Por quê plateia tirou o acento

O Novo Acordo Ortográfico começou a ser discutido em 1975 e foi assinado em 1990 pelos oito países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Confirmado por todos os países, exceto Angola e Moçambique, entrou em vigor em 2009 em Portugal e no Brasil, mas previa um período de adaptação, durante o qual seriam aceites as duas grafias. Após prolongado o prazo inicialmente previsto, de três anos, esse período terminou no próximo ano em Portugal (maio) e no Brasil (dezembro). 

O acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008, pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva,

Por quê plateia tirou o acento
com previsão de passar por um período de adaptação, até dezembro de 2012, entrando oficialmente em vigor a partir de janeiro deste ano.

Veja as outras regras aqui.

MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS ÉI E ÓI

  1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como eraComo ficaalcalóidealcaloidealcatéiaalcateiaandróideandroideapóia(verbo apoiar)apoiaapóio(verbo apoiar)apoioasteróideasteroidebóiaboiacelulóideceluloideclarabóiaclaraboiacolméiacolmeiaCoréiaCoreiadebilóidedebiloideepopéiaepopeiaestóicoestoicoestréiaestreiaestréio (verbo estrear)estreiogeléiageleiaheróicoheroicoidéiaideiajibóiajiboiajóiajoiaodisséiaodisseiaparanóiaparanoiaparanóicoparanoicoplatéiaplateiatramóiatramoia

 

Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis e ói (s). Exemplos: papéis, herói, heróis, dói (verbo doer), sóis etc.

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook

Compartilhar no twitter

Compartilhar no linkedin

Compartilhar no email

Compartilhar no whatsapp

Por quê plateia tirou o acento

QG do Enem

O QG do Enem Cursos On-line é uma plataforma digital que oferece diversos cursos e serviços de preparação para o ENEM e vestibulares. A empresa é fruto de uma parceria entre a Eleva Educação, grupo dono de 5 das 15 melhores escolas do país, e o CERS, renomada instituição de ensino jurídico à distância.

Mas para entender que se tratava de uma piada com as novas normas do português, o leitor precisaria saber a outra parte do jogo de palavras. Como se escreve: acento ou assento?

As duas formas estão corretas para a língua portuguesa. Mas quem leu o título precisaria saber o que significa cada uma e em quais casos são usadas. Casos como esse, em que as palavras são pronunciadas de forma igual mas apresentam grafia e significados diferentes, são chamados homófonos.

Leia também:
+ Relembre as principais mudanças do Novo Acordo Ortográfico
+ Teste de português: veja quantas palavras você acerta

Uso correto de acento

Para a manchete do jornal não ser referir a uma tragédia, o termo usado foi "acento". Quando usada a letra "C", esse substantivo se refere aos sinais gráficos de pontuação das palavras para indicar suas sílabas tônicas.

  • Acento agudo;
  • Acento grave;
  • Acento circunflexo.
Exemplo:
Com a reforma ortográfica, não há mais acento circunflexo na palavra "voo".

Uso correto de assento

O substantivo "assento", quando grafado com "SS", é sinônimo de cadeira, poltrona ou banco para sentar. 

Exemplos:
+ O assento do avião é muito confortável.
+ O assento da sua passagem é o 42.
+ Ofereci o meu assento à mulher que estava grávida.
+ Ao fundo do ônibus estão os assentos reservados.
+ O meu assento é ao lado do seu na viagem.

O verbo "assentar"

A forma da conjugação do verbo "assentar" na primeira pessoa do singular do presente do indicativo é "assento".

Os significados do verbo podem variar. Alguns sinônimos podem ser "colocar", "anotar", "fixar", "acomodar".

Exemplos:
+ Daqui a pouco assento vocês na sala de estar.
+ É neste sítio onde assento as famílias que estavam desabrigadas.
+ Eu assento as inscrições realizadas neste caderno.

Conseguiu entender a diferença e quando cada palavra deve ser usada? Aproveite para tirar outras dúvidas de português na série da Revista Quero, "Como se escreve".

Saiba também:
+ De repente ou derrepente?
+ Faz ou Fazem?
+ Onde ou aonde?
+ Havia ou Haviam?
+ Conserto ou Concerto?
+ Como se escreve? Tire suas dúvidas de português

O que são palavras homônimas?

Homônimas são as palavras que têm grafia e sons parecidos, mas possuem o significado diferente. Elas podem ser de três tipos. Confira:

  • Homófonas: possuem a mesma sonoridade, mas se diferem no significado e na escrita, como é o caso de  "acento" e "assento", cinto (acessório) e sinto (verbo sentir).

  • Homógrafas: possuem a mesma grafia, mas a sonoridade e o significado são diferentes. Exemplo: boto (golfinho) e boto (verbo);

  • Perfeitas: já as palavras perfeitas são aquelas que possuem a mesma sonoridade e grafia, mas têm um significado diferente. Exemplo: manga, que pode ser a fruta ou parte da camisa.

    Porque plateia não tem mais acento?

    Como se escreve: plateia ou platéia? Segundo a nova regra pós-reforma ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico não são mais acentuadas. Então, se você escolheu “plateia“, acertou!

    Por que estreia perdeu o acento?

    1. Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

    Que acento foi abolido em 2009?

    O acordo vigora desde 2009, quando o trema da linguiça, o acento das europeias e o hífen do dia a dia desapareceram. Seu objetivo é unificar a nossa escrita e a das demais nações de língua portuguesa: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

    Porque a palavra Assembleia perdeu o acento agudo?

    Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.