Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

13/05/2022 O Parkour é um esporte que trabalha força, equilíbrio e resistência de forma divertida, tendo os próprios obstáculos como parte da prática e sem nenhum equipamento além do próprio corpo. É uma opção para quem gosta de atividades dinâmicas e ao ar livre. E uma oportunidade de sair da rotina e conhecer novos lugares. Venha com a Accor descobrir mais sobre o Parkour e veja onde praticar.

Parkour: o que é?

Um esporte inovador, que pode ser praticado em qualquer espaço. O Parkour consiste em usar o próprio corpo como equipamento e tem como objetivo transpor obstáculos urbanos ou naturais das cidades – como degraus, rampas, árvores, muros e outros – fazendo movimentos diversos que unem força e velocidade.

Para muitos, uma diversão. Para outros, uma oportunidade de superar desafios. Há, ainda, quem considere como uma verdadeira arte urbana. Por isso, não existe um consenso se Parkour é esporte ou uma forma de expressão corporal.

De modo geral, o Parkour pode ser considerado uma atividade que trabalha corpo e mente, pois exige muita ação, mas também muita concentração.

História do Parkour

O Parkour é um esporte relativamente recente. Ele surgiu em meados da década de 1980 na Europa e teve origem em uma inspiração transmitida de pai para filho.

Alguns anos mais tarde começou a ficar mais conhecido e a se espalhar por outros lugares pelo mundo.

No Brasil, o Parkour chegou nos anos 2000 e logo alguns vídeos de praticantes começaram a fazer sucesso na internet. Desde então, vem conquistando cada vez mais adeptos. E, para promover ainda mais a modalidade no país, em 2005 foi criada a Associação Brasileira de Parkour (ABPK).

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Qual a origem do Parkour?

Parkour tem origem na palavra francesa “parcour”, que em português significa “percurso”. Ele foi criado inspirado nas técnicas de salvamento e fuga de emergências usadas por bombeiros.

Na prática, são feitos movimentos contínuos, seja correr, subir ou saltar, sempre passando pelos obstáculos presentes em cada ambiente. O objetivo não é desviar, e sim transpor. Basicamente, são alternativas diferentes para percorrer trajetos que as pessoas normalmente fariam andando.

As pessoas que praticam Parkour são chamadas de traceurs (masculino) ou traceuses (feminino). Em tradução livre para o português, “traceur” é algo como traçador de rota.


Quem criou o Parkour?

Os criadores do Parkour são os franceses David Belle e o amigo Sébastien Foucan, considerados os pais da modalidade. David é filho de um dos combatentes da Guerra do Vietnã, Raymond Belle, e ouvia muitas histórias contadas pelo pai.

Até que um dia, junto com o amigo, se inspirou nas técnicas que eram usadas nos combates. Eles fizeram então uma adaptação de forma que pudessem ser praticadas como esporte.

Os movimentos adaptados por David e Sébastien foram inspirados em um método natural de educação física criado anteriormente por Georges Hébert, como parte do treinamento do exército francês.

Os dois usaram as ruas de Paris para começarem os seus treinos e, alguns anos depois, fizeram com que a prática ganhasse o mundo.

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Benefícios do Parkour

O Parkour pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde que na intensidade equivalente ao preparo físico de cada um, com movimentos específicos dependendo da faixa etária.

Para as crianças, pode ser uma forma de aprimorar a coordenação motora e estimular o exercício físico. Para os adultos, uma mistura de diversão e esporte. E é uma oportunidade de aumentar a interação social, já que a prática é feita em grupos.

Além disso, permite explorar o próprio corpo e o ambiente ao redor. Veja mais alguns benefícios de praticar o Parkour:

  • Melhora o equilíbrio físico e mental.

  • Aumenta a sensação de bem-estar.

  • Ajuda a melhorar a agilidade e o dinamismo.

  • Fortalece a musculatura de todo o corpo.

  • Melhora o condicionamento físico.

  • Dá mais flexibilidade e mais resistência.

  • Ajuda a melhorar o sistema cardiorrespiratório e automotor.

  • Ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

  • Queima muitas calorias e é ótimo para se manter em forma.

  • Desenvolve a coordenação motora.

  • Melhora a concentração e a consciência corporal.

  • Reduz o estresse e os sintomas de ansiedade e depressão.

  • Incentiva a disciplina do praticante.

  • Eleva a autoestima e promove uma sensação de bem estar.

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Regras do Parkour

Diferente do que acontece em outras modalidades de atividades físicas, o Parkour originalmente não tem regras fixas estabelecidas. Mas, com o tempo e a prática, foram surgindo recomendações que são importantes e devem ser seguidas pelos praticantes. O objetivo é sempre preservar a integridade física e o ambiente.

Nas escolas que ensinam a prática do Parkour também é comum haver outras regras, que ajudam a dar mais dinamismo aos movimentos feitos nas aulas como, por exemplo, não colocar o pé no chão.

Mas a tendência é que as regras do Parkour venham a ser conhecidas no futuro, pois foi reconhecido como esporte no Reino Unido e as competições já possuem diretrizes, embora ainda variem de disputa para disputa.

A principal regra, sem dúvida, é fazer o percurso de obstáculos no menor tempo possível.

Modalidades do Parkour

Existem basicamente duas modalidades de Parkour: outdoor e indoor. Ambas são parecidas e o que muda é o local onde a prática acontece – o que de alguma forma interfere também nos movimentos que são realizados. Conheça os detalhes de cada uma!

Parkour Outdoor

É a versão a original do Parkour, pois a prática surgiu exatamente como um percurso por espaços abertos. 

Na versão outdoor, os movimentos acontecem ao ar livre, em cenários urbanos como parques, praças e ruas. É um convite para explorar a cidade de ângulos diferentes.

Parkour Indoor

Já o Parkour indoor, como o nome sugere, acontece em espaços fechados, como academias e galpões. 

São estabelecimentos que possuem estrutura própria para quem quer praticar a modalidade, com obstáculos móveis como caixotes, pneus e rampas e obstáculos fixos como barras e paredes. Esses locais oferecem, também, aulas para os iniciantes.

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Quais são os movimentos de Parkour?

Para falar do Parkour, é preciso entender também quais são os seus movimentos. Alguns são mais básicos e feitos até mesmo por iniciantes. Outros são mais elaborados e exigem um pouco mais de prática. Descubra os principais a seguir:

Big Jump

Big Jump é um salto dado de um lugar com pelo menos três metros de altura, mas também pode ser um salto longo em distância.

Para amortecer o impacto da queda, o praticante deve seguir esse movimento de Parkour com uma cambalhota ou usando as mãos como apoio.

King Kong Vault

King Kong Vault é uma transposição na qual o praticante usa as mãos para impulsionar o corpo. É o mesmo movimento que os gorilas costumam fazer e, por isso, ganhou esse nome que faz referência ao King Kong.

Rolamento

É o movimento indicado para finalizar grandes saltos e, assim, reduzir o impacto na queda. Ou seja, um movimento básico, presente em diferentes momentos da prática.

Porém, embora pareça simples, o rolamento exige cuidado para que um dos ombros não fique inclinado demais para dentro ao tocar o chão. E isso evita que haja contusões.

Salto de Precisão

Como o nome já indica, o Salto de Precisão é uma manobra em que o traceur deve saltar de um ponto a outro e ficar estático na aterrissagem.

Exige controle e bastante treino, especialmente porque é realizado em lugares que são mais arriscados.

Tic Tac

O Tic Tac é um movimento bastante típico no Parkour, no qual praticante apoia o pé na parede para ganhar impulso e sai rapidamente em uma direção diferente da qual estava seguindo.

É semelhante ao movimento feito no drible no futebol. E pode ser feito em árvores, lixeiras, paredes, postes ou outros elementos que ajudem a ganhar altura.

Wall Run

Feito em muros e paredes, o Wall Run ou escalada usa um dos pés para dar impulso vertical e é um movimento feito para se atingir um obstáculo em alta velocidade. 

Para isso, o traceur toma impulso e se joga na parede com velocidade, apoiando o pé bem alto e dando mais um passo na vertical para agarrar o topo.

Depois de conhecer o que é o Le Parkour e tudo o que envolve essa prática inusitada e com cheiro de aventura, é só partir para o treino.

Só não se esqueça de consultar um médico para se certificar de que tem as condições de saúde necessárias para isso, combinado?

Em seguida, é só buscar a ajuda de um profissional especializado para começar suas aulas e, assim, superar seus próprios limites!

Ficou com vontade de começar a praticar Le Parkour? 

Compartilhe este post com seus amigos para que possam treinar juntos. Assim ninguém vai deixar a motivação de lado e os treinos vão ficar ainda mais animados.

Como praticar Parkour

Uma das principais vantagens de começar a praticar Parkour é que a atividade não demanda gastos acessórios caros. Basta ter um bom tênis (preferencialmente um modelo para corrida) e uma roupa que seja leve e confortável.

Mas, como as manobras podem ser um pouco perigosas, é preciso ter cuidado ao começar a praticar o Parkour. Há grupos de iniciantes que se aventuram em parques e praças. Mas o ideal é fazer algumas aulas nas escolas dedicadas à modalidade. Essas aulas acontecem em ambientes fechados e mais seguros.

Depois disso, ficará mais fácil aprender a controlar o medo para evitar erros e até mesmo acidentes e, assim, encarar os obstáculos das ruas sem que haja nenhum risco.

Outra dica é buscar sempre locais e percursos que você já conheça e que exijam movimentos mais simples. Assim você vai conhecendo melhor seus limites e avançando no seu tempo, sempre respeitando o que seu corpo consegue aguentar.

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Quem pode praticar o esporte Parkour?

De modo geral, o Parkour pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade, já que a prática se baseia na superação de obstáculos, de acordo com as limitações e o ritmo de cada um.

O mais importante é ter disposição e vontade de fazer uma atividade diferente. É uma opção interessante principalmente para quem não se adapta a exercícios muito repetitivos, como a musculação ou outros tipos de ginástica.

Também é necessário ter um bom preparo físico e saúde em dia. Por isso, a recomendação de especialistas é que, antes de começar qualquer atividade física, um médico seja consultado, pois isso evita o risco de lesões e outros problemas.

Quais são as principais competições de Parkour?

Originalmente o Parkour não é uma modalidade competitiva. Mas, com o aumento no número de praticantes e no grande interesse que desperta, algumas disputas começaram a ser realizadas em alguns lugares no mundo, sempre envolvendo habilidade, velocidade e precisão.

As disputas acontecem em duas categorias:

  • Style, com mais acrobacias, que devem ser executadas de forma fluida e criativa.

  • Speed, que envolve mais velocidade e vence quem faz o percurso em menos tempo.

O primeiro Campeonato Mundial de Parkour seria disputado em 2019 em Hiroshima, no Japão, mas foi adiado devido à pandemia. A cidade também foi sede da primeira competição oficial de Parkour, que aconteceu em 2018.

Outras competições internacionalmente conhecidas são:

  • Air Wipp Challenge

  • Jump Off

  • USA Parkour Cup

  • North American Parkour Championship

Há, inclusive, entidades que trabalham para que o Parkour se torne um esporte Olímpico.

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Melhores destinos para praticar Parkour no Brasil

Em muitos destinos brasileiros você pode aproveitar sua viagem, seja a negócios ou lazer, para praticar o Parkour nas praças ou parques.

Há também espaços fechados que oferecem aulas para quem ainda não tem experiência na modalidade ou mesmo para os que preferem fazer algo em um ambiente mais restrito.

Seja qual for a sua escolha, fato é que, entre um passeio e um compromisso, uma dose de movimento vai deixar seus momentos ainda mais incríveis. Veja algumas cidades onde isso é possível.

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

São Paulo

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Brasília

A capital Brasileira é uma cidade planejada, cheia de espaços ao ar livre. E muitos deles vêm sendo usados por grupos que praticam Parkour. 

Assim, ao viajar paraBrasília, você pode aproveitar a oportunidade de se juntar a um grupo nas praças e parques ou procurar um clube que ofereça a prática do esporte. Veja duas dicas de hotéis com bom custo-benefício para se hospedar na cidade:

  • ibis Styles Brasília Aeroporto

  • Mercure Brasília Líder

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Rio de Janeiro

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Belo Horizonte

Quais as 3 principais habilidades trabalhadas na prática do Parkour?

Curitiba

Ficou com vontade de começar a praticar Parkour? Agora é só começar a praticar e incluir alguns desses lugares nos roteiros das suas próximas viagens, para não deixar a motivação e nem os treinos de lado enquanto conhece novos destinos.

Quais são as principais habilidades do Parkour?

A prática do Parkour explora diversas qualidades físicas: força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, agilidade, entre outras.

Quais são os 3 movimentos mais usados no Parkour?

Quais são os movimentos de Parkour?.
Big Jump. Big Jump é um salto dado de um lugar com pelo menos três metros de altura, mas também pode ser um salto longo em distância. ... .
Rolamento. É o movimento indicado para finalizar grandes saltos e, assim, reduzir o impacto na queda. ... .
Salto de Precisão. ... .
Tic Tac. ... .
Wall Run..

Quais são as 4 técnicas principais do Parkour?

Existem técnicas específicas que marcam o Parkour como esporte: saltos, rolamentos, aterrissagens e equilíbrio.

Quais são as combinações de habilidades do Parkour para os seus praticantes?

Le Parkour é uma atividade física de origem francesa, sendo uma combinação de habilidades naturais do homem como correr, saltar e escalar, a fim de ser capaz de movimentar-se da forma mais rápida, fluente e eficaz possível, fazendo uso do ambiente que nos cerca respeitando a individualidade de cada praticante, ...