Por que sentimos vontade de desmaiar?

  • Homepage
  • Doenças
  • Tontura
  • Sensação De Desmaio E Corpo Fraco Como Se Fosse Desmaiar É Sintomas De Anemia? Meu Exame Deu 20 Mg D

1 respostas

Sensação de desmaio e corpo fraco como se fosse desmaiar é sintomas de anemia? Meu exame deu 20 mg de ferritina? Estou tomando betaistina e sinto que estou ficando muito aérea e com as vistas embaçada devo parar de tomar. Fui no otorrino achando ser labirintite ele disse que so tenho excesso de cera nada mais.

Olá! A tontura é uma queixa relativamente complexa, pois pode apresentar diversas causas. O ideal é que você procure atendimento médico com um clínico geral o quanto antes para avaliação e tratamento do seu caso. Estou à disposição. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Por que sentimos vontade de desmaiar?

  • Estou com um exame marcado, que chamam de 'manobra' porque ando tendo um pouco de tonteira quando deito ou levanto. Me informaram que após esse exame ficarei eternamente com tonteira. Isso é verdade?
  • Tive uma crise de labirintite a médica do pronto socorro me receitou o remédio cinarisina, estou tomando a três dias mas as tonturas ainda não passaram, quanto tempo tomando este remédio leva para as torturas passarem? A médica mandou que eu tomasse durante 30 dias
  • Sempre que sou ACORDADA (despertador, susto ou outra pessoa me chamando), fico com enjoo, tontura e dor de barriga, e aí me vem uma vontade enorme de voltar a deitar pra passar o mal estar porque é insuportável. Isso é hipotensão postural? Tenho hipotensão congênita.
  • Ultimamente tenho sentido tonturas frequentemente, principalmente quando canso, sensação de que vou cair . Eu fazia uso de sertralina pois tenho problemas de ansiedade, mais parei de usar ah alguns dias e venho sentindo essas tonturas
  • Ultimamente tenho sentido tonturas constantes e sensações como se fosse desmaiar, depois fico sonolenta. Tenho algumas crises de ansiedade e parei de tomar remédios há uns meses, fazia uso do rivotril 0,25mg e sertralina de 25mg. O que devo fazer?
  • olá,apos eu tomar a pílula do dia seguinte,me apareceu um zumbido horrível no ouvido,sinto tinturas e náusea. será q está relacionado a pílula?
  • Estou com tonturas há 15 dias, não são motivo de queda e são muito breves, não tenho náuseas nem nada do género. Como proceder?
  • Boa tarde A tontura perceptual pode alterar o funcionamento do labirinto? Fiz exame otoneurologico e deu alteração preponderância da direção do nistagmo de 39% (normal 17) Prova oculares normal
  • Tive problemas com anemia, como devem saber, a anemia causa fraqueza, tontura e outros sintomas. Eu comecei a repor meus nutrientes tem alguns dias, como zinco e ferro como principais. Quanto tempo leva até a tontura desaparecer por completo? A fraqueza desapareceu, mas a tontura ainda persiste.
  • Por duas vezes, em uma semana, minha mãe acorda de madrugada com muita tonteira e vontade de vomitar. O que pode ser isso?

Nossos especialistas responderam a 142 perguntas sobre Tontura

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Desmaio é a perda abrupta da consciência e do tônus postural que pode ocorrer em decorrência de fatores como doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de medicamentos, entre outros. 

Desmaio, ou síncope, é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa.

Na maior parte dos casos, os desmaios ocorrem por causa da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro. De modo geral, costumam ser de curta duração e bom prognóstico. Trata-se de um evento clínico comum, que atinge mais as pessoas idosas, os portadores de cardiopatias e as mulheres jovens. O problema é que, na queda associada ao desmaio, com frequência as pessoas podem sofrer traumatismos e fraturas ósseas.

Causas

O desmaio em si não é uma doença, mas pode ser manifestação de inúmeras alterações orgânicas, tais como:

  • Doenças cardiovasculares: arritmias, distúrbios hemodinâmicos, paradas cardiorrespiratórias, porque comprometem o fluxo normal do sangue para os tecidos, em especial para o cérebro;
  • Distúrbios metabólicos: hipoglicemia (falta de açúcar no sangue causada por jejum prolongado ou diabetes descompensado), anemia intensa, hemorragias, desidratação e desequilíbrio na composição dos sais minerais da corrente sanguínea;
  • Uso de medicações: diversos medicamentos, entre eles os diuréticos, podem provocar desmaios, quando usados em doses mais altas;
  • Hipotensão ortostática: a queda brusca da pressão arterial provocada pela mudança repentina de posição (a pessoa estava sentada ou deitada e fica em  pé de repente). A hipotensão ortostática frequentemente está associada à desidratação, ao uso de diuréticos a aos distúrbios cardiovasculares;
  • Outras causas: cansaço extremo, emoções súbita, nervosismo intenso, dores fortes e permanência prolongada em lugares fechados e quentes.

Sintomas

Existem alguns sintomas que prenunciam a perda da consciência e do tônus postural. Os mais indicativos são:

  • Palidez;
  • Fraqueza;
  • Suor frio;
  • Náusea;
  • Ânsia de vômito;
  • Pulso fraco;
  • Tontura;
  • Visão turva;
  • Pressão arterial baixa;
  • Respiração lenta.

Diagnóstico

É fundamental identificar a causa do desmaio para instituir o tratamento.  Além do levantamento da história e da avaliação clínica do paciente, o médico pode recorrer a exames específicos de sangue, neurológicos e de imagem.

Tratamento

Toda a pessoa que sofreu um desmaio, por mais rápido e aparentemente inofensivo que seja, deve ser levada a um serviço de saúde para avaliação o mais depressa possível.

A única coisa que se pode fazer, depois que ela recuperar a consciência e se estiver bem, é dar-lhe água, suco, chá ou água com açúcar. Sob nenhum pretexto, deve ser oferecido qualquer tipo de bebida que contenha álcool.

Recomendações

  • Se a pessoa começou a desfalecer, tente apoiá-la antes que caia. Ajude-a a sentar-se numa cadeira ou poltrona e a colocar a cabeça entre os joelhos. Peça que inspire e expire profundamente até que o mal estar passe. Não permita que se levante sozinha;
  • Se ocorreu o desmaio, deite a pessoa o mais confortavelmente possível, com a cabeça e ombros em posição mais baixa que o restante do corpo. Vire sua cabeça de lado para evitar que aspire secreções que possam sufocá-la. Nunca a faça aspirar álcool ou amoníaco nem jogue água em seu rosto para reanimá-la. Quando recobrar a consciência, não permita que se levante sozinha. Faça-a ficar alguns minutos sentada para readaptar-se à posição vertical.

O que fazer quando estiver com vontade de desmaiar?

Se tiver a sensação que vai desmaiar Deite-se ou sente-se com a cabeça entre os joelhos e espere que os sintomas passem. Deixe-se ficar algum tempo a descansar e quando se levantar, não o faça rapidamente. Comece por se sentar primeiro e respire com calma. Só deve voltar a tentar ficar em pé se não tiver sintomas.

Quais as causas de sensação de desmaio?

As causas mais comuns de desmaio são:.
Emoções fortes (como medo, dor ou visão de sangue derramado).
Tosse ou força ao evacuar ou urinar..
Ficar em pé por tempo prolongado..
Levantar-se repentinamente..
Gravidez..
Uso de certos medicamentos..
Idiopática (sem razão determinada).

O que uma pessoa sente antes de desmaiar?

Os sintomas que geralmente são seguidos de um desmaio são: palidez, fraqueza, suor frio, náusea, ânsia de vômito, fraqueza dos batimentos, delíquio, visão embaçada, baixa pressão arterial e respiração mais lenta, no entanto, caso o paciente apresente esses sintoma, não necessariamente ele virá a sofrer um desmaio.

O que é desmaio emocional?

Sim episódios esporádicos de síncope ou seja desmaio podem ser causados por questões emocionais. É bem mais comum apenas a sensação de desmaio em situações de stress e ansiedade extrema. Porém, é importante investigar sempre questões cardiológicas em qualquer episódio de desmaio, principalmente em idosos.