Quais as principais formas de transporte de O2 É CO2 em nosso organismo?

23/06/2010 07h38 - Atualizado em 24/06/2010 20h39

Processo ocorre de três formas, segundo professora de biologia.Veja aula em vídeo.

A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue.

O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.

Nathalia diz que a eliminação do gás carbônico na respiração é muito importante para os atletas manterem o fôlego nos jogos da Copa do Mundo.

Confira a aula completa em vídeo.

Veja vídeos de Vestibular e Educação

O corpo humano realiza dois tipos de respiração: a celular e a pulmonar. A primeira é um processo que ocorre no interior das células e é responsável pela obtenção de energia. A segunda, por sua vez, é responsável por disponibilizar oxigênio para as células realizarem a respiração celular e retirar o gás carbônico resultante desse processo do nosso corpo.

A respiração pulmonar inicia-se com a entrada do ar pelas fossas nasais. Nessa região, o ar é filtrado e umedecido graças à presença de pelos e muco. Além disso, em razão do tecido conjuntivo da cavidade nasal ser amplamente vascularizado, o ar é aquecido nesse local. Nas fossas nasais, também existem células sensoriais que permitem o sentido do olfato.

Após passar pelas fossas nasais, o ar segue em direção à faringe, uma estrutura comum ao sistema digestório e respiratório. Em seguida, vai em direção à laringe, que é um tubo longo onde ocorre pequena retenção de partículas e onde se localizam as pregas vocais, que permitem a fala.

Conectada à laringe, localiza-se a traqueia, um tubo formado por 15 a 20 peças de cartilagem em forma de C que impedem que essa estrutura entre em colapso. Na traqueia, existe um tecido ricamente vascularizado que permite que o ar mantenha-se úmido e aquecido. Além disso, existem glândulas seromucosas e células caliciformes que produzen secreção que atua na retirada de partículas. Os cílios presentes nesse local ajudam a deslocar o muco juntamente às partículas até a faringe, onde ele é engolido.

A traqueia então se bifurca em dois brônquios, que penetram nos pulmões. Os brônquios ramificam-se até que resultam nos bronquíolos, os quais também se ramificam. Assim como na traqueia, o ar é aquecido, umidificado e limpo na região dos brônquios e bronquíolos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na extremidade dos bronquíolos, encontram-se os alvéolos pulmonares, que são estruturas que se assemelham a pequenos sacos ou câmaras. Essas estruturas estão bastante próximas aos capilares, característica que permite a realização de trocas gasosas, conhecidas como hematose.

Quais as principais formas de transporte de O2 É CO2 em nosso organismo?

O processo de hematose ocorre nos alvéolos pulmonares

Nos capilares, o oxigênio presente no interior dos alvéolos difunde-se para o interior do capilar e liga-se à hemoglobina. O oxigênio é então levado pelo sangue para todas as células do corpo para que possa ser usado no metabolismo celular. O gás carbônico presente no sangue, por sua vez, faz o caminho inverso, passando dos capilares para o interior dos alvéolos, de onde segue pelas vias respiratórias para fora do corpo.

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se. Isso ocasiona um aumento da caixa torácica e diminuição da pressão em seu interior, permitindo a entrada de ar. Já na expiração, o diafragma sobe, os músculos intercostais relaxam, a caixa torácica diminui e a pressão no interior aumenta, forçando a saída do ar.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico. O gás oxigênio é utilizado pelas nossas células para a realização da respiração celular, processo no qual a célula consegue produzir energia.

O que são os alvéolos pulmonares?

Os alvéolos pulmonares são estruturas em formato de pequenos sacos que estão localizadas no final dos bronquíolos. Os alvéolos são responsáveis por deixar o pulmão com uma aparência esponjosa e por aumentar a superfície de contato desse órgão.

Cada alvéolo apresenta uma parede epitelial fina e, ao seu redor, está presente uma grande quantidade de capilares sanguíneos. Essa organização do alvéolo é fundamental para garantir que ocorra a difusão dos gases no momento da hematose.

Como ocorre a hematose?

Quais as principais formas de transporte de O2 É CO2 em nosso organismo?

A hematose é um processo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e liga-se à hemoglobina, proteína que, entre outras funções, está relacionada com a cor vermelha do sangue. Ao se ligar à hemoglobina, forma-se a oxi-hemoglobina, que garante o transporte de oxigênio para as células. O sangue, agora oxigenado (sangue arterial), segue em direção ao coração, onde será impulsionado para o corpo.

Nos nossos tecidos, o oxigênio é utilizado pelas células, transformando-se, na maioria das vezes, em gás carbônico. Esse gás entra para os capilares e pode combinar-se com a hemoglobina, formando carboemoglobina. Ele pode também entrar na hemácia, reagir com a água e transformar-se em ácido carbônico, que dá origem a íons H+ e bicarbonato, que posteriormente vão para o plasma, garantindo a manutenção da acidez do sangue. O sangue rico em gás carbônico é levado novamente para o coração, que o impulsiona para os pulmões. Nesse local, ocorre novamente o processo de hematose, transformando o sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) em sangue rico em oxigênio.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Quais as principais formas de transporte de O2 e CO2 em nosso organismo?

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

Qual a principal forma de transporte de CO2 no corpo?

O mecanismo de transporte de gases O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.

Quais são as formas de transporte de CO2 no sangue?

O dióxido de carbono pode ser transportado por três vias: dissolvido no plasma (cerca de 8% do total transportado), ligado à hemoglobina (11%) e, em maior quantidade, sob a forma de ião hidrogenocarbonato (HCO-3).

Qual é a célula responsável pelo transporte de O2 e CO2?

A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue e a hemoglobina é o principal componente das hemácias. Ela possui uma cor avermelhada e tem a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. A hemoglobina transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.