Por que os materiais cerâmicos são frágeis e apresentam maior módulo de elasticidade e do que os metais a nível de estrutura atômica?

Página Inicial > Ciência dos Materiais > Classificação e Propriedades dos Materiais > Tensão e deformação

Cite uma razão pela qual os materiais cerâmicos são, em geral, mais duros, porém mais frágeis, que os metais.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

Bom... a principal razão que confere aos materiais cerâmicos estas propriedades de alta dureza e fragilidade está relacionada com suas ligações.

Os cerâmicos são compostos por ligações covalentes, iônicas ou de ambos os tipos. As ligações covalentes se formam em direções específicas por isso, quando uma força é aplicada, as ligações se esforçam muito para resistir à deformação.

Além disso ela é quebradiça devido às ligações iônicas presentes entre os componentes do material. As ligações iônicas são muito fortes e requerem uma quantidade relativamente grande de energia para se romper. Porém, uma vez que essa energia é aplicada, as ligações quebram completamente o que torna o material frágil.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para um latão, as seguintes tensões verdadeiras produzem as

Ver Mais

Um latão, a ser usado como mola, deve possuir um módulo de r

Ver Mais

Mostre que as Equações 6.18a e 6.18b são válidas quando não

Ver Mais

Considerando os dados no Problema 6.29 e as Equações 6.15, 6

Ver Mais

Para um latão, as seguintes tensões de engenharia produzem a

Ver Mais

Ver Também

Ver Livro Callister - Ciência e Engenharia de Materiais. Uma IntroduçãoVer tudo sobre Classificação e Propriedades dos MateriaisLista de exercícios de Tensão e deformaçãoVer exercício 12.Perguntas e Problemas - 39Ver exercício 12.Perguntas e Problemas - 25

Por que os materiais cerâmicos são frágeis e apresentam maior módulo de elasticidade e do que os metais?

Devido à existência de planos de deslizamento independentes, ligações iónicas e/ou covalentes e ordem a longa distância, os cerâmicos são materiais duros e frágeis com pouca tenacidade e ductilidade.

Porque as cerâmicas são frágeis e têm alto ponto de fusão?

Devido a natureza de suas ligações químicas estes materiais normalmente são isolantes térmicos e elétricos, além de serem duros e frágeis e resistirem a elevadas temperaturas.

Quais características influenciam no módulo de elasticidade dos materiais cerâmicos?

O módulo de elasticidade varia em função das diferentes direções cristalográficas devido à variação das intensidades das forças de ligações interatômicas.

O que caracteriza a fragilidade de um material cerâmico?

Resistência à fratura: Em temperatura ambiente, sejam as cerâmicas do tipo cristalina ou não cristalina, as cerâmicas quase sempre sofrem fratura antes de sofrerem qualquer tipo de deformação plástica, como resposta à uma carga de tração. Isso evidencia seu elevado nível de fragilidade.