Por que a Inglaterra apoiava a independência das colônias na América Espanhola?

Ao longo das décadas de 1760 e 1770, as relações políticas entre a Inglaterra e as Treze Colônias se tornavam cada vez mais complicadas. Por um lado, a Inglaterra desejava impor tributos e exigências que nunca antes impôs aos colonos norte-americanos. Em contrapartida, os moradores das Treze Colônias, acostumados com a autonomia, não pretendiam se submeter a essa nova política da metrópole britânica.

Insatisfeitos com tal situação, os mais proeminentes representantes das colônias decidiram se reunir no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, organizado em 1774. Nesse evento, seus participantes lavraram um documento em que exigiam o fim dos impostos estabelecidos pelas autoridades britânicas. Sem contar com pretensões separatistas, essa primeira ação política dos colonos pretendia reverter pacificamente o tom intervencionista adotado pelos britânicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sem obter o efeito esperado, outros colonos criam que o conflito militar pudesse dar fim às pretensões colonialistas do governo inglês. Em 1775, alguns colonos já se organizaram militarmente para a realização de um confronto contra a Inglaterra. Nesse mesmo ano, durante o Segundo Congresso Continental da Filadélfia, um contingente maior de partidários defendeu a separação definitiva por meio da organização do confronto direto.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Revolução Americana

Mapa Mental: Revolução Americana

Por que a Inglaterra apoiava a independência das colônias na América Espanhola?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

No mês de junho de 1776, a Virgína declarou a sua independência, após publicar a Declaração dos Direitos Humanos. No mês seguinte, inspirados pela ação da primeira colônia, os demais partidários norte-americanos promulgaram a Declaração de Independência, redigida pela ação dos líderes Samuel Adams, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson. Antes disso, as tropas norte-americanas tomaram a cidade de Boston, ação que demarcou os primeiros confrontos contra as forças britânicas.

Inicialmente, sem contar com uma organização militar coesa, os colonos sofreram derrotas para as já experientes e bem munidas tropas inglesas. Em muitos casos, os colonos dividiam-se entre a manutenção de suas colheitas e a participação nos campos de guerra. Mesmo obtendo êxito na Batalha de Saratoga (1777), os líderes norte-americanos bem sabiam que não poderiam vencer esse confronto sem o vindouro apoio de alguma potência europeia.

Por isso, Benjamin Franklin foi enviado para negociar o apoio militar da França, que desejava uma revanche após a derrota imposta pela Inglaterra na Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763). Pela ação do marquês de La Fayette, o governo francês enviou um destacamento de 7500 homens a serem liderados pelo general Rochambeau. Logo em seguida, os próprios franceses convenceram a Espanha a também lutarem contra os ingleses.

Graças ao apoio militar recebido, os colonos conseguiram finalmente derrotar as forças metropolitanas inglesas na batalha de Yorktown, em 1781. Dois anos mais tarde, as autoridades políticas da Inglaterra reconheceram a independência das Treze Colônias com a assinatura do Tratado de Paris. Na França, o conhecimento da tonalidade ideológica liberal tomada nas guerras de independência inspirou o desenvolvimento da Revolução Francesa, em 1789.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

1. O movimento de independência na América Latina teria sido basicamente o resultado:

A. Da crescente participação francesa em assuntos latino-americanos de forma a facilitar a conquista da península Ibérica por Napoleão.

B. De amplos movimentos de massas liderados por figuras de baixa extração social como Bolívar, San Martin e outros, que esperavam com a independência dar maior oportunidade às classes menos favorecidas.

C. Da crescente participação norte-americana em assuntos latino-americanos como forma de assegurar a não interferência europeia em todas as Américas.

D. Reflexo do crescente antagonismo entre a Inglaterra e a Espanha que se traduziu, em termos coloniais, em incitações à revolta promovidas pelos britânicos.

E. Do crescente antagonismo entre peninsulares (espanhóis) e as oligarquias locais com um elemento deflagrador representado pela invasão da Espanha por Napoleão.

Ver resposta

Resposta: Letra E.

2. A Inglaterra apoiou os movimentos de independência das colônias luso-espanholas devido ao(à):

A. Receio da expansão comercial das colônias.

B. Influência das ideias geradas pela Revolução Francesa.

C. Influência das novas ideias políticas do século XVIII sobre a Espanha e Portugal.

D. Necessidade de aumentar a produção industrial das colônias.

E. Necessidade de assegurar novos mercados para seus produtos.

Ver resposta

Resposta: Letra E.

3. (UFSCAR-SP) A  independência das colônias espanholas da América deveu-se a diversos fatores. Assinale a opção na qual todos dos fatores relacionados contribuíram para essa independência.

A. Política mercantilista da Espanha, influência da independência brasileira, interesse dos Estados Unidos no comércio das colônias espanholas.

B. Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos na colônia, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.

C. Influência das ideias políticas de Maquiavel, auxílio militar brasileiro à independência dos territórios vizinhos, exemplo da independência dos Estados Unidos.

D. Liberalismo político e econômico, adotado pelas cortes espanholas; enfraquecimento do governo espanhol por causa da intervenção militar francesa; política do Congresso de Viena favorável à independência das colônias.

E. Interesse econômico da Inglaterra na independência das colônias; política de suspensão das restrições às colônias, seguida pelo governo de José Bonaparte; aliança entre chapetones, colonos nascidos na Espanha, e criollos, nascidos nas colônias, para promover a independência.

Ver resposta

Resposta: Letra B.

4. (FUVEST-SP) Na América espanhola, os movimentos de independência foram estimulados pela:

A. transferência do poder político dos criollos para os chapetones, eliminando os vínculos que uniam as colônias espanholas da América à metrópole.

B. desarticulação do poder monárquico na Espanha com as guerras napoleônicas.

C. manutenção do pacto colonial, elemento principal da prática do livre comércio.

D. ausência de reforma administrativa de caráter mercantilista.

E. ação da população mestiça, que liderava os movimentos emancipacionistas.

Ver resposta

Resposta: Letra B.

5. (VUNESP) O processo de independência na América Latina deve ser compreendido no contexto da conjuntura internacional, marcada pelo ideário liberal iluminista, a expansão industrial inglesa, as guerras napoleônicas, além das crises inerentes ao sistema colonial. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o processo de independência na América espanhola.

A. Conflito social que não teve relação com a desigualdade entre os nascidos na terra e na metrópole.

B. Ruptura colônia/metrópole mais relacionada com a Guerra dos Sete Anos e sem relação alguma com as campanhas de Napoleão na península Ibérica.

C. Abertura dos portos à livre concorrência dos produtos manufaturados europeus para garantir a sobrevivência interna da pequena indústria têxtil latino-americana.

D. Movimento de libertação fundamentado na identidade profunda entre a independência política e a independência econômica.

E. Movimento emancipador conduzido principalmente pelos criollos.

Ver resposta

Resposta: Letra E.

6. (FUVEST-SP) A Inglaterra apoiou os movimentos de independência da América Espanhola no século XIX porque queria:

A. Implantar na América as ideias liberais expressas por Locke.

B. Abrir mercados consumidores para sua crescente produção industrial.

C. Fazer cumprir os princípios intervencionistas estabelecidos pela Santa Aliança.

D. Auxílio militar das colônias espanholas contra Napoleão.

E. Dominar o tráfico de escravos para a América.

Ver resposta

Resposta: Letra B.

Tancredo

Por que a Inglaterra era a favor da independência das colônias espanholas?

A Inglaterra era movida por interesses econômicos, já que os novos países podiam representar mercado seguro para seus produtos. Sem a ajuda da Santa Aliança, o domínio da Espanha na América chegou ao fim.

Qual o interesse da Inglaterra em apoiar a independência das colônias da América Espanhola?

Resposta verificada por especialistas. Olá, Podemos afirmar que o interesse da Inglaterra na independência da América era puramente econômico e comercial, sendo que conforme os países conseguiam suas respectivas independências, podiam comercializar diretamente com os ingleses.

Por que a Inglaterra via com bons olhos as independências Latino

A Inglaterra também via com bons olhos as independências latino-americanas, pois assim poderia aumentar seus mercados consumidores. Ainda no século XVIII observamos os primeiros movimentos emancipacionistas, época em que se destacou o líder peruano Tupac Amaru.

Quem liderou a independência da América espanhola e o que cada um defendia?

Os principais líderes do movimento emancipacionista hispano-americano foram Simon Bolívar e José de San Martín. Membros da elite criolla, Bolívar e San Martín, seguindo rotas opostas, percorreram o território latino-americano, difundindo a luta pela independência das colônias em relação à Metrópole espanhola.