Quais as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística e também os principais sistemas e os modelos usados por eles que auxiliam no controle de estoque?

1.0 - INTRODUÇÃO

Uma organização empresarial necessita ter um controle estruturado sobre todos os seus setores, sejam eles produção, armazenagem, distribuição, financeiro, recursos humanos, entre outros. Para isso, se faz necessário um setor responsável pela organização dos mesmos, assim, a tecnologia da informação juntamente com o fluxo de informações promove uma ampla oportunidade de inovações tecnológicas, que irão repercutir de forma positiva no desempenho organizacional de uma empresa, proporcionando a instituição, não só este, mas vários outros benefícios, um deles é a redução do tempo de trabalho, pois com a utilização de softwares apropriados, se têm acesso a informação em tempo real, estruturando o trabalho.

Como ferramenta essencial, utilizamos o fluxo de informações que nos auxilia no âmbito empresarial, compartilhando dados específicos necessários para o bom funcionamento de cada um dos setores de uma empresa, assim, a troca de informações também entre empresa/cliente garante a satisfação de ambas as partes.

Utilizando-se em um Sistema de Informação Logística SIL, é possível a integração sistêmica de todas as atividades que se relacionam ao fluxo físico e de informação inclusive a gestão dos serviços terceirizados.

Em virtude dos fatos mencionados, a tecnologia e o fluxo de informação integrados à logística procuram solucionar os problemas decorrentes da falta de softwares específicos para a sistematização, evitando assim atos desnecessários e perca de tempo em uma organização.

Abordar a definição de informação é algo complexo. A que se diz respeito acerca disso, inicialmente pode ser relevante a diferenciação de dados, informação e conhecimento, sendo que, uma vez tal distinção é vaga, já que a informação está por trás da conexão e execução das mesmas. Assim se torna um erro apontar que atuam de forma a se isolar uma da outra e em contextos diferentes (DAVENPORT, 1998). Ainda nesse sentido, Cianconi (1999, p. 17), caracteriza informação como “aquilo que reduz a incerteza, desencadeada por algum agente perturbador, possibilitando uma transformação na estrutura do receptor, porém dependendo de estruturas internas ao sujeito receptor, não como algo absoluto, independente”.

 Esta aula pretende identificar a importância da tecnologia e o fluxo de informações na área logística, a influência dos mesmos em uma instituição e o melhor método para alcançar resultados aplicando os recursos tecnológicos.

O uso dos sistemas de informação possibilita a melhora da coordenação entre as áreas funcionais da logística e permite que operações sejam combinadas por sistemas específicos. Auxiliando as empresas na maior troca de informações com isso, a facilidade na tomada de decisão. Saber da importância do sistema de informação para o planejamento dos processos logísticos e como a evolução desses métodos de informação se popularizou aos modernos recursos computacionais atuais principalmente na área relacionada é fundamental para entendemos como as soluções oferecidas e as tendências em termos de funcionalidade de planejamento podem influenciar as estratégias adotadas pelas organizações.

Um SIL, quando bem implantado e gerenciado, permite o levantamento de possíveis gargalos e divergências de qualidade e desempenho da Cadeia de Suprimentos, o que pode ser útil para a correção das diferenças e a padronização do nível de serviços ao longo de todo o ciclo do produto.

2. E-BUSINESS: COMO AS EMPRESAS USAM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A globalização criou novas oportunidades para usar os sistemas de informação objetivando coordenar o trabalho de diversas partes da empresa e possibilitar a comunicação com clientes e fornecedores.

Até meados dos anos 90, a concorrência em escala global era conquistada pelas grandes multinacionais que podiam bancar grandes investimentos em novas fábricas, áreas de armazéns e centros de distribuição (CD) em outros países, além de terem sua própria rede de sistemas de informação estabelecendo a conectividade de suas operações em grande escala.

Juntamente com o fluxo de material e financeiro, o fluxo de informação forma o que conhecemos por fluxos logísticos. Enquanto o fluxo de material diz respeito à movimentação de produtos e o fluxo financeiro ao capital gerado e acumulado, o fluxo de informações visa atender necessidades, seja elas da organização ou do cliente, tal que ocorre passando informações à indústria, dando ideia do que seu público quer para consumir, produzindo e comercializando assim para que seja completado o processo, quanto para o cliente, que passa a ter uma variedade de consumo maior e mais variada com tal troca (COELHO, 2010).

O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) permite que as organizações façam pedidos de compras instantâneos, o que gera rapidez nas transações, e oferece ganhos de eficiência e responsividade, mas em relação ao compartilhamento de informações, que é vital para as cadeias de suprimentos, a internet apresenta vantagens sobre o EDI.

Em contexto de competitividade entre organizações, surge o mercado eletrônico, que pode ser visto como estratégia de oportunidade para alcançar resultados favoráveis frente ao comércio tradicional. Esse modelo de negócio é chamado de comércio eletrônico, uma prática na qual a internet é usada para vender bens e serviços (NOVAES, 2007). O comércio eletrônico é um tipo de transação comercial que envolve atividades empreendedoras, desempenhadas por uma empresa através de meios eletrônicos, como as redes sociais que possibilitam uma comunicação com os clientes sobre serviços e lançamento de produtos (FAGUNDES, 2009). Essas tecnologias de comunicação vêm assegurar que as informações certas, estejam na hora certa e no local certo proporcionando a competitividade da organização.

Comércios virtuais trouxeram para as empresas novos modelos de negócios. Agora, é possível integrar completamente todos os setores de uma empresa off-line, e claro, desenvolver por completo um negócio totalmente online, virtual.

 A partir do recebimento dos produtos, a logística se faz presente contribuindo para a correta classificação e catalogação dos produtos. Por outro lado, ela também responde pela adequada distribuição e entrega dos produtos salvaguardando todas as etapas do processo, desde o pedido de compra do comerciante até o aceite do produto pelo cliente final. Essa tecnologia permite acessibilidade e integração, o que resulta em resposta rápida para o sucesso dos processos.

Investir em sistemas de informação é a maneira que as empresas têm de administrar suas funções de produção internas, assim como lidar com as demandas presentes. Esse investimento permite atender aos seguintes objetivos da organização:

  • Atingir a excelência operacional (produtividade, eficiência e agilidade);
  • Desenvolver novos produtos e serviços;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente e atendê-lo melhor;
  • Melhorar a tomada de decisão (em termos de precisão e velocidade);
  • Promover a vantagem competitiva;
  • Assegurar a sobrevivência

A origem do comércio eletrônico está voltada para vendas via o ambiente eletrônico da internet, esse conceito teve início com vendas de livros para o consumidor final. Atualmente é conhecido como Business-to-Consumer, ou B2C (Empresa para consumidor) é a sigla que define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de E-Commerce. A Natureza dessa operação tende a ser apenas de consumo.

  Mas, para ser eficiente no processo de venda, é preciso ter um canal direto com o fornecedor e com o distribuidor, desta forma, a necessidade de integrar estes parceiros de negócios no “mercado virtual” foi inevitável. Surge então o conceito de Business-to-Business, ou B2B que é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.

Com o uso de redes da Internet as relações das empresas com seus clientes, funcionários, fornecedores e parceiros logísticos estão sendo digitalizados pelos sistemas de informação. Atualmente os conceitos de E-business e E-commerce executam diversos processos de negócios em uma empresa.

 3. FERRAMENTAS DE APOIO PARA A COMUNICAÇÃO NA LOGÍSTICA

A Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador. A Web possibilita que os integrantes dos canais a intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas, conseguem compartilhar um banco de dados comum, o que facilita o rastreamento e a expedição e obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.

A gestão da informação tem de incluir todo o processo que acarreta valor, e passar pela coleta, armazenagem, distribuição, recuperação e uso desses insumos, absorvendo o maior número possível de informação propriamente dita. Navegar por esse panorama informacional só tende a ressaltar a conexão de elos dentro de todo ambiente informacional, algo que vale se referir se diz respeito à precisão das informações recolhidas e como elas ditam as tomadas de decisão e influenciam qualidade (CIANCONI, 1999).

           Os softwares, por si só não asseguram toda a qualidade de informações na velocidade exigida para atender toda a Cadeia de Abastecimento, más se faz necessário para a rapidez do processamento das informações de um sistema, e por isso necessitam das tecnologias específicas para facilitar esse fluxo durante as etapas do processo.   Dentre esses programas baseados nos princípios da informação e tecnologia vamos acrescentar e comentar resumidamente sobre: CRM (Customer Relationship Management) e Padrão de Codificação EAN.

3.1 -CRM - Customer Relationship Management

A gestão do relacionamento com o cliente é uma filosofia empresarial, um processo contínuo de evolução, de conhecimento e de comunicação com os clientes, segundo (GOMES; RIBEIRO, 2011, p.195).

Empresas dos mais variados segmentos, cada uma com seus desafios e especificidades, estão entrando no seu processo de digitalização e, com isso, se voltando à quarta revolução industrial. O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, conhecido como CRM, é um conjunto de práticas e estratégias de negócio focadas no cliente que tem como objetivo analisar a interação com o consumidor, antecipar suas necessidades e desejos, aperfeiçoar a rentabilidade da empresa e aumentar as vendas.

Ainda segundo Gomes e Ribeiro (2011, p.195), “A CRM é um termo de TI que abrange a metodologia, softwares e a capacidades da Internet para ajudar uma empresa e gerenciar suas relações com clientes de uma maneira organizada”.

O CRM ajuda as empresas a aumentar sua lucratividade e nível de serviço, pois ela contribui para a otimização de informação, simplificação de processos já existentes, além de colaborar para uma relação mais individual entre empresa e cliente, buscando ofertar ao mesmo uma maior satisfação. O compartilhamento de informações estratégicas sobre os clientes com os colaboradores é outro benefício que a gestão do relacionamento com o cliente proporciona à empresa, visto que assim é possível criar relações entre a companhia, sua base de clientes e seus parceiros de negócios (GOMES; RIBEIRO, 2011).

Dessa forma a empresa que investe em processos tecnológicos para se tornar mais competitivas estão adotando o uso de ferramentas principalmente as que são ligadas à área de marketing só que o investimento em comunicação digital é intensivo e o negócio não sobrevive sem gastos com marketing online e para que consigam gerenciar melhor o relacionamento com o cliente fazem uso do CRM Customer Relationship Management.

 3.2 - Padrão de Codificação EAN

 A integração da tecnologia da informação inicia-se na identificação de produtos. E um dos padrões mais divulgado e eficiente para esta finalidade é o padrão EAN – (European Article Number) é um código de barras composto por 13 dígitos amplamente utilizado no mundo todo, que serve para identificar individualmente todos os produtos que o utilizam. Impresso na embalagem, esse padrão de codificação mostra os 13 dígitos legíveis e a simbolização em barras verticais, que é decodificada por leitores óticos, proporcionando a captura de dados de forma rápida. Cada identificação da mercadoria é única no mundo, à identificação da informação é instantânea e a linguagem é comum no intercâmbio de informações entre parceiros comerciais. Na logística essa integração pode ser vista:

  • Controle: inventário, recebimento de produtos, expedição, produção e estoque central;
  • Planejamento: compra de matéria-prima, recursos de fabricação;
  • Movimentação: a partir dos centros de distribuição, de produtos com peso variável;
  • Identificação: por itens de produto, peso variável, número do lote, livros, revistas, ativos      fixos, documentos;
  • Automação: de pedidos e de documentos;
  • Acesso: adotado por meio do padrão de mensagens EANCOM para intercâmbio eletrônico de dados (EDI).

A organização que visa trabalhar com exportação deverá cadastrar o seu código EAN em seus produtos.

4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICO E A INTEGRAÇÃO NA ESTRATÉGIA OPERACIONAL

        O sistema de Informação é fundamental para atingirmos escala operacional, mas no alicerce temos que ter como base a definição dos processos, atividades e tarefas. Logo:

O Sistema de Informação é um sistema especializado formado por um grupo de componentes, inter-relacionados, que visam dados e informações, manipulá-los e processá-los para, enfim, dar saída à novos dados e informações (ALBUQUERQUE, 2011).

Um sistema de informação "coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um propósito específico". “Também observam que como qualquer outro sistema, o SI aborda entradas (dados) e saídas (relatórios, cálculos), processa essas entradas e acarreta saídas que são enviadas para o usuário ou outros sistemas”. E consideram também que é possível incluir um mecanismo de resposta - Feedback - que controle a operação (TURBAN, RAINER JR. E POTTER, 2003 apud CORTES, 2008).

          Todos os sistemas de informação devem deixar bem definido os seguintes pontos antes da realização o que, onde, quando, como, quanto, quem, porque será realizado. O mapeamento dos processos é fundamental para atingirmos alto grau de desempenho logístico. Recomendo sempre uma estruturação de informações baseada em um sistema de gestão nos moldes da NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, onde todas as informações geradas nos processos, serão avaliadas de forma sistêmica e ações tomadas no caso de não conformidades. Lembrando que o grande esforço de uma organização reside na inteligência no tratamento de informações que gerem dados para a boa tomada de decisões. O EDI(eletronic data interchange - EDI) como benefícios a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais, a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão e a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra.

5. REFERÊNCIAS                    

ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de. Sistema de Informação e comunicação no Setor Público.Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]; Capes: Uab, 2011. 150 p.

BANZATO, Eduardo. Tecnologia da Informação aplicada à Logística. São Paulo; IMAM, 2017.

 BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e competição em tempo real com CRM (Customerrelationship management). São Paulo: Atlas, 2000.

CAIÇARA JUNIOR, Cícero. Sistemas integrados de gestão - ERP: uma abordagem gerencial. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CIANCONI, Regina. Gestão da informação na sociedade do conhecimento. Brasília: SENAI. DN, 1999.

COELHO, Leandro Callegari. Entendendo os diferentes fluxos logísticos. 2010. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013.

CÔRTES, Pedro Luiz. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

FAGUNDES, E. O que é E-commerce. 2009. Disponível em: <http://efagundes.com/artigos/o-que-e-e-commerce/>. Acesso em: 11/08/2019.

LAUDON, Jane P. & Kenneth C. Sistemas de Informação Gerencial 7° edição . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 4. ed. São Paulo: Campus, 2007.

Quais são as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística?

A Tecnologia da Informação na logística permite que os gestores consigam redesenhos de processos ligados ao planejamento de demanda, armazenagem e distribuição. Esses novos fluxos podem ser mais eficazes, entregando maior desempenho e resultados para a empresa.

Quais são os principais sistemas de informação utilizados na logística?

Quais são os principais sistemas de gerenciamento de logística?.
TMS. O gerenciamento de transporte TMS, sigla para Transportation Management System, é o Sistema de Gestão de Transportes. ... .
WMS. ... .
Sistemas de monitoramento de entregas. ... .
Sistemas de roteirização. ... .
Sistemas de gestão de frotas..

Quais as tecnologias aplicadas ao controle de estoque existentes?

Agora que você já entende a importância de modernizar os processos relacionados ao inventário, mostraremos algumas das ferramentas tecnológicas que podem ser implementadas no estoque..
simplificar a logística;.
gerir inventários;.
limitar roubos;.
reduzir os desperdícios;.
aumentar a produtividade..

Quais as principais tecnologias utilizadas hoje na gestão de logística?

Conheça as principais tecnologias que ajudam a acelerar processos de logística.
Softwares para gerenciar armazéns e depósitos (WMS) ... .
Aplicativos para frete. ... .
Software para organizar a escala de trabalho. ... .
Computação em nuvem. ... .
Ferramentas de geolocalização. ... .
Tecnologia RFID. ... .
Plataformas para assistência do cliente..