Por que a presença de orgãos análogos representa uma evidência da evolução?

Estes exercícios sobre as evidências da evolução lhe ajudarão na compreensão desse tema e também a fixar esse conteúdo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

A teoria da Evolução, apesar de apresentar uma grande quantidade de evidências que afirmam sua veracidade, ainda é alvo de muitas discussões. Um dos fatos que confirmam a evolução diz respeito à presença de estruturas atrofiadas, que recebem o nome de:

a) órgãos análogos.

b) órgãos homólogos.

c) órgãos vestigiais.

d) apêndices.

As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas:

a) homólogas.

b) análogas.

c) vestigiais.

d) fósseis.

Alguns órgãos, tais como a asa de uma ave e o braço humano, possuem mesma origem embrionária, mesmo apresentando funções diferentes. Essas estruturas são resultado de pressões seletivas diferentes, que causam um fenômeno conhecido como:

a) evolução convergente.

b) evolução divergente.

c) isolamento reprodutivo.

d) isolamento geográfico.

(UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em:

a) convergência adaptativa.

b) isolamento reprodutivo.

c) irradiação adaptativa.

d) isolamento geográfico.

e) alopatria.

(Fuvest) Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas?

a) Asa de morcego e asa de borboleta.

b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.

c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.

d) Asa de ave e asa de morcego.

e) Concha de caramujo e escama de peixe.

respostas

Alternativa “c”. Algumas estruturas são chamadas de vestigiais por apresentarem-se bem reduzidas e com pouca ou nenhuma função. O apêndice vermiforme no homem é considerado, por muitos autores, como uma estrutura vestigial.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Chamamos de estruturas ou órgãos análogos aqueles que possuem a mesma função, mas não apresentam a mesma origem.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Dizemos que houve uma evolução divergente quando temos órgãos homólogos que surgiram em decorrência da adaptação dos organismos aos diferentes modos de vida.

Voltar a questão

Alternativa “a”. Quando uma estrutura apresenta-se semelhante em espécies diferentes, mas não possui a mesma origem embrionária, dizemos que ela é resultado de uma convergência adaptativa. Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.

Voltar a questão

Alternativa “d”. A asa de uma ave e a asa de um morcego são estruturas homólogas, pois possuem a mesma origem embrionária. Alguns autores, entretanto, consideram os esqueletos desses animais homólogos, mas os órgãos análogos.

Voltar a questão

Por que a presença de orgãos análogos representa uma evidência da evolução?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Estes exercícios sobre as evidências da evolução testarão seus conhecimentos sobre os fatores que testificam que os seres vivos sofrem modificações ao longo do tempo.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

A evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo. Essa teoria é sustentada por algumas evidências, como a presença de estruturas que apresentam origem embrionária semelhante, mas nem sempre a mesma função. Essas estruturas são chamadas de:

a) Homólogas.

b) Heterólogas.

c) Análogas.

d) Isólogas.

e) Plurólogas.

ver resposta


Questão 2

Uma das evidências evolutivas é a presença de estruturas atrofiadas que aparentemente não possuem funções para um organismo. Essas estruturas são chamadas de:

a) órgãos homólogos.

b) órgãos extintos.

c) órgãos vestigiais.

d) órgãos sistemáticos.

e) órgãos análogos.

ver resposta


Questão 3

Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução:

a) Fósseis.

b) Morfologia externa.

c) Órgãos vestigiais.

d) Homologias.

e) Evidências moleculares.

ver resposta


Questão 4

(UEPG) A partir da teoria da evolução, é aceito que os organismos são aparentados e descendem de um ancestral comum. Com relação às evidências da evolução, assinale o que for correto.

( ) – Os órgãos de mesma origem embrionária e com semelhanças anatômicas são chamados de homólogos.

( ) – As comparações de DNA entre as diferentes espécies não têm revelado grau de semelhança entre os genes e não podem ser utilizados em estudos evolutivos.

( ) – Órgãos análogos são aqueles que têm a mesma origem embrionária e funções semelhantes.

( ) – Os órgãos vestigiais não são utilizados nos estudos de evolução por, em nenhum momento, indicarem relações evolutivas.

( ) – O braço humano, a nadadeira do golfinho e a asa do morcego são estruturas homólogas.

ver resposta


Questão 5

(Favip) Entre as alternativas a seguir, uma não apresenta evidência que apoia a teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo. Aponte-a.

a) Existência de alterações cromossômicas ou mutações no material genético.

b) Prevalência dos indivíduos com características vantajosas.

c) Reprodução sexuada com diferentes parceiros e grande variedade fenotípica.

d) Migração e isolamento geográfico de parte da população.

e) Presença de caracteres fenotípicos adquiridos no ciclo de vida.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. As estruturas homólogas apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre exercem a mesma função.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Órgãos vestigiais são considerados evidências da evolução, pois, atualmente, estão atrofiados, mas, no passado, podem ter sido importantes.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. A morfologia externa pode sofrer modificações pelo meio e, portanto, não é um bom indicador de evolução.

voltar a questão


Resposta Questão 4

(V)

(F) – A afirmação está incorreta porque evidências moleculares permitem avaliar e identificar o parentesco entre os organismos.

(F) – A afirmativa está errada porque órgãos análogos não possuem a mesma origem embrionária.

(F) – A alternativa está incorreta porque os órgãos vestigiais podem ter sido importantes nos antepassados e indicar evolução.

(V)

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Os fenótipos adquiridos durante a vida não podem ser utilizados como critério evolutivo, pois não são passados aos descendentes.

voltar a questão


Por que a presença de orgãos análogos representa uma evidência da evolução?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Qual a importância dos órgãos homólogos e análogos na evidência da evolução?

Órgãos análogos e homólogos permitem conhecer a história evolutiva dos organismos. A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente.

O que nos mostra a existência de órgãos análogos?

Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos. Apesar de ambas ajudarem no voo, as asas citadas apresentam origens embrionárias distintas.

Por que os órgãos homólogos são considerados evidências da evolução biológica?

Órgãos homólogos Órgãos homólogos são aqueles que apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre a mesma função. Esses órgãos são essenciais nos estudos evolutivos, uma vez que espécies que possuem essa característica certamente possuem certo grau de parentesco, ou seja, possuem um ancestral comum.

O que nos mostra a existência de órgãos homólogos?

Resposta verificada por especialistas. Órgão homólogos e análogos confirmam as teorias evolutivas, visto que mostram a existência de um ancestral em comum, muitas vezes em espécies completamente diferentes.