Por que a educação é a base de tudo?

A frase “Educação é a base de tudo” é bem conhecida e se mostra cada vez mais essencial nos dias atuais, pois está relacionada diretamente com a cidadania. Mas afinal, o que é cidadania? Ela corresponde ao conjunto de direitos e deveres do indivíduo, gerando a autonomia em intervir e transformar o meio em que vive.

A professora Cleo Laindsey Ramos, do Colégio ACM, reitera que a educação se dá como base para a cidadania a partir de um espaço de diálogo e de socialização de vivências, onde se estimula a coexistência: “Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania”.

Para a professora, exercer a cidadania significa pensar no bem para todos, nos limites que devem ser criados em prol da liberdade do outro, além de participar da construção do espaço, visando o bem comum. Mas, acima de tudo, é preciso respeitar o próximo no sentido mais amplo, independente de sua cultura, cor, raça, sexo ou religião, valorizando e respeitando as diferenças em todos os âmbitos.

É exatamente neste olhar que buscamos formar os jovens acemistas, com uma educação conscientizadora e prática, que provoque a reflexão e a iniciativa por parte de quem aprende. “Provocando alteridade, para evoluir sua essência, pois a partir deste exercício é que se desenvolve a coexistência”, reforça Cleo. Na ACM, sabemos que mudanças pessoais e sociais duradouras vêm quando trabalhamos juntos. Por este motivo, trabalhamos para garantir que todos tenham a oportunidade de aprender, se desenvolver e buscar um futuro melhor, para aí então também contribuir com o crescimento de outras pessoas e, com isso, gerar um ciclo de transformação social. “O grande mandamento e essência cristã é o amor; contudo este, quando bem vivido, garante-nos a civilidade e valores essenciais que o cristão deve legar à sociedade como um todo, para que ocorra uma verdadeira evolução”, reforça a professora.

Estudo divulgado quarta-feira (29) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que no Brasil existem mais de sete milhões alunos com dois ou mais anos de atraso escolar no Ensino Médio. O dado é preocupante sobretudo porque revela que os mais afetados são meninas e meninos vindos das camadas mais pobres da sociedade.
É urgente desenvolver estratégias específicas para alcançar esses diferentes grupos populacionais, reverter este cenário e garantir trajetórias de sucesso escolar. Um país que não educa corretamente os seus jovens não consegue se desenvolver para garantir direitos básicos à população.
Os candidatos à eleição de outubro, ao invés que trocarem farpas entre si, precisam estabelecer políticas públicas específicas para combater o fracasso escolar com foco nos mais vulneráveis. Uma das frases mas faladas pelos políticos é que “a Educação é a base de tudo”. Essa, no entanto, não deve ser apenas uma retórica de candidato. A Educação tem de ser o pilar central do projeto de Nação do Brasil. Está mais do que comprovado que um país que investe em educação reduz os índices de criminalidade, melhora a saúde pública e outros setores.
É fundamental também desenvolver propostas pedagógicas para evitar o abandono escolar. Diante da grave crise econômica que o Brasil vem enfrentando há vários anos, milhares de jovens deixam de estudar para trabalhar e ajudar no sustento da família. O investimento em escola pública contribuiu, inclusive, para uma maior diversidade nas universidades, algo tão importante para o desenvolvimento do País.
A forma como a renda se concentrou nas últimas décadas no Brasil é um ponto a ser analisado. É hora de fazer esforços para diminuir a diferença entre os mais ricos e os miseráveis. Não se trata de priorizar políticas assistencialistas de distribuição de recursos. É preciso dar aos mais pobres oportunidade de participar do mercado como consumidores e produtores e isso só se consegue com Educação
Uma das soluções é oferecer ensino em tempo integral, com cursos profissionalizantes, por exemplo. Outro ponto fundamental na área da educação é com relação às bolsas no ensino superior. Neste ano, o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) chegou a alertar que, caso o governo federal mantivesse a decisão de cortar 11% do Orçamento do órgão para o ano que vem, podiam ser suspensos os pagamentos de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019. Mais de 93 mil estudantes e pesquisadores podiam ser atingidos pelos cortes das bolsas.
Melhorar a Educação brasileira não deve ser uma causa de um só candidato ou setor. Todos devem estar envolvidos, inclusive as empresas. O governo precisa oferecer um sistema que dê oportunidades a todos de se preparar e se qualificar decentemente para concorrer em condições de igualmente com qualquer profissional, seja ele da vizinha Argentina ou do distante Japão. Não precisamos e nem devemos ficar reféns do conhecimento que vem de fora. O Brasil tem condições e potencial não apenas para formar profissionais de ponta, mas também para exportar-los. Por que não?

Porque a educação é a base de tudo?

A Educação traz mais saúde, mais segurança, mais desenvolvimento. É através da Educação que se geram as melhores oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Joinville, nesse quesito, vem se destacando há muitos anos. A educação básica, oferecida pelo município é referência no Estado e mesmo no País.

O que é a base da educação?

Educação é a base Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Por que a educação é tão importante na vida do ser humano?

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Qual é o papel da educação?

Sua função é garantir a reprodução social e cultural dos valores e conhecimentos necessários à manutenção do status quo, à conservação da sociedade de acordo com a expectativa predominante.