Precisa tirar a pele da sobrecoxa?

A carne fica úmida; e a pele, dourada. E o sabor? A manteiga temperada com especiarias e raspas de laranja deixa o prato tão perfumado!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 coxas de frango com pele e osso
  • 4 sobrecoxas de frango com pele e osso
  • 4 cebolas
  • 75 g de manteiga em ponto pomada
  • 2 dentes de alho
  • 2 laranjas-baía
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 3 ramos de alecrim
  • 1 maço de louro fresco
  • 1 cabeça de alho inteira para assar
  • 4 pimentas dedo-de-moça inteiras
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura média-alta).
  2. Prepare a manteiga temperada: se ainda estiver firme, coloque numa tigela e leve para rodar por alguns segundos no micro-ondas. Descasque 2 dentes de alho e bata num pilão com ½ colher (chá) de sal, o cominho, o cravo e a canela até formar uma pastinha; junte à manteiga, acrescente as raspas de 1 laranja e misture bem.
  3. Coloque os pedaços de frango numa assadeira grande e, com as mãos, espalhe bem a manteiga temperada sob e sobre a pele de cada pedaço. Esprema o caldo da laranja (utilizada para as raspas) e regue na assadeira com mais ½ xícara (chá) de água - assim o frango permanece úmido ao assar.
  4. Lave e seque as cebolas e corte o topo de cada uma delas. Descarte apenas a primeira camada da casca e corte uma fatia fina da base (lado da raiz), o suficiente para as cebolas ficarem de pé na assadeira junto com os pedaços de frango. Tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino moída na hora, coloque algumas folhas de alecrim sobre cada uma e regue com azeite.
  5. Lave e seque as pimentas dedo-de-moça. Corte apenas a ponta da cabeça de alho (oposta à raiz). Corte a outra laranja em quartos. Distribua as pimentas, os pedaços de laranja, a cabeça de alho e as folhas de louro entre os pedaços de frango na assadeira.
  6. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até a pele começar a dourar. Abaixe a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe por mais 30 minutos para o frango terminar de assar e a pele ficar bem dourada. Sirva a seguir com o caldo que se formou na assadeira.

Para fazer a receita de sobrecoxa assada, além do frango, você vai usar batatas, tomates, cebola, limão, pimenta-do-reino, azeite, manteiga e alho. Para que a carne fique bem assada, o uso do papel-alumínio para cobrir a ave é essencial. Anote o passo a passo!

Precisa tirar a pele da sobrecoxa?

Se você come muito frango com certeza já se perguntou se a pele do animal é saudável ou não. Existe um mito de que comer a pele do frango não é saudável, especialmente por ser consumida frita. Uma das mais fontes de proteína mais consumidas no mundo, a carne do frango é rica em vitamina B3, essencial no combate ao câncer e para a boa saúde do cérebro e do sistema nervoso. Incluí-la na dieta regular promove o bom funcionamento da memória e da concentração, além de ajudar a combater o Mal de Alzheimer. A vitamina B6 e o selênio, também presentes na carne do frango, também são responsáveis pela saúde do coração e da tireoide. Mas se a carne tem tantos benefícios, porque consumir a pele junto com a carne ganhou má fama? Descubra!

Carne de frango com pele tem baixo teor de gordura saturada

Um dos principais argumentos contra a pele de frango é seu alto teor de gordura, que geralmente é comida frita. No entanto, mesmo aumentando um pouco o nível do colesterol em relação à versão sem pele, ainda assim está liberado comer aquele franguinho com a crosta crocante, pois além de saboroso, o prato continua com um baixo teor de gordura saturada. As gorduras saturadas são prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso pois levam à alta do colesterol, especialmente o LDL, considerado um vilão já que se aloja nas artérias, o que está diretamente ligado aos episódios de infarto e AVC.

OMS não recomenda a exclusão da gordura saturada da dieta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a exclusão desse tipo de gordura da dieta, já que nela também encontramos a parte do colesterol benéfico à saúde, o chamado HDL, responsável por promover a limpeza dos vasos, pela produção de hormônios e do transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. O segredo para o consumo das gorduras saturadas, e portanto da pele do frango, é moderação! Existem várias maneiras de consumir a carne, das mais saudáveis, como o peito de frango grelhado, às mais calóricas, como frango frito ou empanado. Basta variar no modo de preparo da carne na sua dieta e a pele do frango está super liberada para ser consumida!

Tags Relacionadas

DICAS RELACIONADAS

Tem que tirar a pele da sobrecoxa?

INGREDIENTES E SUBSTITUIÇÕES: Mas você pode usar sobrecoxas desossadas e sem pele. Lembre-se de que você terá que ajustar o tempo de cozimento. As sobrecoxas de frango sem osso geralmente cozinham na metade do tempo necessário para assar as sobrecoxas com osso.

Precisa limpar sobrecoxa de frango?

Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los Isso porque a carne crua pode conter algumas bactérias que podem se espalhar pela pia e pelos utensílios ao redor no momento em que você for lavá-la.

Tem que tirar a pelinha do frango?

Carne de frango com pele tem baixo teor de gordura saturada No entanto, mesmo aumentando um pouco o nível do colesterol em relação à versão sem pele, ainda assim está liberado comer aquele franguinho com a crosta crocante, pois além de saboroso, o prato continua com um baixo teor de gordura saturada.