Quais eram as propostas pedagógicas do Movimento Brasileiro de Alfabetização?

4241 palavras 17 páginas

MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO
MOBRAL
O Movimento Brasileiro de Alfabetização - o MOBRAL surgiu como um prosseguimento das campanhas de alfabetização de adultos iniciadas com Lourenço Filho. Só que com um cunho ideológico totalmente diferenciado do que vinha sendo feito até então. Apesar dos textos oficiais negarem, sabemos que a primordial preocupação do MOBRAL era tão somente fazer com que os seus alunos aprendessem a ler e a escrever, sem uma preocupação maior com a formação do homem. Foi criado pela Lei número 5.379, de 15 de dezembro de 1967, propondo a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando "conduzir a pessoa humana (sic) a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida" Apesar da ênfase na pessoa, ressaltando-a, numa redundância, como humana (como se a pessoa pudesse não ser humana!), vemos que o objetivo do MOBRAL relaciona a ascensão escolar a uma condição melhor de vida, deixando à margem a análise das contradições sociais inerentes ao sistema capitalista. Ou seja, basta aprender a ler, escrever e contar e estará apto a melhorar de vida.

Estrutura A estrutura do MOBRAL era uma árvore de siglas, propiciando o empreguismo característico das repartições públicas. A estrutura administrativa propunha-se a ser descentralizada e subdividida em quatro níveis: a secretaria executiva (SEXEC), as coordenações regionais (COREG), as coordenações estaduais (COEST) e as comissões municipais (COMUN). A estrutura organizacional dividia-se em gerências pedagógicas (GEPED), mobilização comunitária (GEMOB), financeira (GERAF), atividades de apoio (GERAP) e em assessoria de organização e métodos (ASSOM) e assessoria de supervisão e planejamento (ASSUP). Essa estrutura foi alterada por três vezes entre os anos de 1970 e 1978, sempre criando mais cargos. Em 1973, só no MOBRAL central estavam alocados 61 técnicos de formação acadêmica (Quadro 3).


Relacionados

  • Mobral

    2305 palavras | 10 páginas

    Mobral e ditadura militar Este movimento foi uma iniciativa pensada e elaborada pelo regime militar vigente no Brasil (1964 – 1985), com a finalidade de defender seus próprios interesses, enquanto classe dominante, que sobre a máscara de erradicação do analfabetismo e apesar dos textos oficiais negarem, é conhecido que sua primordial preocupação era tão somente fazer com que os seus alunos aprendessem a ler e a escrever, sem uma preocupação maior com a formação do homem . A ditadura militar….

  • Mobral

    2521 palavras | 11 páginas

    NO FINAL DO SÉCULO MOBRAL: um desacerto autoritário (JÉSSICA) O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto criado pelo governo brasileiro e propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando "conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida". Criado e mantido pelo regime militar, durante anos, jovens e adultos frequentaram as aulas do Mobral, cujo objetivo era….

  • Mobral

    2232 palavras | 9 páginas

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEMA: MOBRAL DOCENTE: GISELLE ALUNOS: ANA CLAUDIA ÁUREA LEMOS FLÁVIA FIGUEIREDO O que foi o Mobral O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, que promovia a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando….

  • Paulo Freire e o Mobral

    5278 palavras | 22 páginas

    O artigo presente tem como objetivo esclarecer a diferença entre duas propostas pedagógicas, Paulo Freire a do Mobral, isso porque na década de 70 quando foi implantado o Mobral muito comparavam suas propostas pedagógicas, veremos então que além das técnicas utilizadas nas propostas nada tem a ver uma com outra. Palavra Chave: Diferenças, pedagógicas, Paulo Freire, Mobral Introdução A trajetória histórica da educação de Jovens e Adultos no Brasil é fortemente relacionada….

  • Mobral - eja - resenha

    874 palavras | 4 páginas

    O MOBRAL Foi criado pela Lei 5.379, de 15 de dezembro de 1967, o Movimento Brasileiro de Alfabetização, conhecido como Fundação MOBRAL. Em 1969, o Mobral começa a se distanciar da proposta inicial, mais voltada aos aspectos pedagógicos, pressionado pelo endurecimento do regime militar. O MOBRAL foi implantado com características que convergiam para a criação de uma estrutura adequada ao objetivo político de implantação de uma campanha de massa com controle doutrinário: descentralização com uma….

  • Mobral: as políticas públicas e as prática educacionais

    1760 palavras | 8 páginas

    MOBRAL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS Jacqueline Porto Alegre Barcellos RESUMO Este texto visa destacar a atuação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que foi um dos programas educacionais de alfabetização para a Educação de Jovens e Adultos implantados pelo governo durante a ditadura militar no Brasil, foi instituído pela Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967 e tinha como meta inicial erradicar definitivamente o analfabetismo….

  • Semelhanças e diferenças mobral, proeja e paulo freire

    431 palavras | 2 páginas

    SEMELHANÇAS Mobral e Proeja: Oferecem uma Educação Básica, visando à qualificação Profissional de Jovens e Adultos que não tiveram oportunidade de escolarização em sua idade normal, no ensino regular por algum motivo interromperam seus estudos, por exemplo: baixa renda, trabalho cedo, drogas, gravidez, localidade onde mora zona Rural (dificuldade de chegar à escola), dentre outros. Pessoas excluídas do mercado de trabalho e precisa ser inseridos novamente na sociedade, tanto o Proeja como o Mobral, tem….

  • O movimento brasileiro de alfabetização – mobral, no contexto educacional manicorense.

    1053 palavras | 5 páginas

    O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO – MOBRAL, NO CONTEXTO EDUCACIONAL MANICORENSE. Busca-se nesta pesquisa fazer um relato sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, em um contexto educacional no Município de Manicoré – AM, destacando as principais características deste programa enquanto política nacional voltada para a educação de jovens e adultos. Iniciaremos fazendo um diagnóstico das principais propostas contidas neste movimento no nível de país, estado e município, para….

  • 185310830141

    7284 palavras | 30 páginas

    A alfabetização no Mobral, métodos e materiais didáticos (Uberlândia/MG, 1970-1985) Literacy in Mobral, methods and materials (Uberlândia/MG, 1970-1985) La littératie au Mobral, les méthodes et les matériaux (Uberlândia/MG, 1970-1985) Letícia Borges de OLIVEIRA Sauloéber Társio de SOUZA RESUMO Este artigo apresenta parte da análise estabelecida na dissertação de mestrado realizada nos anos de 2009 e 2010. Estudo que investigou o processo de implantação e desenvolvimento do Movimento Brasileiro….

  • jovens e adultos

    2853 palavras | 12 páginas

    O MOBRAL O Movimento Brasileiro de Alfabetização foi cria- do pela Lei 5.379, de 15 de dezembro de 1967, como Fundação MOBRAL, fruto do trabalho realizado por um grupo interministerial, que buscou uma alternativa ao trabalho da Cruzada ABC, programa de maior ex-tensão apoiado pelo Estado, em função das críticas que vinha recebendo.3 Em 1969, o MOBRAL começa a se distanciar da proposta inicial, mais voltada aos aspectos pedagógi- cos, pressionado pelo endurecimento do regime militar. Lançou-se então….

Outros Trabalhos Populares

Qual era o objetivo do Movimento Brasileiro de Alfabetização?

Se de início o objetivo era alfabetizar apenas a população urbana entre 15 e 35 anos, a partir de 1974 o MOBRAL inclui a faixa entre 9 e 14 anos. A atuação do MOBRAL também se diversificou, passando a promover outros programas, a partir do envolvimento das comunidades locais.

Qual a proposta de alfabetização?

A alfabetização é entendida como a apropriação do funcionamento do sistema de escrita alfabética em um processo simultâneo às práticas sociais de leitura e escrita – Por um lado, a criança deve se apropriar do funcionamento do sistema de escrita alfabética.

Qual proposta de ensino Mobral substituiu?

A criação do MOBRAL, durante a ditadura militar, que teve início em 1964, ocorreu em substituição ao método de alfabetização de adultos preconizado pelo educador Paulo Freire.

Qual o nome dado ao Movimento Brasileiro de Alfabetização?

Em 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que deveria atingir todo o país, orientado pela proposta pedagógica de Paulo Freire, mas, foi suprimida pelo golpe militar de 64 e substituída pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).