Quais as principais diferenças do Windows e do Linux?

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Windows ou Linux? Essa parece ser quase uma discussão entre torcedores de times rivais de futebol.

Há os fanáticos pelo sistema da Microsoft, outros que são apaixonados pelo sistema Open Source do Linux.

Entretanto, para boa parte dos leigos e até mesmo para alguns do entusiastas de tecnologia, fica a pergunta: qual é a real distinção entre esses dois sistemas operacionais? Bom, são várias. Listamos, abaixo, as 5 principais diferenças entre Windows e Linux. Confira:

Acesso ao código-fonte

Esta é um das distinções principais entre Windows e Linux, e é basicamente o que norteia a escolha dos apaixonados pelo segundo SO.

O Linux foi criado com base no sistema GNU Public License. O que isso significa? Que todo o seu código-fonte pode ser acessado e alterado por qualquer usuário do sistema.

Ou seja: caso encontre brechas de segurança, ou queira adaptar algo para atender algum interesse próprio, você tem total liberdade. Já o Windows possui código-fonte restrito, ou seja, você não tem direito de fazer qualquer alteração no código do kernel do sistema.

Nível de liberdade de licença

A diferença anterior traz uma outra questão: a liberdade da licença.

O Linux dá uma maior autonomia para que você possa fazer cópias de distribuição sem maiores problemas, além de permitir que você, caso queira, produza um aplicativo para o SO e comercialize-o sem ter que pedir autorização à empresa.

Já com o Windows, caso você tenha comprado somente uma licença de uso, não poderá instalá-lo em mais de uma máquina, além de não poder comercializar aplicativos feitos para esse SO.

Instalação de aplicativos

Enquanto o Linux possui uma instalação centralizada de aplicativos, a que o Windows possui é descentralizada. O que isso significa?

O Linux possui um gerenciador específico para esse tipo de instalação (Synaptic). Assim, tal como é nas lojas de apps mobile de smartphones, o Linux possui uma central que permite baixar e instalar os aplicativos que deseja.

Já o Windows faz com que você tenha que ir até o site que contenha o arquivo do programa que deseja instalar, baixá-lo, e depois buscar o instalador para que ele seja executado. Porém, esse processo deixa margem para o download de vírus disfarçados de programa.

Suporte aos usuários

O Windows possui um suporte institucionalizado, ou seja, feito através de help-desk pago. As questões mais comuns ficam disponíveis no site da plataforma, além de haver diversos fóruns nos quais usuários ativos resolvem algumas das principais dúvidas.

O Linux, por outro lado, possui uma ampla rede de fóruns de suporte gratuito. Porém, se o seu problema é urgente, pode ser que seja preciso esperar longas horas até obter uma resposta dos colegas usuários do SO. É também possível conseguir suporte pago para Linux.

Linha de comando

O Windows possui uma preferência por alterações através da interface gráfica. Assim, o acesso a linha de comando não é intuitivo — você tem que ir em “executar” e entrar com “cmd”.

Já com o Linux é o contrário — por ser um sistema Open Source, que prioriza as modificações do usuário, é super natural que a linha de comando fique evidente e seja fácil de ser acessada.

Quer saber tudo sobre o mundo de redes de computadores? Baixe agora o seu e-Book gratuito – Guia Básico de Redes de computadores !

Quais as principais diferenças do Windows e do Linux?

691 palavras 3 páginas

10 diferenças entre Linux e Windows

1ª )A maior diferença entre o Windows e o Linux é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte, isso porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema.
2ª ) Com um sistema Linux, licenciado sob a GPL, você é livre para modificar, lançar novamente e até vender os aplicativos que você usa (desde que mantenha o código fonte disponível). Além disso, com a GPL, você pode baixar uma simples cópia de uma distribuição Linux e instalar em quantas máquinas você queira. Com a licença Microsoft, você não pode fazer nenhum dos dois e é obrigado a usar apenas o número de licenças compradas.
3ª )O Linux tem suporte online comunitário sendo possível que espere 10 minutos para que seja respondido, como também pode demorar horas ou dias, ou até mesmo nunca ser respondido. Já o Windows tem o mesmo suporte de usuários em fóruns que abordam o sistema, e pode contatar o suporte da Microsoft também. De muitas pessoas que contrataram o suporte pago do Linux, ou o suporte pago da Microsoft, não dá pra dizer qual fica mais satisfeita.
4ª ) Anos atrás, se você pretendia instalar Linux, você teria que escolher a dedo todo o equipamento do seu computador, ou não teria uma instalação 100% funcional. Hoje esta teoria caiu por terra. Você pode pegar tanto um PC ou laptop (ou até mesmo um Mac) e a maioria das distribuições instaladas terão muitas chances de funcionar 100%.Com o Windows, você sabe que cada parte do hardware irá funcionar no seu sistema.
5ª) É difícil imaginar uma máquina com Linux sem a linha de comando, a linha de comando será sempre uma ferramenta imprescindível para propósitos administrativos. A Microsoft tende a esconder o prompt de comando do usuário. A menos que você acesse o “executar” e entre com “cmd”, o usuário provavelmente nem saberá que a linha de comando existe no Windows.
6ª) Instalação centralizada de aplicativos x


Relacionados

  • Trabalho Comparação Windows x Linux

    2618 palavras | 11 páginas

    avaliação: WINDOWS x LINUX DIFERENÇAS ENTRE WINDOWS E LINUX Sistema Operacional Windows O Windows é um sistema operacional da Microsoft, que como sabemos cobra para fornecer os seus serviços. Quase todos os softwares que rodam no Windows são pagos. É disparado o sistema operacional mais usado do planeta. Para se ter uma ideia 95% de todos os computadores do Brasil rodam o Windows, sendo ele em varias versões, (XP, Vista, Seven, Windows 8 e 8.1 e agora o mais recente que foi divulgado Windows 10)….

  • Diferença entre windows e linux

    2645 palavras | 11 páginas

    WINDOWS & LINUX Nome: Priscila Aparecida Katayama Turma: 1PTNB Curso: Técnico em Manutenção de Computadores DIFERENÇAS ENTRE WINDOWS E LINUX Conteúdo Conteúdo 3 Sistema Operacional Windows O Windows é um sistema operacional da Microsoft, que como sabemos cobra para fornecer os seus serviços. Quase todos os softwares que rodam no Windows são pagos. É disparado o sistema operacional mais usado do planeta. Para se….

  • Trabalho Informática - Linux X Windows

    834 palavras | 4 páginas

    Diferenças do Sistema Operacional Windows e do Sistema Operacional Linux O Windows é Software Proprietário (o uso é restrito à licença) já o Linux é Sofware Livre (você pode compartilhar à vontade); O Windows tem código fonte fechado, isto é, ninguém pode alterá-lo, só o fabricante tem acesso para corrigir os erros ou aperfeiçoá-lo. Ao contrário, o Linux não tem segredos e há vários grupos trabalhando em seu desenvolvimento e criando versões de acordo com as diversas necessidades do mercado;….

  • Sistemas operacionais e comandos diff

    710 palavras | 3 páginas

    Sumário Introdução1 Diferença entre Windows e Linux2 Comando DIFF3 Bibliografia5 Introdução Este trabalho tem como função explicar diferenças importantes entre os sistemas operacionais Windows e Linux e algumas funções e comandos básicos do comando DIFF. 1 Diferenças Entre Windows e Linux 1. O Windows é pago. O Linux é de graça. 2. O Linux é um sistema aberto, você pode conhecer todo o código fonte e, se tiver capacidade, editá-lo. O Windows é fechado. Só dúzias de pessoas tem acesso….

  • Linux vs windows

    1477 palavras | 6 páginas

    Linux e Windows Os sistemas operacionais Linux e Windows são dois dos principais sistemas operacionais utilizados hoje. E por isso talvez sempre haverá questionamento sobre qual é o melhor ou pior. Através de deste trabalho vamos tentar esclarecer as principais diferenças entre um sistema e outro, assim como suas vantagens e desvantagens. Para que possamos assim conhecer melhor cada um, e assim não formarmos opiniões equivocados sobre esse ou aquele sistema. Linux é o termo geralmente usado….

  • As 10 principais diferen as entre o Windows e o Linux

    1743 palavras | 7 páginas

    As 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux 04 MAI, 2011por PAULO HIGAcategoria: ARTIGOS É bastante comum encontrarmos comparações entre Linux e Windows. Algumas apontam pontos fortes e fracos de cada um, outras apenas atacam o rival. Porém, poucas são aquelas realmente tiram as dúvidas dos usuários. Windows ou Linux? Este artigo do TechRepublic aponta as 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux, sem ataques ou flames desnecessários. O Guia do PC obteve autorização da editora….

  • Sistemas operacionais

    2051 palavras | 9 páginas

    características do sistema operacional Microsoft Windows. Partindo da conceituação de “Sistema Operacional”, são analisados os principais aspectos do Windows, bem como a sua evolução no tempo, através do lançamento de inúmeras versões. Em seguida, procura-se explicar os motivos para o grande sucesso mundial atingido pela família Windows desde o seu lançamento. Por fim, é feita uma comparação do Microsoft Windows com o seu grande concorrente, o Linux. Desenvolvimento 1. Conceitos Essenciais….

  • Diferença entre linux e windows

    1571 palavras | 7 páginas

    diferenças entre Linux X Windows O Brasil tem mais que o direito, tem a necessidade de utilizar tecnologias livres que permitam aumentar a sua autonomia tecnológica, a sua participação como 'desenvolvedor' de soluções na sociedade da informação".De forma bastante didática, podemos apontar cinco principais argumentos para defender o uso do software livre no governo federal: O macroeconômico. O Brasil reduz o envio de royalties para o exterior pelo pagamento de uso de software proprietário,….

  • Lista Linux E Sistema De Arquivos 02 03 1

    2253 palavras | 10 páginas

    é amplamente utilizado em servidores? R: Pois é o mais seguro, e poucas pessoas que criam vulnerabilidades. Cite ao menos um distribuição Linux derivada do Debian: Ubuntu Qual o mecanisno de instalação automatizada de pacotes utilizada no Debian? R: Ele pode ser executado através do CD, ou baixar a ISO da distribuição no site da fabricante. Defina: a) Linux; É um sistemas operacional grátis. b) Kernel; Kernel é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows Linux e Mac?

Windows: Produzido pela Microsoft, cujo a versão mais recente é o Windows 10. É o mais popular entre desktops e notebooks; macOS: Encontrado única e exclusivamente em equipamentos produzidos pela Apple, que também desenvolve o sistema; Linux: Por ser um software livre, não possui um produtor oficial.

Quais as principais diferenças entre a estrutura de diretórios Unix e Windows?

Por exemplo, o sistema Windows usa como separador o caractere “\”, enquanto sistemas UNIX usam o caractere “/”; outros sistemas podem usar caracteres como “:”e“!”. Exemplos de caminhos de acesso a arquivos em sistemas UNIX seriam /bin/bash e /var/log/mail. log.

O que o Windows e o Linux?

Linux e Windows são sistemas operacionais que podem ser usados em computadores domésticos, empresas ou servidores. Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema , fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Qual a vantagem do Linux sobre o Windows?

Segurança. A primeira das vantagens do Linux não poderia ser outra: a segurança. Com o Linux, é possível usufruir de um sistema seguro e manter o sigilo dos seus projetos. Afinal, ao compararmos o Linux com o Windows, o Linux sai em disparada quando o assunto é segurança.