Porque os primeiros modernistas brasileiros chocaram tanto o público?

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

SEMANA DA ARTE MODERNA

No começo do Século XX, diante de tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, a Arte aqui no Brasil também buscava uma renovação social. Os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. Logo, houve um rompimento com a arte acadêmica tradicional, colaborando para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.

MOVIMENTO ARTÍSTICO: O MODERNISMO

Porque os primeiros modernistas brasileiros chocaram tanto o público?

Tarsila do Amaral

Todo movimento artístico rompe com os padrões de movimentos anteriores. Isso geralmente ocorre em todas as formas de expressão: música, pintura, escultura e literatura. Entretanto, o novo nem sempre é bem acolhido, o que ficou evidente no caso do Modernismo que, a princípio, chocou a sociedade por fugir totalmente da estética conservadora. O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca incessante da liberdade radical de expressão. Oficialmente, o movimento Modernista surgiu, no Brasil, com a Semana de Arte Moderna, que apresentou novas ideias artísticas em três festivais realizados no Teatro Municipal de São Paulo.

SEMANA DE 22

Realizada nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna exibiu concertos, conferências e exposições. Os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti foram os grandes mobilizadores do evento. 

Porque os primeiros modernistas brasileiros chocaram tanto o público?

Foto de 1922 durante a Semana da Arte Moderna

Muitos artistas da época, como: Graça Aranha, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti e Guilherme de Almeida participaram do evento. Apesar de ter sido uma explosão de ideias inovadoras que aboliram completamente a perfeição estética apreciada no século XIX, a Semana de Arte Moderna só obteve importância com a divulgação de suas ideias com o passar do tempo.

Cartaz do primeiro dia do Festival

Os artistas envolvidos na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil. Portanto, eles buscaram impressionar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e seguia padrões tradicionais europeus. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão foram características desse movimento.

Porque os primeiros modernistas brasileiros chocaram tanto o público?

Chegou um momento no Brasil que os intelectuais e os artistas sentiram a necessidade de abandonar os valores estéticos antigos e dar lugar a um novo estilo completamente contrário e, ao mesmo tempo, uma arte mais próxima à realidade brasileira, por isso que a Arte se multiplicou em vários estilos, correntes e movimentos, buscando de forma incessante uma liberdade radical de expressão.

Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. A Semana da Arte Moderna no Brasil buscava:

a) impressionar o público com apresentações clássicas e tradicionais.

b) a liberdade total da criação, seguindo padrões europeus conservadores.

c) a liberdade de criação artística totalmente oposta aos padrões já existentes.

d) a formalização da linguagem, seguindo a cultura predominante na época. 

2. Segundo o texto, o que impulsionou tantas transformações na arte aqui no Brasil em 1922?

____________________________________

3. Sobre a Semana da Arte Moderna, assinale a alternativa FALSA:

a) O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca da liberdade radical de expressão.

b) O movimento Modernista surgiu aqui no Brasil a partir da Semana da Arte Moderna. 

c) Os artistas que se envolveram diretamente na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil.

d) Após a Semana de Arte Moderna, as ideias apresentadas nos festivais de imediato ganharam importância em todo o Brasil.

4. Cite três características do movimento artístico apresentado na semana de arte moderna.

_____________________________________

5. O Modernismo Brasileiro propôs:

a) o apego às normas clássicas brasileiras.

b) a ruptura com as vanguardas europeias.

c) a focalização do mundo mais psicológico. 

d) uma literatura com expressões populares.

6. Observe a imagem abaixo:

A obra acima é de Cândido Portinari, importante artista plástico do movimento modernista, chamada “Os Retirantes” (1944). Em suas obras, Cândido explora diversos temas de caráter social. Que mensagem o artista quis mostrar nessa obra?

____________________________________

7. O Trenzinho do Caipira é uma composição de Heitor Villa-Lobos. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra: “Lá vai o trem com o menino / Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino / Cidade noite a girar”. Agora, imagine que você está fazendo uma viagem de trem. Faça um desenho, registrando a sensação dessa viagem.

Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS NESTA ATIVIDADE:

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

GABARITO

1C / 2. Devido a tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. / 3D / 4. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão. / 5D / 6. Mostrar um grupo de pessoas que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas. / 7. Resposta Pessoal.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Por que os primeiros modernistas brasileiros chocaram tanto o público?

Resumo da primeira geração modernista Ela chocou grande parte da população brasileira, por estar avessa ao tradicionalismo vigente, estabelecendo assim, novos paradigmas de arte.

Por que a primeira fase modernista causou polêmica?

Sua entrada causou polêmica pelas diferenças da arte europeia. Isso aconteceu porque a primeira fase do modernismo quebrou as regras da cultura tradicional impostas por valores estrangeiros, trazendo uma arte mais brasileira, realista, de humor satírico e sem preocupação com a linguagem coloquial.

Por que os modernistas foram criticados?

Pela obsessão com a precisão, os parnasianos foram criticados pelos modernistas que pregavam a liberdade estética. A leitura feita por Bandeira foi muito vaiada pelo público presente.

Qual era o principal objetivo dos primeiros modernistas brasileiros?

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.