Quais eram as principais características das colônias inglesas do Norte e do Sul

Quais eram as principais características das colônias inglesas do Norte e do Sul

Como se caracterizam a economia e a sociedade das colônias inglesas do sul?

Ao sul, tendo em vista que o processo de colonização dessa área tinha foco na produção e exportação, predominava o sistema de plantation, junto com a mão de obra escrava.

Qual era a base da economia das colônias do Sul?

As colônias do Sul possuíam um clima quente e desenvolveram grandes plantações denominadas plantation, baseadas na monocultura de produtos como tabaco, algodão e arroz, que eram destinados à exportação.

Quais são as características das colônias do Sul?

Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

Como foi o desenvolvimento das colônias do Sul?

As “colônias do Sul” possuía um clima mais favorável, classificado como subtropical e por essa razão, se tornou centro de exportação de fumo, mercadoria com grande aceitação na Europa. A região também era focada no plantio de produtos, como o arroz e o algodão, para a exportação.

Como era a sociedade nas colônias americanas do sul?

da mesma forma em que a colônia do norte se organizava, a colônia da região sul vivia da agricultura de subsistência onde plantavam e cultivavam para seu próprio sustento.

Quais foram as atividades econômicas desenvolvidas nas colônias do Sul do Centro e do Norte?

Nas colônias do Norte, os colonos puritanos desenvolveram uma agricultura baseada em pequenas e média propriedade rurais, onde plantavam várias espécies (Policultura)como milho,trigo,cevada,centeio e frutas. ... Nas colônias do sul, a produção agricola era voltada principalmente para o mercado externo.

Quais as características da divisão das colônias Norte-americanas *?

Colônias do Norte: as colônias inglesas do norte não utilizavam mão de obra escrava, pequenas propriedades de terra, sua economia baseava-se no comércio para o consumo e mercado interno. ... Eram predominantemente colônias de exportação, devendo seguir o pacto colonial.

Como a agricultura se desenvolveu nas colônias do sul?

Região formada pelas colônias da Virgínia, Maryland, Carolina do Norte e Geórgia, o Sul das Treze Colônias era marcado pela produção agrícola em sistema de plantation: monocultura trabalhada por mão de obra escrava, em grandes propriedades e destinadas à venda no mercado europeu.

Qual a importância da colonização inglesa?

  • Durante a independência das colônias, esta região teve grande importância na organização das ações que deram fim à dominação britânica. A colonização inglesa: um processo distinto na ocupação das terras norte-americanas. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Qual a situação econômica na Inglaterra?

  • Paralelo a essa situação econômica, havia as disputas políticas e as questões sociais na Inglaterra, principalmente em torno das sucessões dinásticas, das perseguições religiosas e do despovoamento dos campos.

Qual a origem das colônias do Sul?

  • Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que: a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.

Como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte?

  • Ouvir: Colonização inglesa na América do Norte. Colonização inglesa A participação da Inglaterra na expansão marítima dos europeus para novas terras ocorreu posteriormente às empreitadas realizadas por Portugal e Espanha, que desde o século XV haviam se lançado às expedições no oceano Atlântico.

A incursão dos ingleses no processo de colonização do continente americano conta com determinadas particularidades que o difere sensivelmente da experiência colonial promovida por portugueses e espanhóis. Entre outras razões, podemos apontar o processo tardio de colonização, a natureza espontânea da ocupação dos territórios e as características do litoral norte-americano como pontos fundamentais na compreensão da colonização inglesa.

No governo da rainhaElizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra ingressou na economia mercantilista ao investir na construção de novas embarcações e no comércio marítimo. Nesse contexto, a pirataria se tornou uma importante fonte de lucros sustentada no assalto de navios espanhóis que saíam do Caribe com destino à Europa. Nesse mesmo período tentaram empreender a colonização de região norte-americana com a organização de três expedições comandadas por Walter Raleigh.

O insucesso dessas primeiras expedições só foi revertido com a criação da colônia de Virgínia, em 1607. Depois disso, o processo de colonização britânico ganhou força com a política de cerceamentos, que expulsou os pequenos agricultores de suas propriedades, forçando-os a buscar outras possibilidades no Novo Mundo. Concomitantemente, os conflitos religiosos que tomaram conta da Inglaterra após a reforma anglicana também motivaram a imigração dos puritanos ingleses para a América.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Colonização Inglesa

Mapa Mental: Colonização Inglesa

Quais eram as principais características das colônias inglesas do Norte e do Sul

Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

No ano de 1620, o navio Mayflower saiu da Inglaterra com um grupo de artesãos, pequenos burgueses, comerciantes, camponeses e pequenos proprietários interessados em habitar uma terra onde poderiam prosperar e praticar o protestantismo livremente. Chegando à América do Norte naquele mesmo ano, os colonos fundaram a colônia de Plymouth – atual estado de Massachusetts – que logo se transformou em ponto original da chamada Nova Inglaterra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o passar do tempo, esse processo de colonização estabelecida por meio da ação autônoma de determinados indivíduos passou a ganhar características mais diversas. Na região norte, a colonização de povoamento teve que suplantar grandes dificuldades que com a posterior consolidação de pequenas propriedades e o uso de mão de obra livre permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura e o surgimento de um mercado consumidor.

Na região sul, as especificidades geográficas e climáticas propiciaram um modelo de colonização distinto. O clima subtropical, o solo fértil e as planícies cortadas por rios navegáveis consolidaram um modelo de colonização semelhante aos padrões ibéricos. Dessa forma, o sistema de plantations estabeleceu o surgimento de grandes fazendas monocultoras produtoras de tabaco, arroz, índigo e algodão. Com isso, a grande demanda por força de trabalho favoreceu a adoção da mão de obra escrava vinda da África.

Compondo um processo de ocupação tardio, a região central ficou marcada por uma economia que mesclava a produção agropecuarista com o desenvolvimento de centros comerciais manufatureiros. As primeiras colônias centrais apareceram por volta de 1681, com a fundação das colônias do Delaware e da Pensilvânia. Durante a independência das colônias, esta região teve grande importância na organização das ações que deram fim à dominação britânica.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

*Mapa Mental por Daniel Neves

Quais as principais características das colônias do norte e Sul?

Enquanto o sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.

Quais eram as principais características das colônias inglesas do norte e?

As colônias do Norte eram caracterizadas pela formação de pequenas propriedades e o número de escravos era pequeno, pois os colonos dedicavam-se a terra através da agricultura familiar e eram esporadicamente auxiliados pelos servos de contrato.

Quais as principais diferenças entre as colônias inglesas do norte e do Sul?

As do norte eram colônias de povoamento e as do sul de exploração. A mão de obra predominante no norte era a familiar e a no sul era a escravocrata. Tipo de propriedade predominante no norte era o minifúndio e no sul o latifúndio. A posição do norte em relação à escravatura era contra e o sul era a favor.

Que características tinham as colônias inglesas?

A trezes colônias eram parte da coroa inglesa, mesmo vivendo em uma “quase independência”. Os colonos responsáveis pelas regiões possuíam liberdade e autonomia política, social e administrativa para tomar a maioria das decisões ligadas a manutenção do sistema e da sociedade.