Quais atividades mais comuns são realizadas nas aulas de Educação Física?

Caminhar, andar de bicicleta ou dançar até cansar – todos esses são exemplos de atividade física. A boa notícia é que na intensidade certa, eles oferecem muitos pontos positivos para a sua saúde, física e mental.

Além disso, proporcionam aquela sensação gostosa de bem-estar e disposição. E pra te inspirar a colocar o corpo em movimento, elencamos os benefícios e os principais tipos de atividade física. Vamos lá? 

Diferença entre atividade física e exercício físico

Antes de mais nada, vale saber que existem diferenças entre essas duas definições: 

  • Atividade física:  o termo serve para qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos que resulte em gasto energético. Por exemplo, andar, dançar, subir e descer escadas, cuidar do jardim, entre outros. 
  • Exercício físico: nesse caso, estamos falando das atividades com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, como o futebol, natação e o judô, por exemplo. 

Benefícios da atividade física

Independente de quais sejam a atividade física ou exercício escolhido, uma coisa é certa: colocar o corpo em movimento traz diversos benefícios à saúde. A lista é grande, espia só: 

  1. Há redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral) e de doenças cardiovasculares em geral;
  2. Aumento da força e resistência muscular;
  3. Ajuda na prevenção e controle de diabetes;
  4. Fortalece ossos e articulações;
  5. Ajuda a controlar o peso;
  6. Melhora a qualidade do sono;
  7. Fortalece o sistema imunológico;
  8. Promove o bem-estar físico e mental;
  9. Auxilia no envelhecimento saudável;
  10. Pode ajudar a melhorar o convívio social;
  11. Aumento da disposição para a realização das atividades diárias.
  12. Diminuição do estresse e ansiedade.

Ufa! Motivos não faltam para acrescentar uma ou várias atividades na sua rotina. Aliás, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos façam 150 a 300 minutos de atividade física, moderada, por semana ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação.

Quais atividades mais comuns são realizadas nas aulas de Educação Física?

Quais são os exemplos de atividades físicas mais comuns?

Agora que você já sabe porque manter o corpo em movimento, chegou a hora de escolher um exercício para chamar de seu:

1. Caminhada

Super democrática, a caminhada é a atividade física favorita dos brasileiros, visto que pode ser feita por pessoas de todas as idades, sem grandes restrições. Além disso, não precisa de nenhum aparelho especial, ela é uma das melhores opções de atividades físicas ao ar livre e pode ser feita em qualquer lugar.

Quer mais? Então saiba que caminhar ajuda na perda de peso, melhora a circulação sanguínea e ajuda no condicionamento físico. E naqueles dias em que o tempo não estiver tão bonito, a esteira é uma boa aliada e garante que você possa continuar se movimentando.

2. Treinamento funcional

Dentre os exemplos de atividade física, o treinamento funcional é uma das alternativas que mais se populariza. Mas para quem não conhece, a modalidade se baseia em montar uma rotina de exercícios baseada nos movimentos naturais do corpo – como pular, agachar, correr, etc. 

O treino funcional não exige os aparelhos utilizados na academia e pode garantir os mesmos benefícios. Sem contar que é uma excelente opção para praticar ao ar livre ou em casa. 

3. Pedalar

E como se não bastasse ser um transporte ecologicamente correto e que nos permite redescobrir os espaços da cidade, a bicicleta é também um instrumento poderoso para a saúde. Aliás, o ciclismo é um aliado e tanto, pois ajuda na queima de calorias sem causar grandes impactos nas articulações.

Além do ciclismo, é possível fazer essa atividade dentro dos lugares. Isso porque diversas academias oferecem a modalidade para quem quer variar a rotina de atividade física, contando com o apoio e orientação de um profissional capacitado.

4. Dança

Para quem não abre mão de se exercitar de forma divertida, então a dança é a atividade certa. Isso porque todos os estilos trazem benefícios, olha só:

  • Aumento de flexibilidade
  • Melhor coordenação motora
  • Aumento da circulação sanguínea
  • Mais condicionamento aeróbico
  • Liberação de endorfina

Bateu a vontade de dançar? É só preparar a toalha, a garrafinha e vamos lá!

5. Musculação

Um dos exemplos de atividade física mais conhecidos. Já que a musculação é uma modalidade completa que trabalha diversos grupos musculares em um único treino, por meio de diferentes movimentos e exercícios.

A lista de benefícios é grande, visto que a musculação ajuda a deixar os ossos mais resistentes, alivia sintomas da TPM, fortalece os músculos, corrige a postura e ajuda num envelhecimento mais saudável. 

Quais atividades mais comuns são realizadas nas aulas de Educação Física?

Quais são os tipos de atividade física?

Conhecendo alguns exemplos de atividade física, chegou a hora de conhecer os tipos. Cada um deles foca em melhorar um aspecto da saúde corporal, mas todos eles contribuem para a mobilidade, resistência e bom condicionamento do organismo como um todo. 

Exercícios de resistência aeróbia

Também chamados de exercícios aeróbicos. Isso porque são aqueles com movimentos rápidos e cansativos, que fazem o coração acelerar e exigem esforço dos pulmões. Por exemplo, aulas de pular e dança, caminhadas rápidas, corridas leves, natação e etc. 

Exercícios de flexibilidade

Você já ouviu falar que “o corpo é tão jovem quanto flexível”? Pois é, isso ajuda a ilustrar o quanto os exercícios de alongamento são importantes.

Esse tipo de atividade ensina os músculos a se esticarem e depois voltarem ao formato inicial. Aliás, a falta de flexibilidade prejudica a postura, causa dores e ainda impede a realização de movimentos amplos no dia a dia. 

Exercícios de resistência muscular localizada

Agora estão as atividades que trabalham um esforço repetitivo sem cansar, uma habilidade que usamos bastante no dia a dia. Como resultado, um bom exemplo é o abdominal, que trabalha um grupo muscular bem localizado, desenvolvendo a resistência na região da barriga. 

Exercícios de força

Esse tipo de atividade vai muito além da estética de um corpo musculoso. Afinal, todos os movimentos exigem força e a principal forma de desenvolvê-la é por meio do treino de musculação. Assim, aos poucos, aumentamos a capacidade do corpo suportar uma carga ou esforço

Exercícios de velocidade 

Como o próprio nome sugere, estamos falando das atividades que preparam o corpo para explosões de velocidade. A corrida é o exemplo mais clássico, mas fazem parte dessa categoria também exercícios de salto e agilidade.  

Mais equilíbrio e bem-estar

Independente de qual exercício faça seu coração bater mais forte, lembre-se de que é sempre muito importante procurar orientação de um profissional de educação física, para que ele indique a forma mais segura e adequada de se movimentar. 

Além disso, é importante investir também numa alimentação saudável e cuidar da saúde mental. Assim, você garante equilíbrio e bem-estar pra fazer tudo aquilo que você ama. 

Quais atividades podem ser feitas nas aulas de Educação Física?

Caminhadas, corridas leves ou de alguma intensidade preparam os participantes para as atividades a serem realizadas..
Corrida livre..
Circuitos (pode utilizar linhas, cones, bambolês, etc.).
Agachamentos..
Abdominais..
Polichinelos..
Flexões..

Quais são os exemplos de atividades físicas mais comuns?

Quais são os exemplos de atividades físicas mais comuns?.
Caminhada. ... .
Treinamento funcional. ... .
Pedalar. ... .
Dança. ... .
Musculação. ... .
Exercícios de resistência aeróbia. ... .
Exercícios de flexibilidade. ... .
Exercícios de resistência muscular localizada..

Quais são as 10 atividades físicas?

Agora é só escolher e se divertir!.
Parquinho. A atividade, tanto para psicólogos quanto para profissionais de educação física, é tida como fundamental para crianças antes da idade escolar, entre 2 e 7 anos. ... .
Pular corda. ... .
Balé ... .
Atletismo. ... .
Ginástica olímpica. ... .
Futebol. ... .
Karatê ... .
Natação..

Como são realizadas as aulas de Educação Física?

As aulas de educação física ainda são tidas como lazer e tempo livre para a maioria dos alunos. Dessa forma, percebemos que a educação física escolar é um tempo livre para que os alunos possam desenvolver atividades que reflitam suas necessidades durante as aulas.