Quais elementos fazem parte do kernel?

Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada mais baixa de interface com o Hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. É no kernel que estão definidas funções para operação com periféricos (mouse, disco, impressora, interface serial/interface paralela), gerenciamento de memória, entre outros. Resumidamente, o kernel é um conjunto de programas que fornece para os programas de usuário (aplicativos) uma interface para utilizar os recursos do sistema.

Quanto à sua arquitetura, o kernel pode ser monolítico - em um único bloco, com todas as funcionalidades carregadas na memória - ou modular - com os módulos específicos para cada tarefa carregados opcionalmente, dinamicamente.

O kernel é a parte mais importante do sistema operacional, pois, sem ele, a cada programa novo que se criasse seria necessário que o programador se preocupasse em escrever as funções de entrada/saída, de impressão, entre outras, em baixo nível, causando uma duplicação de trabalho e uma perda enorme de tempo. Como o kernel já fornece a interface para que os programas possam acessar os recursos do sistema de um nível mais alto e de forma transparente, fica resolvido o problema da duplicação do trabalho.

Quando há periféricos ou elementos de um sistema computacional que o kernel não cobre, então se faz necessário escrever a interface para eles, os chamados device drivers. Geralmente, os kernels oferecem uma função para se executar chamadas de sistema, como por exemplo a ioctl() do Linux. Valendo-se dessa função, podem-se escrever rotinas para qualquer dispositivo.

[editar]

Kernel monolítico

Diagrama de interacção de um kernel monolítico (ou mono-bloco).

Kernel monolítico ou mono-bloco é um kernel que implementa um interface de alto nível para possibilitar chamadas de sistema específicas para gestão de processos, concorrência e gestão de memória por parte de módulos dedicados que são executados com privilégios especiais.

Alguns exemplos deste tipo de kernel:

BSD

Linux

[editar]

Micro-kernel

Diagrama de interacção de um micro-kernel.

Micro-kernel é um termo usado para caracterizar o sistema cujas funcionalidades do sistema saíram do kernel e foram para servidores, que se comunicam com um núcleo mínimo, usando o mínimo possível o "espaço do sistema" (nesse local o programa tem acesso a todas as instruções e a todo o hardware) e deixando o máximo de recursos rodando no "espaço do usuário" (no espaço do usuário, o software sofre algumas restrições, não podendo acessar alguns hardwares, nem tem acesso a todas as instruções).

Hurd

Minix

Microsoft Windows NT

[editar]

Enlaces externos

Explicando o que é kernel para leigos (vivaolinux.com.br)

Categoria: Sistemas operativos

espero k ajude 😄

Página 1 de 19 - Cerca de 184 ensaios

  • ATIVIDADE 11 08 2015

    673 palavras | 3 páginas

    que é a parte física, o software que possui o Sistema operacional (kernel), a interface com o usuário e aplicativos, os últimos dois citados abaixo faz parte do modo usuário. Acima dos aplicativos temos os browser, reprodutores de músicas e programas, sendo estes de acordo o sistema operacional instalado como exemplo o Windows, Linux ou android em caso de dispositivos móveis. 2. Explique o SO visto como uma máquina estendida. Cite um exemplo. R:Como maquina estendida temos a visão clássica de Windows que onde o software está encima do hardware e propõe o gerenciamento de todos os dispositivos do sistema e para o usuário e programador apresenta uma interface simples de entender e programar. 3. Defina o conceito de multiprogramação. R:É definido como Clusters, onde diversos servidores (processadores) são gerenciados por um único sistema principalmente LINUX. 4. O que é um kernel? Cite suas principais funções. R:O kernel propriamente dito é um conjunto de rotinas que oferece serviço, aplicações e outros procedimentos do sistema, no qual este conjunto de rotina é chamado de núcleo do sistema. As principais funções são: Tratamento de interrupções. Criação e eliminação de processo. Sincronização e comunicação entre processos. Escalonamento e controle dos processos. Gerencia de memória. Gerencia do sistema de arquivos. Operações de entrada e saída. Segurança do sistema. 5. Qual a vantagem do Linux ter shell e kernel separados? Pesquise tipos de shell para Linux, tanto…

  • Sistemas Operacionais

    1426 palavras | 6 páginas

    perfurado (em 1950). 3 Computador valvulado 4 Histórico dos Sistemas Operacionais • Segunda Fase ----- (1956-1965): • Criação do transistor; • Surgimento das fitas magnéticas; • Surgimento das primeiras linguagens de programação; 5 Leitor de Fita Magnética 6 Computador moderno 7 Histórico dos Sistemas Operacionais • Terceira Fase ----- (1966-1980): • Criação do circuito interno e doas microprocessadores; • Substituição das fitas por discos; • Surgimento do UNIX (em 1969); …

  • SO Conc Gerais 1

    1518 palavras | 7 páginas

    gerenciador de recursos • Um sistema operacional pode ser entendido também como um gerente dos recursos de hardware disponíveis na máquina; • Fornece um esquema de alocação ordenada e controlada dos elementos de hardware entre os vários programas que competem por tais recursos. – Por exemplo, o que poderia acontecer se três processos, rodando em um dado computador, resolvessem imprimir suas saídas simultaneamente na mesma impressora. Prog. 1 Prog. 2 Prog. 3 Recursos Zoológico de…

  • Explique Como Funciona Um Sistema De Computa O

    1073 palavras | 5 páginas

    e previsível. 2. Explique o SO visto como uma máquina estendida. Cite um exemplo. R: Programar diretamente o hardware de um computador não é tarefa das mais fáceis. Para se controlar cada dispositivo físico devemos enviar uma série de comandos (que possuem uma outra dúzia de parâmetros) para seus registradores internos, de forma tal que o dispositivo interpreta tais comandos, e realiza a função associada aos mesmos. Para se controlar uma unidade de disquete, por exemplo, é necessário…

  • Exércio - Sistemas Operacionais

    2770 palavras | 12 páginas

    serão gerenciadas as interações entre as duas partes distintas de um computador, ou seja, gerencia as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções reescritas para cada aplicativo. 2. Quais as categorias de sistemas operacionais? Escolha uma delas e descreva. Monotarefa e Multitarefa. Multitarefa: permite a execução de vários…

  • Assistente Administrativo

    1032 palavras | 5 páginas

    Lista para o Encontro Presencial de Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída 1. A gerência de dispositivos de entrada e saída é uma das principais e mais complexas funções de um sistema operacional. Sua implementação é estruturada através de camadas de um modelo. 2. As camadas de mais baixo nível escondem as características dos dispositivos das camadas superiores oferecendo uma interface simples e confiável. 3. As camadas independentes do…

  • Atividades Completas

    1057 palavras | 5 páginas

    1-liste QUATRO diferentes sistemas operacionais? Windows, mac, Linux e MS-DOS 2-O que é núcleo do sistema e quais são suas principais funções? É o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários suas aplicações, além do próprio sistema operacional. As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas comerciais são: tratamento de interrupções e exceções; criação e eliminação de processos e threads; sincronização e comunicação entre processos e threads;…

  • Sistema Operacional Aberto

    3337 palavras | 14 páginas

    QUESTIONÁRIO SOA 1. Qual a diferença entre o Espaço de Usuário e o Espaço de Kernel? R: Espaço de Usuário é um conceito que se refere ao espaço no qual os aplicativos de usuário são executados. Espaço de Kernel tem como característica, permitir que as funções essenciais sejam executadas. 2. Qual a função da Interface de Chamada do Sistema (SCI)? R: Fornecer meios para efetuar chamadas de instuções a partir do espaço do usuário. 3. Qual a função do gerenciador de processos? …

  • Estrutura de SO parteII

    619 palavras | 3 páginas

    Sistemas Operacionais Estrutura do sistema operacional Parte II Prof.Gilberto Sistemas Operacionais 3 - Microkernel 1 Sistemas Operacionais 3-Microkernel • No principio todas as camadas entravam no núcleo; • Mas existem argumentos fortes (bugs) para se colocar o mínimo possível, conforme já comentamos na estrutura em camadas; • Para isso devemos mover funcionalidades do núcleo para espaço do usuário. Sistemas Operacionais 3-Microkernel • A idéia principal, é…

  • Sistema operacional

    4565 palavras | 19 páginas

    visão abstrata de um sistema computacional. 02. Quais são os três propósitos principais de um sistema operacional? Resposta: n Executar programas do usuário. Oferecer um ambiente para um usuário de computador executar programas no hardware do computador de uma forma conveniente e eficiente. n Resolver os problemas dos usuários mais facilmente. Alocar os recursos separados do computador de acordo com a necessidade, para solucionar determinado problema. O processo de…

O que faz parte do kernel?

O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem.

Quais são os tipos de kernel?

Tipos de kernel.
Kernel monolítico: os serviços do usuário e os serviços do kernel são implementados no mesmo espaço da memória. ... .
Microkernel: separa os serviços do usuário e os serviços do kernel em espaços diferentes. ... .
Kernel híbrido: usa a velocidade do monolítico e a modularidade do micro..

Quanto à estrutura do núcleo kernel?

Quanto à estrutura do Núcleo (Kernel), os Sistemas Operacionais podem ser classificados em: A arquitetura monolítica, em camadas, máquina virtual e arquitetura microkernel.

Quais são as duas divisões principais dos kernels?

O sistema operacional é dividido em dois modos básicos, sendo estes o modo Kernel e o modo Usuário. Esta divisão permite que os aplicativos sejam executados com segurança..
Usuário..
Aplicativo..
Kernel..
Hardware..