Quais as consequências da colonização para os povos nativos da América?

A conquista da América foi permeada de conflitos. Primeiramente, no século XV, Portugal dominava a navegação na África, assim como o comércio com as índias. Neste período a Espanha optou por apoiar e financiar uma expedição marítima de Cristóvão Colombo.

Colombo acreditava que a Terra era redonda e que seguindo na direção Oeste chegaria à Ásia. Desta forma, em 12 de outubro de 1492, com três dias de viagem em alto mar, Colombo aportou na América.

Embora a expedição não tenha tido o resultado esperado, visto que não chegou ao Oriente, fora descoberto um novo território. Assim ocorreu a conquista da América. Esse novo território, por sua vez, passou a ser explorado pelos espanhóis.

Os europeus, quando chegaram na América, tentaram impor sua cultura aos habitantes nativos. Quem desobedecesse as regras era severamente punido. Surgiram, desta forma, os primeiros confrontos entre colonizadores e os povos colonizados. No caso da América, os povos indígenas.

Conflitos na América Colonial

Como já falamos anteriormente, a chegada dos europeus à América trouxe também muitos conflitos. Importante ressaltar que os povos indígenas que habitavam a América já tinham conflitos entre si. Pois existiam muitas tribos de culturas diferentes nesse território.

Os portugueses, por sua vez, necessitavam de alianças estratégicas com os índios para manter outras tribos e também invasores estrangeiros longe de seus terras.  As tribos indígenas se submetiam a essas alianças com a finalidade de derrotar tribos inimigas.

Sendo assim é justo afirmar que a conquista do território americano pelos portugueses favoreceu o extermínio de milhares de indígenas. Isso porque houve a colaboração massiva dos índios nativos.

No Brasil os tupiniquins foram os nativos que mais tiveram participação na colonização portuguesa. Esses eram aliados dos colonizadores portugueses.

Os tupiniquins foram catequizados por jesuítas, sofrendo diversas pragas como a varíola e algumas doenças que assolavam as plantações. Sendo que os tupiniquins ainda são um dos povos mais presentes no território brasileiro.

Conflitos nos Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos da América, por outro lado, em virtude do crescimento das vilas e o desenvolvimento econômico, os povos indígenas foram sendo dizimados. Eles foram expulsos de sua terras durante o processo de ocupação territorial.

Em 1862, foi aprovada a Lei do Povoamento. Ela excluía os índios como cidadãos americanos. Desta forma o governo vendia as terras sem a autorização dos índios, que por sua vez eram expulsos ou mortos pelos colonos que tomavam posse.

Assim o extermínio da população indígena ocorreu gradativamente devido aos conflitos entre os índios e os colonos. Além disso, as grandes empresas instaladas em território americano para a construção da estrada de ferro matavam os bisões (búfalo americano).

Tribos morreram de fome

Esses animais eram a principal fonte de alimentação de muitas tribos. Por consequência, muito índios sofriam com a escassez de alimentos e acabavam morrendo de forme.

Outro fator de extrema relevância na história foi a intervenção dos soldados do exército norte-americano nos conflitos travados entre índios e colonos. Tais conflitos eliminavam aldeias inteiras.

A expansão e a ocupação dos territórios a oeste trouxeram o fortalecimento da economia norte-americana, sendo que, em troca da expansão industrial e capitalista, milhões de índios foram mortos e culturas inteiras foram extintas.

Dicas Enem

Sem dúvida nenhuma, a colonização da América e os conflitos entre europeus e indígenas, neste período, são temas garantidos em todas as provas do Enem. Uma vez que contam nossa história.

Para saber mais sobre esse tema não deixe de conferir as aulas sugeridas a seguir:

  1. O primeiro contato entre indígenas e europeus;
  2. A escravidão e suas formas de resistência indígena e africana na América.

Bons estudos e uma excelente prova para você!

A História da América tem origens distintas, que dependem do ponto de vista que se toma para realizar a narrativa histórica. Do ponto de vista dos habitantes nativos do continente, essa origem histórica está radicada há milhares de anos e foi contada, sobretudo, através das fontes orais e pictográficas. Do ponto de vista dos ocupantes europeus, essa história iniciou-se com a chegada dos primeiros navios à região, no final do século XV.

A América pré-colombiana presenciou o surgimento e desaparecimento de civilizações grandiosas, que deixaram um importante legado cultural e arquitetônico, como foi comprovado pelas civilizações maias, incas e astecas. Também os demais povos que habitaram e ainda habitam as demais regiões da América do Sul, Central e do Norte deixaram suas contribuições para a conformação das características da população desse imenso continente. É necessário notar que o percurso histórico desses povos não se fez sem contradições e sem divisões entre povos distintos e que no interior dessas sociedades ocorreram guerras, conflitos e opressões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, a chegada dos europeus ao continente a partir de 1492, quando Cristóvão Colombo atracou nas ilhas caribenhas, transformou profundamente a configuração social, econômica, cultural e ambiental da América e dos povos que a habitavam. Os primeiros impactos ocorreram com a exploração econômica dos recursos naturais e da terra, como também pelo genocídio de milhões de seres humanos. Os europeus trouxeram ainda para o continente milhões de africanos escravizados, que com seu suor e sangue foram utilizados para construir a sociedade americana atual.

A partir do fim do colonialismo e dos processos de independência, o continente americano conheceu também um desenvolvimento desigual do sistema capitalista. De um lado, os EUA tornaram-se o país em que melhor esse sistema de exploração e criação de riquezas desenvolveu-se, tornando-se a principal potência econômica e militar do século XX. De outro lado, uma infinidade de países que se convencionou chamar de subdesenvolvidos, quando comparados aos países de economia capitalista consolidada, em que a miséria, a fome e doenças afligem milhões de habitantes.

Mas mesmo dentro desses países há o componente de desenvolvimento e o do subdesenvolvimento. A pobreza, a exploração e a opressão também são verificadas na História dos EUA, principalmente nas classes subordinadas da sociedade. Já nos demais países considerados como subdesenvolvidos, há a riqueza e a opulência de uma minoria de grupos sociais que controlam economicamente e politicamente esses países.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta seção, oferecida pelo Mundo Educação, os estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas na História da América poderão encontrar uma série de artigos que trabalham os dois pontos de vista referentes à História do continente, tanto o dos antigos habitantes do continente quanto o dos que aqui chegaram após o século XV. Poderão encontrar também as inúmeras contradições que compõem as trajetórias históricas das ações desses habitantes nesse espaço geográfico e que resultaram na sociedade que é vivida nos dias atuais.

Boa leitura!

Quais foram as consequências da colonização para os povos indígenas?

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Quais foram as consequências da colonização da América?

Grande parte desse número de mortos se deu, também, por conta das doenças que os europeus trouxeram do seu continente (como gripe, varíola e sífilis), que assolou grande parte da população, pois os índios não tinham defesas naturais contra essas doenças.

Quais são as consequências da colonização para os povos nativos e o meio natural da América Latina?

Eles foram escravizados, torturados e perderam suas terras. Só para você ter noção, existiam originalmente mais de 3 milhões de indígenas no Brasil, e agora existem aproximadamente 900.000, ou seja, mais de 2 milhões foram mortos.

Quais são as principais consequências da colonização?

Consequências da colonização A cultura indígena foi suprimida, já que os europeus acreditavam que a sua linhagem era superior. A Colonização do Brasil foi o período em que a Coroa Portuguesa enviou expedições a fim de povoar as terras brasileiras para evitar que fossem dominadas por outra nação.

Toplist

Última postagem

Tag