Quais foram as formas de resistência da população indígena ao domínio europeu

As invasões europeias nas Américas, desde o século 16, foram nefastas – os europeus acreditavam que todo o continente lhes pertencia

 29/11/2016 - Publicado há 6 anos  Atualizado: 24/04/2017 as 13:16

Quais foram as formas de resistência da população indígena ao domínio europeu

Quais foram as formas de resistência da população indígena ao domínio europeu

Quais foram as formas de resistência da população indígena ao domínio europeu

.

Quais foram as formas de resistência da população indígena ao domínio europeu
Protesto em Brasília durante o Dia do Índio (2016) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram.  Com a chegada da primeira leva  de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.  Atualmente, no Brasil,  são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.


Quais foram as formas de resistência da população indígena ao domínio europeu

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


18/08/2010 07h00 - Atualizado em 18/08/2010 07h00

Nem sempre as políticas de dominação funcionavam.Formar quilombos era uma das formas de resistir à escravidão.

O professor de história do cursinho Oficina do Estudante, Marcus Vinícius de Moraes, dá a quarta aula sobre a escravidão no Brasil.

Quando as políticas de domínio de escravos não funcionavam, havia a resistência escrava. Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos.

Também havia a capoeira, que era considerada uma forma de resistência, diferente do fenômeno urbano do século 19. Os negros colocavam navalhas nas pontas dos pés e giravam para cortar o pescoço de policiais e autoridades.

Confira aula completa em vídeo.

Veja vídeos de Vestibular e Educação

A conquista da América foi permeada de conflitos. Primeiramente, no século XV, Portugal dominava a navegação na África, assim como o comércio com as índias. Neste período a Espanha optou por apoiar e financiar uma expedição marítima de Cristóvão Colombo.

Colombo acreditava que a Terra era redonda e que seguindo na direção Oeste chegaria à Ásia. Desta forma, em 12 de outubro de 1492, com três dias de viagem em alto mar, Colombo aportou na América.

Embora a expedição não tenha tido o resultado esperado, visto que não chegou ao Oriente, fora descoberto um novo território. Assim ocorreu a conquista da América. Esse novo território, por sua vez, passou a ser explorado pelos espanhóis.

Os europeus, quando chegaram na América, tentaram impor sua cultura aos habitantes nativos. Quem desobedecesse as regras era severamente punido. Surgiram, desta forma, os primeiros confrontos entre colonizadores e os povos colonizados. No caso da América, os povos indígenas.

Conflitos na América Colonial

Como já falamos anteriormente, a chegada dos europeus à América trouxe também muitos conflitos. Importante ressaltar que os povos indígenas que habitavam a América já tinham conflitos entre si. Pois existiam muitas tribos de culturas diferentes nesse território.

Os portugueses, por sua vez, necessitavam de alianças estratégicas com os índios para manter outras tribos e também invasores estrangeiros longe de seus terras.  As tribos indígenas se submetiam a essas alianças com a finalidade de derrotar tribos inimigas.

Sendo assim é justo afirmar que a conquista do território americano pelos portugueses favoreceu o extermínio de milhares de indígenas. Isso porque houve a colaboração massiva dos índios nativos.

No Brasil os tupiniquins foram os nativos que mais tiveram participação na colonização portuguesa. Esses eram aliados dos colonizadores portugueses.

Os tupiniquins foram catequizados por jesuítas, sofrendo diversas pragas como a varíola e algumas doenças que assolavam as plantações. Sendo que os tupiniquins ainda são um dos povos mais presentes no território brasileiro.

Conflitos nos Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos da América, por outro lado, em virtude do crescimento das vilas e o desenvolvimento econômico, os povos indígenas foram sendo dizimados. Eles foram expulsos de sua terras durante o processo de ocupação territorial.

Em 1862, foi aprovada a Lei do Povoamento. Ela excluía os índios como cidadãos americanos. Desta forma o governo vendia as terras sem a autorização dos índios, que por sua vez eram expulsos ou mortos pelos colonos que tomavam posse.

Assim o extermínio da população indígena ocorreu gradativamente devido aos conflitos entre os índios e os colonos. Além disso, as grandes empresas instaladas em território americano para a construção da estrada de ferro matavam os bisões (búfalo americano).

Tribos morreram de fome

Esses animais eram a principal fonte de alimentação de muitas tribos. Por consequência, muito índios sofriam com a escassez de alimentos e acabavam morrendo de forme.

Outro fator de extrema relevância na história foi a intervenção dos soldados do exército norte-americano nos conflitos travados entre índios e colonos. Tais conflitos eliminavam aldeias inteiras.

A expansão e a ocupação dos territórios a oeste trouxeram o fortalecimento da economia norte-americana, sendo que, em troca da expansão industrial e capitalista, milhões de índios foram mortos e culturas inteiras foram extintas.

Dicas Enem

Sem dúvida nenhuma, a colonização da América e os conflitos entre europeus e indígenas, neste período, são temas garantidos em todas as provas do Enem. Uma vez que contam nossa história.

Para saber mais sobre esse tema não deixe de conferir as aulas sugeridas a seguir:

  1. O primeiro contato entre indígenas e europeus;
  2. A escravidão e suas formas de resistência indígena e africana na América.

Bons estudos e uma excelente prova para você!

Quais são as formas de resistência dos indígenas na atualidade?

Há várias formas de resistir às injustiças, uma delas é escrevendo e publicando textos reivindicatórios. Escreva uma carta, endereçada a uma autoridade (prefeito, presidente, etc.), reivindicando os direitos dos índios Guarani Kaiowá.

Como os índios resistiram aos portugueses?

Os índios retiravam as árvores das florestas próximas ao litoral e colocavam-nas nas caravelas portuguesas em troca de espelhos e bugigangas que não tinham valor comercial para os portugueses, mas chamavam a atenção dos nativos. Essa troca chamava-se escambo.

Foi uma forma de dominação dos europeus sobre os indígenas?

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.

Quais formas de resistência Os indígenas realizaram contra a escravidão?

Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos.