Quais características marcam o continente considerando a sua extensão do norte

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.

É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro-organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas.

Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim para a consolidação da cultura no Brasil.

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista, formada por religiões nativas.

Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.

  • A Ásia é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania.

  • A Terra é formada por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África), oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico (Antártica).

  • Quais são os continentes da Terra?

    A superfície do planeta Terra se encontra dividida em seis continentes:

    • América;

    • África;

    • Europa;

    • Ásia;

    • Oceania;

    • Antártida.

    Com exceção da Antártida, todos os continentes apresentam subdivisões estabelecidas com base em critérios políticos, econômicos e socioculturais.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Características dos continentes

    Os continentes são extensas parcelas de terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma imensa área emersa e uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que é denominada plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de aproximadamente 149 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da superfície terrestre.

    Estando posicionados sobre placas tectônicas, os continentes se originaram por meio do movimento desses blocos sobre o magma terrestre, processo explicado através da teoria da deriva continental. A atual configuração da superfície do planeta teve início há 200 milhões de anos, com a desagregação do supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos continentes observados hoje durante o começo do período Quaternário, há 2,6 milhões de anos.

    → África

    O continente africano é o terceiro maior em extensão do planeta, com área de 30.365.000 km², o equivalente a 20,3% de todas as terras emersas. Trata-se ainda do segundo continente mais populoso, com 1.373.486.000 habitantes, 17,4% da população mundial. Uma parcela do continente africano está localizada acima da Linha do Equador, e a maior parte de suas terras se encontra na zona tropical do planeta. A África é formada por 54 países, além de ilhas e territórios pertencentes a nações de outros continentes.

    Divide-se em cinco regiões:

    • África Setentrional;

    • África Ocidental;

    • África Central;

    • África Oriental;

    • África Meridional.

    A Argélia é o maior país africano em área, enquanto a Nigéria é o mais populoso. Próximo da zona equatorial, se estende o Deserto do Saara, o maior deserto de areia do mundo. A África abriga uma imensa biodiversidade, sendo rica em recursos naturais. Apesar disso, o continente apresenta o maior índice de pobreza do mundo.

    → América

    O continente americano é o segundo maior em extensão territorial, com 42.044.000 km², ou 28,1% do total global. Reúne uma população de 1.030.851.000 habitantes, sendo portanto o terceiro continente mais populoso do mundo, com aproximadamente 13% da população mundial. A América tem 35 países e 18 territórios, que são divididos em três subcontinentes:

    • América do Norte;

    • América Central;

    • América do Sul.

    A maior parcela do continente americano se distribui pelo hemisfério norte, situando-se integralmente no Ocidente. O país com maior área do continente é o Canadá, ao passo que os Estados Unidos constituem a sua nação mais populosa. O continente apresenta enorme diversidade climática e paisagística, além de ser detentor de muitos recursos naturais e grande biodiversidade. Fica na América do Sul a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. No norte estão situados os países mais ricos, e a América Central reúne os países mais pobres do continente.

    → Ásia

    O continente asiático é o mais extenso e mais populoso do mundo. A sua área de 44.614.000 km² corresponde a quase 30% de toda a área continental do planeta, além de reunir 4.679.661.000 de habitantes, número que equivale a 59,4% da população mundial. A Ásia é formada por 49 países, dentre os quais se encontram nações transcontinentais. Divide-se também em regiões:

    • Oriente Médio;

    • Ásia Central;

    • Ásia Meridional;

    • Ásia Oriental;

    • Sudeste Asiático.

    A Rússia é o maior país do mundo e também da Ásia, além de ter seu território dividido entre esse continente e a Europa. Já o título de país mais populoso do continente asiático é da China, onde vivem mais de 1,4 bilhão de pessoas. O continente dispõe de uma grande diversidade étnica e cultural, além de ser o local onde surgiram algumas das primeiras civilizações. É detentor de inúmeras riquezas naturais, como o petróleo, além de ampla biodiversidade.

    → Europa

    O continente europeu possui área de 10 milhões de km², o equivalente a 6,7% das terras emersas. Trata-se do quarto em extensão territorial e segundo menor dos continentes. A sua população é hoje de 747.747.000 de habitantes, uma parcela de aproximadamente 9,5% da população mundial. A Europa possui 50 países, alguns deles transcontinentais, além de territórios e departamentos ultramarinos.

    Divide-se nas seguintes regiões:

    • Europa Meridional;

    • Europa Ocidental;

    • Europa Oriental ou Leste Europeu;

    • Europa Setentrional.

    A Rússia apresenta a parte ocidental do seu território situada na Europa, podendo ser considerado o mais extenso e populoso país do continente. A Europa está situada integralmente no hemisfério norte e divide-se entre o Ocidente e o Oriente, apresentando uma grande variedade climática, com predomínio de climas frios, bem como de relevo. O continente é um importante centro cultural do Ocidente, além de ter sido marcado por eventos históricos, como a Revolução Industrial.

    → Oceania

    Com área de 8.564.000 km², a Oceania é o menor continente do mundo. Dentre os continentes habitados, é também o menos populoso, com 43.220.000 habitantes, o que corresponde a somente 0,54% da população mundial. É formado por 14 países insulares e uma série de outras ilhas e territórios ultramarinos, os quais se situam no hemisfério sul e, em sua maioria, na parte oriental do globo.

    Divide-se entre as seguintes regiões:

    • Australásia;

    • Melanésia;

    • Micronésia;

    • Polinésia.

    A Austrália é o seu maior país, tanto em área quanto em população. Por essa razão, existem muitos materiais e textos na literatura que utilizam a denominação Austrália para todo o continente da Oceania. Seus territórios apresentam enorme pluralidade étnica e cultural, além de paisagens muito diversas. Os países oceânicos são detentores de uma biodiversidade única, formada por uma série de espécies endêmicas, isto é, originárias e presentes somente naquela região do planeta.

    → Antártida

    A Antártida tem 14.200.000 km² de extensão, constituindo assim o quarto maior continente em área. Devido às condições climáticas extremas, uma vez que está situado abaixo do Círculo Polar Antártico, trata-se de um território não habitado. O frio severo e o tempo muito seco fazem com que a Antártida seja considerada o maior deserto do mundo.

    O continente antártico não é dividido em unidades territoriais, sendo administrado desde 1959 por meio do Tratado da Antártida, assinado por diversos países, dentre eles o Brasil. A Antártida possui um grande valor científico e acadêmico, razão pela qual existem inúmeras bases de pesquisa instaladas em seu território. Seu subsolo é rico em minérios e combustíveis fósseis, mas a exploração está proibida. O continente dispõe de inúmeras espécies animais, com vegetação muito restrita devido ao solo congelado.

    Transcontinentalidade

    Transcontinentalidade é a característica de territórios situados em mais de um continente ao mesmo tempo. Os países transcontinentais que existem são:

    • Localizados na Europa e na Ásia: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Chipre, Geórgia, Rússia e Turquia.

    • Localizados na África e na Ásia: Egito.

    Existem vários países formados por arquipélagos, como é o caso da Indonésia, que se distribuem também por mais de um continente. A cidade de Istambul, na Turquia, tem seu território dividido entre os continentes europeu e asiático. A separação física é realizada pelo Estreito de Bósforo. Trata-se de uma cidade transcontinental.

    Leia também: O que dizem aqueles que acreditam que a Terra é plana?

    Continentes e seus países

    Os países correspondem às unidades políticas em que os continentes estão divididos.

    • África

    Veja na tabela abaixo os países da África.

    África do Sul

    Gâmbia

    Quênia

    Angola

    Gana

    República Centro-Africana

    Argélia

    Guiné

    República Democrática do Congo

    Benin

    Guiné-Bissau

    Ruanda

    Botsuana

    Guiné Equatorial

    São Tomé e Príncipe

    Burquina Faso

    Lesoto

    Seicheles

    Burundi

    Libéria

    Senegal

    Cabo Verde

    Líbia

    Serra Leoa

    Camarões

    Madagascar

    Somália

    Chade

    Malauí

    Suazilândia

    Comores

    Mali

    Sudão

    Congo

    Marrocos

    Sudão do Sul

    Costa do Marfim

    Ilhas Maurício

    Tanzânia

    Djibuti

    Mauritânia

    Togo

    Egito

    Moçambique

    Tunísia

    Eritreia

    Namíbia

    Uganda

    Etiópia

    Níger

    Zâmbia

    Gabão

    Nigéria

    Zimbábue

    • América

    Veja na tabela abaixo os países da América.

    Canadá

    Guatemala

    Brasil

    Estados Unidos

    Haiti

    Chile

    México

    Honduras

    Colômbia

    Groenlândia*

    Jamaica

    Equador

    Antígua e Barbuda

    Nicarágua

    Guiana

    Bahamas

    Panamá

    Guiana Francesa*

    Barbados

    República Dominicana

    Paraguai

    Belize

    Santa Lúcia

    Peru

    Costa Rica

    São Cristóvão e Neves

    Suriname

    Cuba

    São Vicente e Granadinas

    Uruguai

    Dominica

    Trinidade e Tobago

    Venezuela

    El Salvador

    Argentina

     

    Granada

    Bolívia

     

    *A Groenlândia e a Guiana Francesa são ambos territórios ultramarinos integrantes de outros países, a Dinamarca e a França, respectivamente.

    A gradação de cores indica a qual subcontinente o país faz parte. O grupo em verde mais claro corresponde à América do Norte. O tom mediano diz respeito aos países da América Central. Em verde escuro está o conjunto de países e territórios da América do Sul.

    • Ásia

    Veja na tabela abaixo os países da Ásia.

    Afeganistão

    Emirados Árabes Unidos

    Mianmar

    Arábia Saudita

    Filipinas

    Mongólia

    Armênia

    Geórgia

    Nepal

    Azerbaijão

    Iêmen

    Omã

    Bahrein

    Índia

    Paquistão

    Bangladesh

    Indonésia

    Quirguistão

    Brunei

    Irã

    Rússia

    Butão

    Iraque

    Síria

    Camboja

    Israel

    Sri Lanka

    Cazaquistão

    Japão

    Tajiquistão

    China

    Jordânia

    Tailândia

    Chipre

    Kuwait

    Timor-Leste

    Cingapura

    Laos

    Turcomenistão

    Coreia do Norte

    Líbano

    Turquia

    Coreia do Sul

    Malásia

    Uzbequistão

    Egito

    Maldivas

    Vietnã

    • Europa

    Veja na tabela abaixo os países da Europa.

    Albânia

    França

    Polônia

    Alemanha

    Geórgia

    Portugal

    Andorra

    Grécia

    Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales)

    Armênia

    Hungria

    República da Irlanda

    Áustria

    Estônia

    Noruega

    Azerbaijão

    Finlândia

    Países Baixos

    Belarus

    Islândia

    Romênia

    Bélgica

    Itália

    Rússia

    Bósnia e Herzegovina

    Letônia

    San Marino

    Cazaquistão

    Liechtenstein

    Sérvia

    Bulgária

    Lituânia

    Suécia

    Chipre

    Luxemburgo

    Suíça

    Croácia

    Macedônia do Norte

    Turquia

    Dinamarca

    Malta

    Ucrânia

    Eslováquia

    Moldávia

    Vaticano

    Eslovênia

    Mônaco

     

    Espanha

    Montenegro

     

    • Oceania

    Veja na tabela abaixo os países da Oceania.

    Austrália

    Kiribati

    Samoa

    Estados Federados da Micronésia

    Nauru

    Tonga

    Fiji

    Nova Zelândia

    Tuvalu

    Ilhas Marshall

    Palau

    Vanuatu

    Ilhas Salomão

    Papua Nova Guiné

     

    Tipos de continentes

    Além daqueles continentes hoje estabelecidos, existem outros três tipos de continentes:

    • Supercontinentes: extensão de terra formada pela junção de dois ou mais dos continentes atualmente conhecidos. São exemplos a Pangeia e os dois supercontinentes que se formaram após a sua separação, que são Laurásia e Gondwana.

    • Subcontinentes: vastas extensões de terra que são parte de um continente já existente, porém menores do que eles, como é o caso das grandes penínsulas. Um exemplo é o subcontinente indiano. Podem ser ainda subdivisões com critérios preestabelecidos (aspectos econômicos, culturais, naturais), como no caso das três Américas.

    • Microcontinentes: correspondem aos fragmentos dos continentes, diferindo das ilhas na teoria pelo seu processo de separação e evolução geológica. O principal exemplo é Madagascar.

    Oceanos de cada continente

    Por definição, os continentes são imensas porções de terra cercadas por água. Esses corpos d’água correspondem aos oceanos, que ocupam as áreas mais rebaixadas do relevo da superfície terrestre, constituindo 70% da sua área. Eles detêm ainda 97% de toda a água disponível no nosso planeta.

    O planeta Terra é formado por cinco oceanos, os quais banham as costas litorâneas dos seguintes continentes:

    • Oceano Atlântico: América, Europa, África.

    • Oceano Pacífico: América, Ásia, Oceania.

    • Oceano Índico: Oceania, Ásia, África.

    • Oceano Glacial Ártico: Ásia, Europa, América.

    • Oceano Glacial Antártico: Antártica.

    Exercícios resolvidos sobre continentes

    Questão 1

    Trata-se de um continente com superfície de quase 45 milhões de quilômetros quadrados e que concentra mais da metade da população mundial. Nele estão localizados vários países que integram a lista dos mais populosos do mundo, o que inclui as duas únicas nações com mais de 1 bilhão de habitantes cada. Estamos tratando do continente:

    A) norte-americano.

    B) oceânico.

    C) africano.

    D) asiático.

    E) europeu.

    Resolução:

    Alternativa D

    O continente asiático é o maior e mais populoso do mundo. Nele, ficam a China e Índia, países que possuem, respectivamente, 1,4 e 1,3 bilhões de habitantes.

    Questão 2

    Os continentes são grandes extensões de terra cercadas por águas, que são os mares e os oceanos. O planeta Terra é composto por seis continentes que chegaram à atual configuração por meio do movimento das placas tectônicas. Todas as afirmativas abaixo a respeito dos continentes estão corretas, exceto uma. Marque a incorreta.

    A) A Oceania é constituída por milhares de ilhas, sendo o menor continente do mundo.

    B) Existem países que têm território em mais de um continente, como é o caso da Rússia.

    C) A Antártida é um continente praticamente inabitado e até hoje inexplorado por viajantes.

    D) O continente americano está dividido em três subcontinentes.

    E) Os países mais pobres do mundo estão localizados no continente africano.

    Resolução:

    Alternativa C

    A Antártida não é habitada, mas suas terras apresentam grande valor científico e acadêmico, razão pela qual existem diversas estações e bases de pesquisa no local. As explorações geográficas no continente tiveram início no começo do século XX.

    Quais características marcam o continente considerando a sua extensão norte?

    Resposta: Graças a essa grande extensão, o continente é marcado pela variedade de climas, solos e formações vegetais.

    Quais características marcam o continente considerando a sua extensão norte

    Resposta: 2)O continente Americano devido ao seu formato longitudinal, é cortado pelos três principais paralelos terrestres,o que faz com que tenha características bem diferenciadas,tanto na vegetação como nas condições climáticas. 3)Espanha,Portugal, Inglaterra, França e Holanda.

    Que característica pode ser atribuída ao continente americano devido a sua grande extensão norte

    É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio).

    Quais são as características que marcam o continente americano?

    Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste. O continente americano apresenta grandes cadeias de montanhas, rios caudalosos, diversos tipos de clima e grande variedade de paisagens naturais. Canadá e México.