População ativa é setores de atividades

O conceito de setores da atividade económica corresponde a uma divisão artificial das atividades económicas de cada país, de acordo com a essência da tarefa em questão. Estarão no mesmo setor instituições que produzam bens ou prestem serviços de uma mesma classe, isto é, que apresentem entre si um certo número de similitudes.

Tradicionalmente (o critério deve-se originalmente a Colin Clark), divide-se a economia de cada país em três setores:

Arado, instrumento utilizado na agricultura, uma atividade do setor primário

- o primário, que compreende as atividades ligadas à natureza, como sejam a agricultura, a silvicultura, as pescas, a pecuária, a caça ou as indústrias extrativas;

- o secundário, no qual são englobadas as atividades industriais transformadoras, a construção, a produção de energia;

- o terciário (ou dos serviços), que engloba o comércio, o turismo, os transportes e as atividades financeiras.

Foi já proposto por vários autores destacar do setor terciário o ensino e a investigação, que formariam o setor quaternário. No entanto, esta metodologia de contabilização das atividades económicas não tem sido grandemente seguida.

Existe uma relação entre o nível de desenvolvimento de um país e a distribuição da sua população ativa pelos três setores. De facto, quanto maior for a população ativa a trabalhar no setor primário, mais atrasado economicamente deverá ser o país. À medida que ele se vai desenvolvendo, a sua população vai sendo transferida para os setores industrial e de serviços. Em Portugal, essa tem sido a tendência já desde há vários anos.

Explicamos o que é a população economicamente ativa e as características da população ocupada e economicamente inativa.

População ativa é setores de atividades
A população ocupada faz parte da população economicamente ativa.

A população economicamente ativa, também conhecida como “força de trabalho”, corresponde ao número de pessoas que se encontram em fase de trabalho ou de vida produtiva . Este grupo inclui pessoas que têm uma ocupação e aquelas que não têm, mas estão procurando por ela.

É a parcela da população capaz de fornecer bens ou serviços ao mercado por atender a determinadas variáveis ​​como faixa etária, escolaridade, experiência de trabalho, entre outras. É composto por dois grandes grupos:

  • População trabalhadora. Aquele que tem um emprego.
  • População desempregada.  É a parte da população que não tem emprego, mas está em busca ativa. É também denominado “desemprego aberto”. Não deve ser confundido com a população economicamente inativa.

Veja também: População urbana

População trabalhadora

População ativa é setores de atividades
O setor primário lida com a extração de matérias-primas.

A população ocupada é a parcela da população economicamente ativa que possui pelo menos uma atividade econômica . O critério de uma hora trabalhada permite comparabilidade estatística com outros países e permite captar as múltiplas ocupações informais ou de baixa intensidade em um território.

O número de horas de ocupação normal é considerado entre 35 e 45 horas semanais. Mas dentro da população ocupada, dois subgrupos também estão incluídos, embora não tenham essa característica:

  • População subempregada por hora. É a parcela da população que trabalha menos de trinta e cinco horas semanais.
  • População superlotada. É a parcela da população que trabalha mais de quarenta e cinco horas semanais.

Além disso, a população ocupada difere de acordo com o setor produtivo em que investe sua jornada de trabalho. Esta classificação permite o estudo e análise da produção econômica de uma população. Os diferentes setores são:

  • O setor primário . Abrange atividades econômicas relacionadas à extração de recursos naturais . Exemplos do setor primário são agricultura , pecuária , mineração e exploração de hidrocarbonetos , entre outros.
  • O setor secundário . Abrange atividades econômicas que transformam matérias-primas em produtos acabados, agregando valor às mercadorias. Exemplos do setor secundário são a atividade industrial (considerada leve e pesada ) que oferece produtos móveis, eletrônicos , calçados, alimentos industrializados , confecções, entre outros.
  • O setor terciário . Abrange as atividades econômicas destinadas à prestação de serviços (e não à produção de bens ou mercadorias). Exemplos do setor terciário são comércio , transporte, serviços públicos ou privados, entre outros.
  • O setor quaternário. Abrange as atividades econômicas relacionadas com a prestação de serviços voltados para o trabalho intelectual, de conhecimento e de pesquisa . Exemplos do setor quaternário são consultoria, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia , planejamento financeiro , etc.
  • O setor quinário. Abrange atividades sem fins lucrativos que geram uma contribuição para a sociedade a partir da educação , saúde, recreação, etc. Exemplos do setor quinário são as ações das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), líderes em tecnologia, pessoas de influência ou referências sociais, tarefas oficiais do governo , entre outros.

População economicamente inativa

A população economicamente inativa é a parcela da população que não tem emprego, nem comércio, nem procura . É composto por grupos de pessoas com as seguintes características:

  • Jovens com dezesseis anos ou mais, que não se classificam como empregados.
  • Alunos de qualquer categoria de estudo (ensino fundamental, médio, etc.) que não estejam empregados.
  • Aposentados ou pensionistas.
  • Seja voluntário em atividades sociais ou de caridade.

Siga com: População absoluta

Quais são os setores de atividades?

Setores da Economia.
Setor Primário: extração de matérias-primas..
Setor Secundário: indústria..
Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais..

O QUE É setores de atividade?

Ramo de atividade é definição de qual segmento uma empresa vai atuar. Separado em três categorias, indústria, comércio e serviços, dentro de cada há diversas possibilidades de atuação, tais como fabricação de produtos, vendas ou prestação de serviços.

O que se entende por população ativa?

A população ativa inclui a população em idade ativa (16 a 89 anos) que está empregada ou desempregada. Não inclui o a população inativa que engloba os estudantes, os reformados ou os designados "desencorajados", isto é aqueles que não procuram efetivamente emprego.

Quem faz parte da população ativa?

É classificada de População Economicamente Ativa (PEA) a parcela que pode trabalhar no setor produtivo e que ajuda com a força de trabalho. No Brasil, é entendida entre 15 e 65 anos, pois a atividade entre 15 e 18 anos apenas permitida em caráter de aprendiz. Os 65 anos é a idade máxima para a aposentadoria.