Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

As regiões brasileiras são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As Regiões do Brasil são as grandes divisões do território do país. Elas reúnem as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas.

Considerando que o território brasileiro possui dimensões continentais, com 8 515 767,049 km², o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dividiu o país nessas cinco grandes regiões.

Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

Região Nordeste

A Região Nordeste ocupa uma área de 1 554 291,607 km2 sendo a região brasileira que possui a maior costa litorânea do país.

Essa região é formada por 9 Estados:

  • Maranhão (MA): capital São Luís
  • Piauí (PI): capital Teresina
  • Ceará (CE): capital Fortaleza
  • Rio Grande do Norte (RN): capital Natal
  • Paraíba (PB): capital João Pessoa
  • Pernambuco (PE): capital Recife
  • Alagoas (AL): capital Maceió
  • Sergipe (SE): capital Aracaju
  • Bahia (BA): capital Salvador

Faz parte ainda dessa região, a Ilha de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco. Curioso notar que a capital do Piauí, a cidade de Teresina, é a única capital que não está situada no litoral.

Saiba mais sobre Região Nordeste.

Região Norte

A Região Norte ocupa uma área de 3 853 676,948 km2. É a maior das regiões brasileiras, fazendo fronteira com a Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.

Essa região é formada por 7 Estados:

  • Amazonas (AM): capital Manaus
  • Pará (PA): capital Belém
  • Acre (AC): capital Rio Branco
  • Rondônia (RO): capital Porto Velho
  • Tocantins (TO): capital Palmas
  • Amapá (AP): capital Macapá
  • Roraima (RR): capital Boa Vista

Saiba mais sobre a Região Norte.

Região Centro-Oeste

A Região Cento-Oeste é a única região brasileira que não é banhada pelo mar. Ela ocupa uma área de 1 606 399,509 km2,

Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, e sua localização permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras.

Essa região é formada por 3 Estados e o Distrito Federal:

  • Mato Grosso (MT): capital Cuiabá
  • Goiás (GO): capital Goiana
  • Mato Grosso do Sul (MS): capital Campo Grande
  • Distrito Federal (DF): capital Brasília

Saiba mais sobre a Região Centro-Oeste.

Região Sudeste

A Região Sudeste ocupa uma área de 924 620,678 km2 sendo a segunda menor região brasileira em extensão territorial e a mais desenvolvida economicamente.

Além disso, é considerada a mais populosa das regiões abrigando 44% da população brasileira.

Essa região é formada por 4 Estados:

  • Minas Gerais (MG): capital Belo Horizonte
  • Espírito Santo (ES): capital Vitória
  • São Paulo (SP): capital São Paulo
  • Rio de Janeiro (RJ): capital Rio de Janeiro

Saiba mais sobre a Região Sudeste.

Região Sul

A Região Sul ocupa uma área de 576 744,310 km2 sendo considerada a menor região brasileira. Essa região faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai e é formada por 3 Estados:

Os Estados da região sudeste do Brasil e suas respectivas capitais são: São Paulo - São Paulo, Minas Gerais - Belo Horizonte, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Espírito Santo - Vitória.

Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

São Paulo (SP)

Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

São Paulo é o estado mais populoso e mais rico do Brasil, de modo que é considerado "motor econômico" do país. São Paulo possui o maior parque industrial e a maior produção econômica da América do Sul com atividades nas áreas da indústria, serviços, comércio e o cultivo de cana de açúcar, café e laranja.

População

A população é aproximadamente de 44 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco.

Limite

Situa-se no sul da região Sudeste, faz limite com Minas Gerais a norte e nordeste, Rio de Janeiro a nordeste, Paraná ao sul e Mato Grosso do Sul a oeste e Oceano Atlântico a leste.

Vegetação e Clima

A vegetação do estado de São Paulo é representada pelo mangue na região litorânea, Mata Atlântica (região litorânea e Serra da Mantiqueira) e Florestas Tropicais no restante do estado. O clima do estado de São Paulo é dividido em subtropical no Planalto Paulista, tropical no Vale do Ribeira e tropical atlântico no litoral.

Hidrografia

Os principais rios são: rio grande, rio Mogi-Guaçu, rio Tietê, rio Paraíba do Sul e rio Paraná.

Minas Gerais (MG)

Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

O estado de Minas Gerais é o segundo mais populoso e o terceiro mais rico do Brasil. No seu parque industrial tem destaque a indústria de mineração, metalúrgica, automobilística, construção civil, alimentícia e têxtil.
Minas se destaca, ainda, na agricultura e na pecuária com a produção de café, soja, cana-de-açúcar, abacaxi, feijão, milho e banana; produção de leite, suinocultura, bovinocultura e avicultura.

População

Minas Gerais conta com aproximadamente 20 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim.

Limites

Limita-se com Distrito Federal a noroeste, com São Paulo a sul e sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás a noroeste, Espírito Santo a leste, Rio de Janeiro a sudeste e Bahia a norte e nordeste.

Vegetação e Clima

A vegetação de Minas Gerais é representada pelo Cerrado e pela Mata Atlântica com clima tropical.

Hidrografia

Os principais rios são: rio das Velhas, Doce, Grande, Mucuri e Jequitinhonha.

Rio de Janeiro (RJ)

Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

A despeito do Rio de Janeiro ser o menor estado da região Sudeste, ele possui a terceira maior população do país. A capital, a cidade do Rio de Janeiro, é a segunda maior metrópole do Brasil conhecida como a “Cidade Maravilhosa”.
Além do setor turístico, destacam-se os setores da indústria e de serviços. A cidade do Rio de Janeiro é muito conhecida pelo seu carnaval, considerado o mais famoso do mundo.

População

Estima-se que a população do estado seja em torno de 16 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias.

Limites

O estado do Rio de janeiro está localizado a leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, São Paulo a sudoeste, Espírito Santo a nordeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul.

Vegetação e Clima

A vegetação do estado do Rio de Janeiro é representada pelo mangue na região litorânea, a Mata Atlântica e a floresta tropical. O clima é tropical atlântico.

Hidrografia

Seus principais rios são: rio Grande, rio Macaé, rio Itabapoana e rio Paraíba do Sul.

Espírito Santo (ES)

Quais estados da região sudeste fazem fronteira com a região Nordeste do Brasil?

O Estado do Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil. Anteriormente, o Espírito Santo fora anexado à Bahia, tendo nesse momento Salvador como sua capital. Destacam-se setores da agricultura e na pecuária, com a produção de café, cana-de-açúcar, arroz, feijão, cacau, frutas e milho, gado de corte e leiteiro. Na indústria os destaques são: siderurgia, produtos alimentícios, celulose, têxteis, móveis e madeira.

População

A população do estado é de quase 4 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado: são Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

Limites

O estado do Espírito Santo faz limites com os estados: Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul.

Vegetação e Clima

A vegetação do Espírito Santo é composta por vegetação litorânea e a floresta tropical. O clima é tropical.

Quais regiões que fazem fronteira com o Nordeste?

A região faz limite com Minas Gerais e Espirito Santo, ao sul, e com Goiás, Tocantins e Pará, em toda sua fronteira oeste. Ao norte e leste, suas áreas limítrofes dão-se com o oceano Atlântico.

Quais são as fronteiras da região Sudeste?

Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; ao sul e a leste com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal.

Quais são os estados da região Sudeste Nordeste?

O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Qual região do Brasil que faz fronteira com todas as outras regiões?

A Região Centro-Oeste é constituída por três estados, sendo a segunda maior região em extensão territorial do país. Faz limite com todas as outras regiões, por isso apresenta grande biodiversidade. A área abrangida é cerca de 1.606.403 km², ocupando aproximadamente 18% do território nacional.