Por que o estágio curricular supervisionado deve ser visto como um importante meio na formação do professor?

6 minutos para ler

O estágio supervisionado promove experiência prática e é fundamental para o melhor aproveitamento da graduação. Nessa atividade, é possível colocar em ação os conhecimentos adquiridos na faculdade.

O estudante acompanha o dia a dia de profissionais experientes e conhece o mercado de trabalho antes de se formar. As habilidades desenvolvidas no estágio são únicas, especialmente para os jovens que ainda não tiveram a oportunidade de atuar em um emprego formal.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre o estágio supervisionado e a importância da atividade para a sua carreira. Boa leitura!

O que é estágio supervisionado e quais são os benefícios?

O estágio supervisionado é uma atividade proposta aos alunos de graduação que permite vivenciar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula em uma situação prática. Por meio desse tipo de experiência, é possível obter competências e conhecimentos com a supervisão de um profissional já formado.

Para essa atividade, a presença de um profissional em campo é obrigatória, ou seja, na instituição ou empresa em que você cursa o estágio, além de um professor da sua faculdade. Nesse tipo de estágio, você atua dentro de uma companhia, experimentando a rotina do ambiente de trabalho e realizando tarefas relativas à sua área de estudo.

Alia teoria e prática

Durante o período do estágio, é possível colocar em prática parte do que é estudado em sala de aula e também ter contato com as especificidades da profissão escolhida. Essas oportunidades ajudam a ampliar o conhecimento.

Você vai perceber que nem sempre a teoria é igual à prática, e o dinamismo do mundo moderno permite enfrentar situações únicas, muitas vezes, além do ambiente acadêmico. Por isso, o estágio supervisionado é uma das atividades complementares da faculdade, o que deixa o aluno mais preparado para o mercado de trabalho.

Traz retorno financeiro

A Lei do Estágio garante alguns direitos para os estagiários. Um deles é a remuneração mensal, sem descontos, e as férias remuneradas. Assim, você terá retorno financeiro, o que trará mais liberdade e ainda ajudará a pagar a faculdade.

Dessa forma, você aprende a lidar com o dinheiro desde o início da carreira e pode começar o seu planejamento financeiro, guardando e administrando as finanças para fazer cursos de aperfeiçoamento ou ser independente.

Melhora o aproveitamento do curso

Muitos cursos exigem o estágio supervisionado para que os alunos possam concluir a graduação ou aceitam as horas trabalhadas como créditos extras. Dessa forma, você pode aplicar a sua experiência na sala de aula e aproveitar melhor o curso, garantindo uma formação profissional de excelência.

Para que serve esse estágio?

Alguns cursos exigem estágios para a formação do aluno durante o período da graduação, como Fisioterapia ou Psicologia. Nesse caso, existe um grande apoio da faculdade para que seja possível encontrar uma oportunidade.

Aqui na Estácio, os alunos contam com o apoio do portal Estácio Carreiras, que oferece diversas vagas para quem ainda não sabe como conseguir um estágio. Além disso, alunos e ex-alunos têm acompanhamento completo em todos os momentos da carreira.

Esse tipo de estágio tem a supervisão direta de um professor responsável e, em geral, é necessário entregar um relatório sobre o trabalho, valendo nota. No caso do estágio não-obrigatório, que é uma opção do aluno, não existe essa obrigatoriedade e o único supervisor é o chefe da empresa na qual o estudante trabalha.

Também existem diferenças nas atividades desenvolvidas. No estágio supervisionado, o aluno atua como um observador, com o objetivo de entender como funcionam determinados aspectos da dinâmica de trabalho naquela profissão.

Em cursos de licenciatura, por exemplo, é necessário ir a uma escola para acompanhar as aulas de um professor e entender como ele lida com as questões didáticas. Já no estágio não-obrigatório, o estagiário deve colocar a mão na massa e executar tarefas de menor complexidade.

Como conseguir um bom desempenho?

Antes de fazer uma entrevista de estágio, é importante entrar em contato com a sua instituição de ensino para se informar sobre os convênios e as parcerias disponíveis. Esse processo é essencial, pois as atividades desenvolvidas pelo aluno devem estar em conformidade à proposta pedagógica do curso.

Por isso, é importante buscar por faculdades que ofereçam um bom programa de estágio supervisionado, pois, assim, é possível garantir uma formação mais completa. Além disso, fica mais fácil conseguir uma boa oportunidade no mercado.

Para manter um bom desempenho e equilíbrio entre o estágio e a faculdade, é fundamental ter planejamento, de modo a não perder o foco. Confira algumas habilidades que você deve desenvolver a fim de se destacar no estágio.

Tenha comprometimento

Essa característica deve ser a base da sua vida profissional. Esteja comprometido com todas as tarefas que forem delegadas a você e procure entregar as demandas no prazo definido. Isso é fundamental tanto para o desempenho da empresa quanto para o seu desenvolvimento pessoal.

Seja organizado

A organização torna tudo mais prático, poupando tempo até mesmo em tarefas básicas. Por isso, tente manter o seu ambiente de trabalho organizado, o que passa uma boa impressão e ainda ajuda a gerenciar melhor as suas atividades.

Mostre iniciativa

Outro ponto importante é estar disposto a ajudar, caso necessário. Mesmo que a sua função seja observar, tente se oferecer para alguns trabalhos que achar relevante. Assim, você aprende ainda mais no estágio.

Qual é o impacto do estágio supervisionado no futuro do estudante?

Muitas vezes, o estágio supervisionado é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho. A partir dessa experiência, é possível conhecer os desafios da profissão e buscar formas de solucioná-los.

Além da experiência profissional, você terá a oportunidade de ampliar o seu networking, tanto com outros estudantes e professores quanto com profissionais que já atuam na área e podem fornecer dicas valiosas para quem quer se destacar no mercado. Esse também pode ser o passo para o início de sua carreira, por contar como experiência profissional e facilitar a conquista do primeiro emprego.

O estágio supervisionado enriquece o currículo e é uma ótima oportunidade para complementar a experiência acadêmica, além de preparar o estudante para conquistar novas posições no mercado. A atividade permite fazer contatos na sua área profissional, aumentando as chances de conseguir efetivação no futuro.

Gostou das informações? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todos os conteúdos postados no blog! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram!

Qual a importância do estágio supervisionado na formação de professores?

O Estágio tem grande importância na formação inicial docente, uma vez que permite o contato direto dos licenciandos com a realidade escolar, levando estes professores em formação inicial a vivenciarem o processo de ensino e aprendizagem sob a ótica docente.

Por que o estágio é importante na sua formação como profissional?

O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho dentro da sua área de atuação escolhida. Essa experiência é uma importante aliada ao curso de graduação, auxiliando no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação.

Qual a importância do estágio curricular obrigatório para a formação do estudante?

O estágio curricular obrigatório aproxima o aluno das atividades comuns que ele vai encontrar no dia a dia da sua profissão. Além disso, é uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, colocando em prática o aprendizado adquirido.

Qual a importância do estágio para os acadêmicos de pedagógica e de que forma ele tem contribuído para sua formação?

Assim, os estágios são importantes porque objetiva a efetivação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades através da supervisão de professores atuantes, sendo a relação direta da teoria com a prática cotidiana.