Por que as substâncias metálicas sólidas metais sólidos conduzem corrente elétrica e as substâncias iônicas sólidas não conduzem corrente elétrica?

Substâncias ionicas,moleculares,metálica

306 palavras 2 páginas

Exibir mais

SUBSTANCIAS MOLECULARES: é uma substancia formada basicamente por moleculas. As substancias moleculares geralmente possuem ponto de fusao e ebulição menores que as de composto ionicos, as interaçoes entre as moleculas sao muito pequenas. Essas substancias nao conduzem corrente eletrica no estado solido nem liquido.
Substancias metalica: Sao substancias caracterizada por sua boa condutividade eletrica e de calor, geralmentes apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusao e de ebuliçao e uma elavada dureza. Conduzem corrente eletrica tanto no estado solido quanto no liquido.
SUBSTANCIAS IONICAS: Essa ligacao ocorre quando dois atomos com diferenca elevada de eletronegatividade estabele uma relacao entre eles, em que o que possui maior eletronegatividade traz para si o eletron do atomo menos eletronegativo. Assim, a ligacao ionica se caracteriza pela doacao de eletrons, diferentemente da interaçao molecular, em que ha apenas um compartilhamento de eletrons. Geralmente, as ligacoes ionicas sao feitas entre atomos dos metais com os nao-metais, pois possuem grande diferenca de eletronegatividade os nao-metais tendem a "roubar" os eletrons dos metais.
SUBSTANCIAS MOLECULARES: é uma substancia formada basicamente por moleculas. As substancias moleculares geralmente possuem ponto de fusao e ebulição menores que as de composto ionicos, as interaçoes entre as moleculas sao muito pequenas. Essas substancias nao conduzem corrente eletrica no estado solido nem liquido.
Substancias metalica: Sao substancias caracterizada por sua boa condutividade eletrica e de calor, geralmentes apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusao e de ebuliçao e uma elavada dureza. Conduzem corrente eletrica tanto no estado solido quanto no liquido
SUBSTANCIAS METÁLICA: Sao substancias caracterizada por sua boa condutividade eletrica e de calor, geralmentes apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusao e de ebuliçao e uma elavada dureza. Conduzem

Teólogo protestante e filósofo irlandês, Francis Hutcheson foi uma das referências do filósofo e economista escocês Adam Smith. Assista ao nosso vídeo para conhecer a história desse importante pensador.

Vamos descobrir através desta postagem o porquê de algumas substâncias conduzirem eletricidade, enquanto outras simplesmente não possuem essa propriedade.

O “segredo” de conduzir ou não eletricidade está no tipo de ligação química na qual a substância é formada. As ligações químicas podem ser: ligações metálicas( dando origem a substâncias metálicas), ligações moleculares( originando substâncias moleculares) e ligações iônicas( formando substâncias iônicas).

Substâncias Metálicas

As substâncias metálicas são ótimas condutoras de eletricidade no seu estado sólido, graças aos elétrons “livres” presentes na ligação metálica, como esquematizado na figura a seguir:

Por que as substâncias metálicas sólidas metais sólidos conduzem corrente elétrica e as substâncias iônicas sólidas não conduzem corrente elétrica?
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 1

Quando  são fundidos( passam para o estado líquido), os materiais metálicos continuam a conduzir bem a  eletricidade, pois ainda apresentam os elétrons “livres”.

Substâncias Moleculares

As substâncias moleculares por sua vez, não são capazes de conduzir corrente elétrica( a não ser em estado gasoso e submetida a condições extremas), pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres. Veja um exemplo na figura:

Por que as substâncias metálicas sólidas metais sólidos conduzem corrente elétrica e as substâncias iônicas sólidas não conduzem corrente elétrica?
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 1

Substâncias Iônicas

As substâncias iônicas, ao contrário das moleculares, não são eletricamente neutras, pois os íons são entidades possuidoras de carga elétrica. Portanto, as substâncias iônicas conduzem eletricidade apenas no estado líquido, pois os íons tem a “liberdade” de se movimentar. Também conduzem corrente elétrica quando se dissociam em um determinado solvente. No estado sólido, os íons se encontram “presos” formando o chamado retículo cristalino iônico, não conduzindo assim eletricidade. Veja o figura abaixo:

Os arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas, também chamadas de compostos iônicos. A união entre os íons acontece em consequência das forças de atração eletrostática, que ocorrem a todo o momento ao nosso redor, onde existem cargas elétricas de sinais opostos atraindo-se.

A atração entre os íons produz aglomerados com formas geométricas definidas que recebem o nome de retículos cristalinos. Nesse retículo, cada ânion atrai simultaneamente vários cátions e cada cátion também atrai simultaneamente vários ânions.

Exemplo de substância iônica

O cloreto de sódio (o sal de cozinha) é um exemplo de substância iônica formada por inúmeros aglomerados iônicos. O arranjo entre os cátions sódio (Na+) e os ânions cloreto (Cl-) atrai fortemente esses íons por terem cargas contrárias, formando, assim, a substância cloreto de sódio, que é um retículo cristalino em formato geométrico cúbico. Os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, consequentemente, substâncias iônicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As principais características desses compostos devem-se à existência do retículo iônico.

Propriedades das substâncias iônicas:

• Apresentam alto ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE);

• São sólidas à temperatura ambiente (25 °C) e apresentam forma definida;

• Quebram-se facilmente quando são submetidas a impactos, e produzem faces planas, e são, portanto, cristais duros e quebradiços;

• O melhor solvente dessas substâncias é a água;

• Conduzem corrente elétrica no estado líquido (fundido) e quando estão dissolvidas em água. Essa propriedade decorre da existência de íons com liberdade de movimento.

Por que as substâncias metálicas metais sólidas conduzem corrente elétrica e as substâncias iônicas sólidas não conduzem corrente elétrica?

Essa teoria da ligação metálica explica muitas propriedades dos metais, por exemplo, os metais são bons condutores térmicos e elétricos devido aos elétrons livres, que permitem o trânsito rápido de calor e eletricidade.

Por que as substâncias metálicas metais sólidas conduzem corrente elétrica?

Essa propriedade é explicada pelo fato de que como os metais possuem um “mar” de elétrons livres, ou deslocalizados, esses elétrons permitem a transição rápida de eletricidade através do metal.

Por que as substâncias iônicas conduzem corrente elétrica?

Substâncias iônicas, quando em solução ou quando fundidas (líquidas), liberam íons, portanto conduzem corrente elétrica.

Por que as substâncias moleculares não conduzem corrente elétrica?

As substâncias moleculares não apresentam cargas livres e, portanto, são incapazes de conduzir corrente elétrica*. ...