Porque mesmo nos meses de verão a região polares tem baixas temperaturas?

Dia polar - noite polar

Porque mesmo nos meses de verão a região polares tem baixas temperaturas?

Position of the Earth around the Sun
Author: Nicole Brutsche

Na foto, você pode ver a Terra girando em torno do sol com uma inclinação de 23,5° em direção ao sol. Portanto, cada um dos polos da Terra inclina-se em direção ao sol por aproximadamente meio ano.
Durante esse tempo, um polo recebe mais radiação solar, e por mais de um mês, o sol nunca se põe neste polo durante as 24 horas do dia. Este é o chamado dia polar.
Na outra metade do ano, o polo recebe de volta o sol. Durante esse tempo, o polo recebe menos radiação, e por mais de um mês, o sol nunca nasce neste polo durante as 24 horas do dia. Esta é a chamada noite polar.
Durante a noite polar, o céu permanece escuro e as estrelas podem ser vistas durante 24 horas. Por vezes, podem ser vistos efeitos de luz especiais, chamados aurora polar.
Barentsburg é um dos lugares mais setentrionais do mundo; lá, o efeito do dia polar e noite polar pode ser muito bem visto no meteograma. O longo dia (fundo amarelo) e noite (fundo branco) mostram a duração do dia e da noite durante Junho e Dezembro. Isto é típico para qualquer lugar no Ártico. Clique no meteograma de exemplo (coluna da direita, segundo item) para ver como está o tempo no verão polar.

Barentsburg (Svalbard)

Live meteogram - Barentsburg (78.07°N / 14.23°E)

Porque mesmo nos meses de verão a região polares tem baixas temperaturas?

Meteogram Barentsburgh

Em 1932, foi fundada uma estação polar russa e o estabelecimento de mineiros no grupo de ilhas de Svalbard, na Noruega. Barentsburg é o maior lugar em Svalbard depois de Longyearbyen. Os habitantes de Svalbard são principalmente os mineiros que trabalham nas minas de carvão. Longyearbyen e Barentsburg estão a cerca de 55 quilómetros um do outro. Navios e helicópteros são os meios de ligação dos dois lugares no verão. No inverno, são usados trenós puxados por cães e veículos de neve. As minas de carvão em Svalbard são cada vez menos úteis, assim é em Barentsburg. O número de habitantes está a diminuir. No meteograma estático existe apenas o dia polar em Barentsburg, o que é visível no fundo amarelo. No meteograma "ao vivo" (coluna da direita, o primeiro item), você pode ver a previsão do tempo típico para os próximos 6 dias.

Antártica

Live meteogram - Antarctica (-80.00°N / 10.00°E)

Live meteogram - Wostok Station (-78.47°N / 106.87°E)

A temperatura média anual é de -55°C. As temperaturas médias mensais variam por causa da duração do dia. Na noite polar, durante o inverno antártico, o Sol não brilha de todo. Durante o verão antártico, o sol brilha 24 horas por dia. No plateau polar, as temperaturas atingem entre -40 e -68°C e na costa aprox. -18°C em Junho e alguns graus acima de zero no mês de Janeiro, o mês mais quente.
A Antártica é o continente mais frio; -89.2°C foi a temperatura mais baixa na Terra medida no 21 de Julho de 1983 pela estação Soviética de Vostok no plateau polar, que também é muitas vezes conhecida por Plateau Central.
A Antártica é o continente com a maior elevação média. Juntamente com a troposfera que fica a apenas 8 km de espessura acima do Polo, isso faz com que as temperaturas sejam mais baixas. Além disso, a maior parte da Antártica (98%) é coberta por neve e gelo, cujo albedo reflete a maior parte da energia solar irradiada. Além disso, as temperaturas do ar extremamente baixas fazem da Antártica o deserto mais seco da Terra. Isto provoca um efeito de arrefecimento adicional, porque o vapor é o gás de estufa mais eficaz; humidade baixa conduz a uma maior radiação emitida de volta para o espaço.
Por causa destas relações de temperatura, há poucos lagos da Antártica e apenas um rio, mesmo que seja apenas temporário: o rio Onyx.

Porque o mesmo nos meses de verão as regiões polares tem baixas temperaturas?

As áreas polares recebem menor incidência de luz solar, por isso não sofrem bruscas modificações de temperatura no decorrer dos meses do ano. Dentre os oceanos existentes na Terra, o Oceano Glacial Ártico é o menor em termos de dimensão, tendo 14.060.000 km².

Por que nos polos As temperaturas são tão baixas?

Os dois polos da Terra possuem a importante função de amenizar as temperaturas do planeta por serem recobertos por gelo e apresentarem as menores temperaturas. Eles estão sempre congelados porque são as zonas terrestres que recebem os raios solares em menor intensidade.

O que explica a ocorrência de baixas temperaturas nas zonas polares?

Por causa da inclinação do nosso planeta, as zonas polares pouco recebem sol durante no ano, enquanto que as zonas tropicais recebem toda a incidência solar. Isso explica as baixas e altas temperaturas.

Como é o verão nas regiões polares?

Regiões climáticas polares não possuem verões quentes e são marcadas pela ausência de árvores e baixa umidade. Algumas regiões polares recebem menos que 250 milímetros de precipitação por ano e podem ser tão secas quanto os desertos quentes.