Quais foram as ideias de Johann Herbart que influenciaram a educação?

Johann Friedrich Herbart (4 de maio de 1776, em Oldenburg, no Ducado de Oldenburg -11 de agosto de 1841, Göttingen ) é um filósofo e educador alemão, considerado o fundador da pedagogia como campo científico e acadêmico. Seus numerosos trabalhos sobre o assunto tiveram grande influência na teoria e na prática das ciências da educação na Europa e nos Estados Unidos.

No campo da psicologia, Herbart deve sua fama ao fato de ter defendido a ideia da psicologia como ciência, baseada na metafísica e na matemática . Sua concepção da mente questiona a existência de faculdades inatas, admitidas por Kant, e envolve uma redefinição da noção de representação a partir da ideia de força ou energia psíquica. O design dinâmica do psíquico que se desenvolve é um primeiro passo no estabelecimento da psicologia como uma ciência independente na XIX th  século e tem exercido uma influência inegável sobre a psicologia de Wundt .

Johann F. Herbart está na origem de uma importante escola na Alemanha, organizada em torno de uma revista que funciona durante todo o século, a Zeitschrift für exakte Philosophie im Sinne des neuern philosophischen realismus ("Jornal da filosofia exata entendida no sentido do realismo filosófico contemporâneo ”). Ele foi uma fonte de inspiração para os principais autores de língua alemã, como Bernard Bolzano, Ernst Mach e Sigmund Freud . Este último abordará em particular a noção de energia psíquica.

Biografia

Herbart estudou filosofia na Universidade de Jena sob a direção de Johann Gottlieb Fichte, cujo pensamento ele admirava. Porém, rapidamente se distanciou de Fichte, a quem apresentou algumas objeções, e acabou se desligando dela. Durante uma preceptoria em Berna, na Suíça, entre 1797 e 1800, manteve contato com o pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi, de onde sua paixão pelo ensino permaneceu . Ele retornou à Alemanha em 1800, primeiro para Bremen, onde trabalhou como tutor até 1802, depois para a Universidade de Göttingen, onde continuou seus estudos em filosofia. Após sua tese de doutorado, ele rapidamente obteve o cargo de professor de filosofia e pedagogia, que abandonou em 1809 para a cadeira de filosofia na Universidade de Königsberg (onde foi falecido por Emmanuel Kant ). Em 1824, publicou um tratado intitulado Psicologia como ciência fundada na experiência, na metafísica e na matemática, no qual defendia, contra a doutrina kantiana, a possibilidade de uma psicologia empírica e matematizada. Em Königsberg, ele estabeleceu um seminário dedicado à pedagogia que dirigiu até 1833, quando retornou a Göttingen, onde trabalhou como professor de filosofia. Ele vai ficar lá até sua morte.

Filosofia

Ex-aluno e discípulo de Fichte, Johann Friedrich Herbart rompeu muito cedo com a tendência idealista da época. Sua filosofia do conhecimento oferece uma leitura contracorrente de Kant, tanto realista quanto empirista, que rejeita a ideia de um sujeito transcendente . Recusando a crítica kantiana da razão e da compreensão, Herbart, no entanto, continua sua herança ao proclamar a vaidade intelectual de qualquer atitude intelectual que tende a conhecer algo além das relações em que se apresentam a nós. Ele busca em suas deduções metafísicas apreender o real pelos conceitos e, nesse sentido, desenvolve uma metafísica segundo a qual o ser não é uma propriedade da coisa, mas uma determinação do entendimento. Sua ontologia, embora realista, retoma o princípio kantiano da distinção entre fenômeno e "  númeno  " ou coisa em si; mas não aceita a separação entre os dois, os fenômenos sendo causalmente determinados pelos númenos. Para Herbart, existe uma relação causal entre númenos e fenômenos, de modo que a análise empírica dos fenômenos introduz automaticamente as coisas em si mesmas.

Em Die Hauptpuncte der Metaphysik ("Os pontos capitais da metafísica"), publicado em 1806, Herbart opõe uma "  metafísica realista" ao idealismo cuja contradição interna denuncia e à qual se opõe ao seu "método de relações". Por esse método, Herbart pretende resolver a contradição da unidade múltipla da substância dotada de acidentes, interpretando-a como uma conexão ( Zusammen ) de elementos simples que não têm necessariamente relação entre eles. Essa conexão é o fundamento de tudo que aparece: o ser perde, assim, todo o caráter fundacional. O conceito de substância é certamente preservado, mas para Herbart é apenas uma construção do pensamento necessário para dar conta da identidade das representações.

A metafísica de Herbart inclui uma psicologia que ele concebe em relação às ciências naturais. A mente, inacessível em si mesma, pode ser abordada empiricamente por meio da ação que manifesta sua presença, e a dinâmica da vida psíquica pode ser inteiramente formalizada pela matemática . Herbart é, portanto, o primeiro a usar os métodos do cálculo infinitesimal para resolver os problemas da pesquisa filosófica. Segundo ele, e ao contrário de Kant, a mente é formada pela experiência e não existem faculdades inatas .

Para Herbart, a ética é apenas um aspecto da estética, que inclui a moralidade propriamente dita: gosto e senso moral são para ele da mesma natureza. Como Kant, Herbart sustenta que a moralidade das ações encontra sua base em normas a priori e rejeita o eudemonismo, bem como todos os "motivos materiais" quando se apresentam como justificativa moral para a ação. Como Kant, ele considera que os julgamentos morais devem estar em conformidade com a "forma da vontade" conforme determinado pela ética, mas ao contrário do primeiro, Herbart vê os julgamentos éticos como uma forma de julgamento estético.

Psicologia

Psicologia científica

Herbart é o primeiro autor a tentar desenvolver uma psicologia científica . Embora influenciado por Kant, ele considera, ao contrário deste último, que a psicologia pode ser rigorosamente científica quando a matemática é aplicada a ela. A matematização da psicologia consiste em quantificar fenômenos psíquicos recorrendo a procedimentos matemáticos sofisticados, método que ele apresentou em 1825 em seu Psychologie als Wissenchaft neugegründet auf Erfahrung, Metaphysik und Mathematik ("Psicologia como uma ciência baseada na experiência, metafísica e matemática") . Ele oferece estatísticas reais, bem como uma mecânica da vida psíquica, onde as representações entram em jogo. Assim, a psicologia ascende ao posto de ciência exata da mesma forma que a mecânica dos corpos sólidos. Ao contrário, entretanto, de seus desenvolvimentos subsequentes por Wilhelm Wundt e Gustav Fechner, por exemplo, a psicologia científica permanece para Herbart uma ciência puramente dedutiva, que não pode levar à experimentação. Faz parte do ideal da matemática universal .

A ideia fundamental da psicologia herbartiano é que a lei de associação de idéias, em que a psicologia do Inglês empirista escola foi baseado, deve ser considerado como um verdadeiro fenómeno de atracção sobre o modelo de atração física. Gravitacional . Sua ambição é renovar para a psicologia o feito que Isaac Newton realizou para a física. É da física newtoniana que Herbart extrai a ideia de força de atração, conceito que ele transpõe para o domínio das ideias e representações: existem entre as ideias forças de atração e repulsão que determinam sua relação com as mesmas como corpos sólidos. . A energia psíquica que se manifesta por meio de suas forças é quantificável e se desdobra em todos os processos psíquicos. Haveria, portanto, uma dinâmica real das representações, assim como existe uma dinâmica dos corpos sólidos. Não há, portanto, especificidade da psicologia em relação a outras ciências naturais, mesmo que seu objeto, "matéria espiritual", seja diferente daquele estudado por elas.

Herbart se esforça para descrever e explicar a atividade da mente em termos de interações entre os conteúdos das representações . Segundo ele, as próprias representações podem ser consideradas como forças, e a vida psíquica como resultado da ação recíproca dessas forças. Ele identifica mais precisamente as representações com as reações da mente às perturbações ambientais. A variação de intensidade dessas representações pode ser totalmente descrita por um modelo matemático, como qualquer variação física na natureza. Assim, se duas idéias que entram em conflito têm a mesma força, cada uma delas verá sua intensidade reduzida pela metade. Se, ao contrário, suas forças forem desiguais e se, por exemplo, a ideia a for maior que a ideia b, a soma da ação inibidora será inversamente proporcional à sua intensidade. Assim, a ideia a será inibida por ( a ² + ab - b ²) / ( a + b ), e a ideia b será inibida por b ² / ( a + b ). No caso em que ( b - ab ) / ( a + b ) = 0, a ideia b desaparece, o que significa que não atinge mais o limiar da consciência . Essa noção de limiar de consciência será retomada pela psicofísica e, em particular, por Fechner.

Conceito de inconsciente

Segundo Herbart, uma representação pode ser "  reprimida  " ( verdrängt ) por outra, já que o equilíbrio das forças presentes significa que essa representação não atinge mais a consciência porque uma representação mais forte que ela. Segue-se que uma representação pode se tornar inconsciente . Existe um limiar abaixo do qual as representações não atingem a consciência e que não deveríamos mais ser capazes de calcular.

A psicologia de Herbart seria uma das principais fontes de influência na obra do “primeiro  Freud  ”: vários conceitos freudianos, de fato, já estão presentes na psicologia do filósofo. Os primeiros historiadores da psicanálise a perceber essa reapropriação da psicologia herbartiana por Freud foram Ola Andersson e Henri Ellenberger . Sua contribuição mais notável para a psicologia do inconsciente é sua tese de que as representações continuam a existir abaixo do limiar da consciência. Esta tese permite-lhe conceber uma atividade inconsciente da mente, cuja realidade pode ser deduzida por procedimentos matemáticos. Herbart, portanto, imagina um inconsciente psíquico quase um século antes de Freud, também dotado de representações e governado por forças específicas da mente.

Pedagogia

Herbart é na linhagem dos grandes professores que marcam o início do XIX °  século e Johann Heinrich Pestalozzi, ou Friedrich Froebel (1782 1852). Pestalozzi entrou para a história da educação como o pai dos órfãos de Stans e o fundador da nova escola primária para crianças pobres. Por sua vez, Fröbel projetou a educação infantil. Ele formulou as linhas mestras de uma pedagogia que dá um lugar central à espontaneidade e à brincadeira, aceita como alicerces da consciência em formação.

A pedagogia de Herbart é inspirada por esse ideal humanista prático, ao mesmo tempo que levanta considerações epistemológicas muito especulativas. É sua experiência como professor e educador que leva Herbart à sua teoria pedagógica, um verdadeiro elo entre seu sistema filosófico e sua teoria de campo. Ele se esforça para estabelecer o status da experimentação em pedagogia. Ele é um dos fundadores da psicologia infantil .

Teorização da educação

O pré-requisito para qualquer teoria da educação de acordo com Herbart é uma concepção do universo que não seja baseada no fatalismo ou na liberdade ilimitada. Os sistemas de Spinoza, Kant e Fichte são, portanto, inconciliáveis, segundo ele, com as exigências de uma doutrina pedagógica.

Herbart vê as condições e a educação, bem como seu interesse prático, em termos de possibilidade, necessidade e propósito. A possibilidade de educação resulta da maleabilidade da alma; esta maleabilidade não é, porém, absoluta, e o educador não pode fazer o que quiser com seu aluno; a individualidade específica de cada homem, as condições do ambiente e as circunstâncias limitam o poder da educação.

A necessidade de educação resulta dos perigos a que o homem está exposto, se a educação não vier em seu auxílio. Como um caniço fraco que é o joguete de todos os ventos, o homem cuja vontade não foi formada pela educação estaria condenado a certa perda em meio às tempestades da vida. A educação é, portanto, necessária; mas não deve aparecer como um mal necessário, imposto por um educador acorrentado a seu aluno como um tutor. Tal método só poderia levar, de acordo com Herbart, a reduzir a liberdade do aluno a nada. Porém, o educador não tem o direito de “dificultar a atividade do futuro homem e, conseqüentemente, fixá-la em um único ponto”.

Quanto ao objetivo da educação, é perfeitamente compatível com a real liberdade de vontade. A criança não tem, segundo Herbart, uma vontade propriamente dita, ela tem apenas impulsos irrefletidos, que podem de diferentes maneiras, por meio da educação, se transformar em vontade. A missão da educação é zelar e ajudar na formação dessa vontade consciente e reflexiva. Mas esse objetivo geral não pode ser alcançado da mesma forma para todos os alunos. Se quiséssemos tentar oferecer um determinado objeto para a atividade dos alunos, igual para todos, rapidamente perceberíamos que a coisa é impossível. O interesse dos alunos não pode ser dirigido a um único objeto, nem mesmo exclusivamente à ciência, arte ou religião. Não é pela natureza, como Rousseau quer, nem pela sociedade, como Locke pede, nem pelo Estado ou pela humanidade que devemos educar a criança. É a preocupação com o indivíduo que deve determinar a meta da educação; e é por meio da multiplicidade de objetos apresentados ao aluno que obteremos a melhor garantia para a felicidade do futuro homem. Este último deve ser capaz de encontrar um interesse em todos os campos de atividade que o destino ou o jogo das circunstâncias o possam chamar mais tarde. O verdadeiro objetivo da educação é, portanto, despertar no aluno uma multiplicidade de interesses ( Vielseitigkeit des Interesses ).

"Governo" e "disciplina"

Herbart considera que a educação pode começar muito cedo porque o sentido da intuição pode ser cultivado desde o berço. Assim, podemos estimular o espírito da criança muito pequena colocando todos os dias junto ao berço figuras em várias cores, objetos do quotidiano com formas simples como um ovo ou uma maçã, em particular para que os olhos da criança se fixem nelas e aprendam a observe as formas. No entanto, os primeiros anos da infância não pertencem ao período da educação propriamente dita, educação que Herbart chama de "disciplina" ( Zucht ); eles formam um período preparatório, quando a criança é submetida ao “governo” ( Regierung ). Essas duas noções de "governo" e "disciplina", que desempenham um grande papel na pedagogia de Herbart e seus discípulos, devem ser cuidadosamente distinguidas uma da outra.

O governo deve simplesmente manter a ordem, a disciplina deve formar o caráter  ; a primeira visa apenas a proteção dos próprios alunos e dos adultos, e trata apenas do presente; o segundo funciona para o futuro. Além disso, esses dois tipos de pedagogia não usam os mesmos métodos.

A primeira regra do governo consiste em ocupar os filhos porque “ainda não se tem em vista nenhuma vantagem em relação à cultura das faculdades. " O principal objetivo aqui ainda é ensinar a criança a garantir sua segurança. As ocupações podem ser escolhidas pelas próprias crianças ou impostas pelo professor. Exigem monitoramento cuidadoso, ameaças e punições sendo meios insuficientes para garantir a obediência, sem falar nos danos que causam ao caráter. O que é mais necessário para o exercício efetivo do governo é autoridade e afeto.

O programa de educação adequada, ou "disciplina", que sucede ao governo, é traçado pelos ensinamentos da moral e da psicologia . Esta educação tem duas vertentes: deve proporcionar ao aluno conhecimentos e despertar nele a "simpatia" ( Theilnahme, literalmente "participação"), que se consegue através da experiência e do "comércio familiar" ( Umgang ) com as coisas. Herbart é o primeiro teórico educacional a ter aplicado o conceito de " tato  " na pedagogia neste sentido  . Dá ao tato um valor de eficiência e necessidade na relação professor-ensinado. O tato deve ser entendido como um instrumento educativo que permite a transmissão de conhecimentos de forma mais natural e eficiente do que pelo simples exercício da autoridade.

"Educação" e "instrução"

Herbart está convencido de que a educação e a instrução não podem ser planejadas separadamente. O ensino é, portanto, essencial para a educação. Esta é a tese essencial da pedagogia herbartiana. O ensino deve, portanto, obedecer aos mesmos princípios que a educação: é deles que se traçam as regras gerais a que obedece o ensino. Para que o aluno adquira “conhecimentos”, o ensino terá de “mostrar, relacionar, aprender, filosofar”; para que a “simpatia” ( Theilnahme ) seja despertada, o ensino deve ser “intuitivo, contínuo, elevar a mente e se envolver com as realidades”. O método de ensino deve ser "desenvolvido" ( entwickelnd), ou seja, sintético, ou explicativo ( erläuternd ), ou seja, analítico  ; e dependendo da natureza dos vários ramos de estudo, um dos métodos deve ser aplicado em preferência ao outro.

Para que a instrução seja possível em um ambiente educacional, o educador deve primeiro traçar uma espécie de mapa geográfico da mente de cada criança, identificando os diferentes grupos de ideias que constituem o seu pensamento, para depois treiná-la. esses vários grupos de representações em uma “ representação estética do mundo” mais coerente. Deve assim, levando em consideração as disposições físicas e o temperamento particular de cada criança, elevá-la de seu estado de indivíduo a um estado que tenda à universalidade. Herbart se refere, a esse respeito, ao modelo educacional da Grécia antiga .

Segundo Herbart, o educador deve evitar o recurso à manipulação dos sentimentos da criança. Em vez disso, deve contar com o poder acumulado no passado de tudo o que os homens sentiram, experimentaram e pensaram. Ele deve ser visto como um guia simples, interpretando esse conhecimento acumulado de forma inteligente e acompanhando de forma adequada a criança em seu movimento intelectual. Herbart declara, neste sentido, que “o que deve importar [para o educador] antes de tudo, é a forma como o círculo de ideias se estabelece no seu aluno, porque são as ideias que geram os sentimentos, e daí os princípios e modos de atuação. "

Publicações

  • Os principais pontos da metafísica, Paris, Vrin, 2005.
  • “Sobre a possibilidade e a necessidade de aplicar a matemática à psicologia” (1822), Cahiers de Philosophie de l'Université de Caen, n ° 36 (2001), Presses Universitaires de Caen, p. 127-163.

Referências

  1. ↑ uma b c e d O. Depré, "Johann Friedrich Herbart", em A. Jacob (ed.), Universal Filosófica Encyclopedia, volume de 3: Filosófica funciona, vol. 1, Paris, PUF, 1992, p. 1832.
  2. ↑ a b c d e e L. Lambrichs, "Johann Friedrich Herbart", em Dictionary of Philosophers, Encyclopaedia Universalis, Paris, Albin Michel, 1998.
  3. ↑ a b c e d C. Lecadet & M. Mehanna, História da psicologia, Paris, Belin, de 2006, ch. 4/1: “Johann Friederich Herbart e a emergência da psicologia científica”, p. 84-85.
  4.  "Herbart", na enciclopédia Grand Larousse, volume 5, Paris, Librairie Larousse, 1962.
  5. A. Kim, “Johann Friedrich Herbart,” Stanford Encyclopedia of Philosophy, artigo online .
  6. ^ O. Andersson, Freud antes de Freud - a pré-história da psicanálise, 1886-1896 (1962), Paris, Les Empêcheurs de rire en rond, 1996.
  7. HF Ellenberger, História da descoberta do inconsciente (1970), Paris, Fayard, 1994.
  8. ↑ a b c d e f g h i e j S. Auerbach, "Johann Friedrich Herbart", em F. Buisson (dir.), O dicionário de pedagogia e instrução pública, Paris, Hachette, 1882.

Veja também

Bibliografia secundária

  • Carole Maigné, Johann Friedrich Herbart, Paris, Belin, 2007.
  • C. Maigné, “O realismo de Johann Friedrich Herbart, uma ambição crítica”, em B. Bourgeois (ed.), Revue de métaphysique et de morale, 2002/3 (n ° 35), Paris, PUF, artigo online .

Quais foram as ideias de Johann Friedrich Herbart que influenciaram a educação?

A proposta de Herbart fundamentou-se em três conceitos ligados à moralidade como finalidade da educação, que são: governo, instrução e disciplina. Apresentou o método de ensino que tem como passos formais a preparação, apresentação, associação, generalização e aplicação.

Quais foram as ideias de Johann Friedrich Herbart?

Johann Friedrich Herbart foi o precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia. Este autor via a educação como ciência. Ele trouxe para a pedagogia o caráter de objetividade de análise, a psicometria, o rigor e a sistematização do método.

Qual a importância do pedagogo Herbart para a didática e isso consiste em?

De acordo com o conteúdo estudado, qual a importância do pedagogo Herbart para a Didática, e isso consiste em:Grupo de escolhas da pergunta. A) propor uma educação que priorize a reflexão e o pensamento crítico. B) inspirar as concepções críticas de pedagogia.

Qual era o processo de cinco etapas para o ensino de Johann Herbart?

O método didático de Johann Friedrich Herbart constitui-se de cinco passos fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, que são: a preparação, a apresentação, a assimilação, a generalização e a aplicação.