilidades (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivos Identificar as cores amarelo e vermelho e desenvolver a coordenação motora fina.
Conteúdo Amarelo e vermelho
Duração 40 minutos
Recursos didáticos 1. papel crepom amarelo, 2. papel crepom vermelho, 3. massa de modelar amarela 4. massa de modelar vermelha 5. cola.
Metodologia Aula dialogada: 1. conversar com as crianças sobre as cores e estimular as crianças a identificarem objetos da sala de aula que sejam amarelos e/ou vermelhos. 2. mostrar um cartaz com imagens de alimentos amarelos e/ou vermelhos e aproveitar para conscientizar sobre o que é saudável e sobre o que não é 3. falar sobre a importância de comer frutas e mostrar às crianças frutas de verdade nessas cores (exemplo: maçã, morango, banana, pera) - permitir que as crianças manuseiem, sintam o cheiro, a textura, etc. de cada fruta 4. reforçar que a banana e a pera são de cor amarela e o morango e a maçã, de cor vermelha.
Avaliação 1. entregar a cada criança um pedaço de massinha amarela e um pedaço de massinha vermelha e pedir que modelem uma das frutas que manusearam em sala. 2. distribuir folhinhas de atividades com imagens de frutas usadas em aula como exemplo e dar às crianças pequenos pedaços de papel crepom nas cores correspondentes (as folhinhas estão disponíveis abaixo; basta clicar e imprimir) 3. pedir que as crianças amassem os pedaços de papel crepom formando pequenas bolinhas e que colem tais bolinhas na folhinha até preencher as imagens (o professor deve auxiliar a criança, mostrando como amassar o papel para fazer bolinhas, passando a cola na folha de atividades e colando a primeira bolinha de cada cor).
Referências -
Plano de aula natureza Educação Infantil BNCC
Clique na imagem para imprimir

Plano de aula 3 para pré-escola: conceitos matemáticos

Plano de aula para pré-escola - crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Tema Conceitos matemáticos
Campo de experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Objetivos Adquirir noções de quantidade
Conteúdo Números (1 a 10)
Duração 40 minutos
Recursos didáticos 1. números de 1 a 10 em material colorido (exemplo: borracha EVA), 2. pregadores de roupa, 3. 10 palitos de picolé para cada criança, 4. folhinhas de atividades.
Metodologia

Aula expositiva: 1. conversar com as crianças sobre a importância dos números: servem para nos ajudar a contar (dar exemplos mostrando a contagem de objetos como palitos de picolé, pregadores de roupa, etc.), para informarmos a nossa idade (perguntar às crianças qual a idade delas), etc. 2. iniciar uma contagem a partir do número 1: mostrar às crianças o número colorido em borracha EVA, perguntar se sabem que número é, ensinar o numeral e deixá-lo exposto. Pedir às crianças que mostrem com a mão ao alto o número de palitos de picolé correspondentes. Fazer isso com todos os números. 3. depois de todos os números expostos, fazer uma contagem sequencial e pedir para as crianças repetirem o nome de cada número dito 4. por fim, de forma a trabalhar a sequência numérica, retirar aleatoriamente alguns números que estão expostos e ao refazer a contagem, perguntar às crianças que números estão em falta.

Avaliação 1. distribuir por toda a turma diversos números coloridos confeccionados em borracha EVA (cada aluno deve receber um); cantar a música dos indiozinhos pausadamente e pedir aos alunos que mostrem o número correspondente conforme ele for dito na música. 2. folhinha de atividades para as crianças identificarem as quantidades das imagens (as folhinhas de atividades e de resposta estão disponíveis abaixo; basta clicar e imprimir)
Referências -
Plano de aula natureza Educação Infantil BNCC
Clique na imagem para imprimir
Plano de aula natureza Educação Infantil BNCC
Clique na imagem para imprimir
Plano de aula natureza Educação Infantil BNCC
Clique na imagem para imprimir

Plano de aula 4 para pré-escola: linguagem

Plano de aula para pré-escola - crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Tema Linguagem
Campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
Objetivos Reproduzir histórias e desenvolver a comunicação e a criatividade através da encenação.
Conteúdo Linguagem teatral
Duração 1h
Recursos didáticos 1. livro de história "Os três porquinhos", 2. palitos de picolé, 3. papel vermelho (papel glacê, cartolina, etc.), 4. papel pardo.
Metodologia

Dramatização: 1. contar a história dos três porquinhos com o auxílio de imagens de um livro ou com cartazes. 2. em seguida, pedir aos alunos para recontarem a história (se necessário, auxiliar fazendo perguntas. Exemplo: quem eram os personagens? O que eles construíram? Por que? O que o lobo queria? Os porquinhos tinham medo do lobo?, etc.). 3. depois, dividir a turma em três grupos, e cada um deles ficará responsável por decorar a casinha de um porquinho (o professor já deve levar as casinhas prontas, que podem ser feitas de cartolina com um quadrado, que será a base da casa, e um triângulo, que será o telhado). 4. para cada casinha, usar os seguintes materiais: os palitos de picolé podem representar a madeira, retângulos de papel glacê vermelho podem representar os tijolos, tiras de papel pardo podem representar a palha. 5. depois de ter as 3 casinhas decoradas, sortear os alunos que representarão os personagem e pedir que encenem a história. O professor deve auxiliar, fazendo o papel do narrador, de forma a orientar as crianças.

Avaliação Avaliar a habilidade das crianças de recontarem uma história através da linguagem teatral enquanto forma de expressão.
Referências -

Planos de aula 5 para pré-escola: psicomotricidade

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Tema Psicomotricidade global
Campo de experiência Corpo, gestos e movimentos
Habilidades (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Objetivos Desenvolver a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e trabalhar o tônus muscular.
Conteúdo Coordenação motora ampla
Duração 40 minutos
Recursos didáticos Fita adesiva ou fita crepom ou durex, cadeiras e mesas da sala de aula, barbante, elástico ou qualquer outro tipo de material do tipo fita/fio e guizos.
Metodologia

Gamificação ou Ludicidade: 1. em um espaço adequado, colar previamente as fitas/elásticos/fios de lado a lado do local, ou seja, cada extremidade deve ser colada em uma parede, de forma a criar uma espécie de cama de gato. Na impossibilidade de colar as extremidades dos fios nas paredes, opte por prendê-los/amarrá-los onde for possível (cercas, portas, móveis, mesas, cadeiras, etc.) 2. em alguns desses fios, prender guizos. A ideia é criar um ambiente com vários fios presos e cruzados entre si de forma irregular e, se possível, em diferentes alturas para que as crianças tenham que passar por cima, por baixo ou pelo meio deles, etc. 3. o professor deve fazer pequenos cartazes (tamanho A4) com o nome de cada criança e deixá-los embaralhados do outro lado da cama de gato. O objetivo é a criança atravessar a cama de gato até o fim, buscar o cartaz com o seu nome e voltar novamente pela cama de gato, tentando não encostar nos fios.

Avaliação Atividade "cama de gato": reparar se os alunos tiveram bom desempenho motor, se tiveram domínio do equilíbrio do próprio corpo ao passar por cima dos fios, se apresentaram alguma dificuldade em passar por baixo deles e se conseguiram atravessar o percurso sem tocar na cama de gato (a presença dos guizos será útil nessa avaliação).
Referências -

Se este conteúdo te interessou, veja também:

  • Atividades para educação infantil
  • Atividades para educação infantil (3 anos)
  • Atividades de matemática para educação infantil
  • Brincadeiras para educação infantil
  • Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)

Plano de aula natureza Educação Infantil BNCC

Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).

O que a Bncc fala sobre a natureza na Educação Infantil?

Segundo a BNCC, a área de Ciências da Natureza tem o intuito de promover o letramento científico, para que os alunos compreendam e interpretem o mundo natural e possam transformá-lo.

O que diz a habilidade EI03ET03?

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Qual o objetivo de trabalhar com elementos da natureza na educação infantil?

Os elementos da natureza ajudam as crianças a criarem um senso de autorregulação e gerenciamento de riscos, estimulam a prática de atividade física, combatendo a obesidade e outros problemas, assim como influencia positivamente a redução dos sintomas de condições comuns hoje em dia, como o Transtorno do Déficit de ...

Como trabalhar o tema natureza na Educação Infantil?

Brincar em contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento integral infantil. A natureza em si potencializa o desenvolvimento nos âmbitos biopsicossocial e espiritual. Ela é o espaço de pertencimento da criança, de suas raízes com a Terra.