Quais foram as principais reivindicações dos Pioneiros da Educação Nova?

Grátis

5 pág.

Quais foram as principais reivindicações dos Pioneiros da Educação Nova?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Sociais em Educação (SES14)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657652) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24171402
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	As análises do sociólogo francês Pierre Bourdieu sobre as expressões da violência simbólica evidenciam o processo de naturalização de nossas ações e pensamentos. Essa naturalização nos faz pensar que determinados comportamentos, inclusive formas de violência simbólica, nasceram conosco e não foram construídas socialmente. Sobre as análises de Bourdieu, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A internalização do habitus impede que a exploração capital X trabalho continue ocorrendo.
	 b)
	O conceito de habitus é a internalização de nossas ações e da ideologia que vivemos.
	 c)
	O habitus representa a naturalização que ocorre através da emancipação do sujeito.
	 d)
	A violência simbólica representa uma oposição conceitual em relação ao conceito de habitus.
	2.
	No início do processo educacional, o Brasil teve forte influência assistencialista, na qual preceitos cristãos ligados principalmente à Igreja Católica influenciaram as questões que nortearam as primeiras políticas de educação no país. Esse processo caritativo baseava-se em preceitos do senso comum, negando a legalidade e a necessidade de criar padrões legais de organização e acesso. A partir desse pressuposto, surgiram movimentos organizacionais coletivos que apoiavam essa legalidade educacional. Sobre o movimento que apoiou essa reforma e propôs seguir a legalidade da politica de educação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Movimento por Reformas na Educação, pois seus líderes queriam que as escolas da Igreja passassem a ser gratuitas.
	 b)
	Movimento dos Pioneiros da Educação, pois tinha entre suas principais reivindicações que a escola pública fosse laica.
	 c)
	Movimento dos Pioneiros da Educação, porque tinha como principal proposta que os padres fossem banidos das escolas.
	 d)
	Movimento de Educação de Base, pois era um movimento criado por várias instituições que eram contra a doutrina da Igreja.
	3.
	O período republicano foi marcado por manifestações que buscavam tornar a educação prioridade do povo. Essas manifestações tomaram forma através do entusiasmo pela educação e pelo otimismo pedagógico. Mesmo diante da pressão social resultante desses movimentos, a educação foi deixada de lado pelo governo. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A obrigatoriedade do ensino foi abolida, fato que contribuiu para a desoficialização do ensino como responsabilidade do Estado.
II- Os avanços representados pelas reformas não foram capazes de alterar o rótulo republicano de conservador para inovador.
III- As práticas excludentes podem ser observadas nas reformas educacionais de Benjamin Constant (1891) e Rocha Vaz (1925).
IV- As reformas e políticas educacionais foram elaboradas a partir das demandas das classes populares contrariando as elites econômicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	A partir da denominada Revolução de 30, a mobilização nacional em torno da educação foi muito além da esfera governamental. Os esforços do governo de Getúlio Vargas foram influenciados pela participação de importantes intelectuais, entre eles, Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho. Eles assinaram, em 1932, o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova". Anos mais tarde, a Constituição de 1937 continuava a reverberar as preocupações nacionais com a educação e o compromisso de governo e setores da sociedade para com o processo educacional no país. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As verbas para a educação aumentaram com a promulgação da Constituição de 1937 e o chamado "Estado Novo", inaugurando a segunda fase da ditadura varguista.
II- Federações e sindicatos da indústria e do comércio foram incentivados a criar escolas de aprendizes, destinadas à instrução dos filhos de operários.
III- O mencionado "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" sugeriam uma educação voltada à solidariedade e à cooperação, transpondo o reducionismo dos interesses de classe.
IV- A educação passava a expressar uma importante compreensão sobre a divisão de classes e os interesses antagônicos e irreconciliáveis entre elas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Na era do conhecimento, os métodos estatísticos têm um papel crucial. Além de uma poderosa ferramenta, passam a ser vistos como um  método de gestão. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tem uma importante função no sistema de avaliação da educação no Brasil. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o INEP que faz a coleta de dados para definir quais testes serão aplicados em cada escola.
	 b)
	É o INEP que define os municípios e qual exame será aplicado naquele município.
	 c)
	É o INEP que desenvolve os testes padronizados que serão aplicados em cada exame nacional em todo o Brasil.
	 d)
	É o INEP que promove o financiamento dos testes.
	6.
	A partir da Federação dos Estudantes Brasileiros, o movimento Estudantil teve início em 1910, na cidade de São Paulo, onde ocorreu o I Congresso Nacional de Estudantes. Já em 1937, foi estabelecida a União Nacional dos Estudantes, com organização de congressos anuais. Desde então, os estudantes se mantiveram bem unidos, de forma que se manifestaram contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O movimento Estudantil é bastante engajado com as situações que ocorrem no país e que dizem respeito a todos os cidadãos.
II- No final da década de 70, com os primeiros sinais de enfraquecimento do regime militar, a UNE não se reestruturou.
III- Os governantes não utilizavam as vantagens da educação para nortear o rumo da sociedade, permitindo que alguns tivessem acesso a uma forma de ensino, de forma desigual.
IV- Em 1946, os estudantes se manifestaram em favor da permanência dos recursos naturais do Brasil, para que permanecessem com as empresas brasileiras, sendo contra a entrada de empresas estrangeiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Com o final da Primeira Guerra Mundial, o Brasil passou a receber forte influencia literária dos Estados Unidos da América e de alguns países europeus. Essa influência interferiu diretamente na construção da educação no país. Naquele período, vivenciava-se o governo de Benjamin Constant. Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A reforma de Benjamin Cosntant não se destinou ao fracasso, os Estados Unidos entendiam como responsabilidade de garantir acesso à educação com algumas restrições para a população de classe baixa.
	 b)
	Com a reforma Rocha Vaz, ao final da primeira república, ficou estabelecida a mesma linha de ensino que ocorre entre a educação dos Estados Unidos e da Itália.
	 c)
	Outra medida adotada não aprovou o ensino livre, leigo e gratuito, pois assim todos teriam acesso ao ensino gratuito.
	 d)
	Uma das medidas de reforma de Benjamin Constant foi criar o Ministério da Instrução, correios e Telégrafos, propondo mudanças nos currículos de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
	8.
	O Brasil, na década de 30, continuou se desenvolvendo, sendo que o setor da indústria foi o que mais cresceu. Nesse cenário, as pessoas começam a ter expectativa de crescimento na vida pessoal

Página12

O que reivindicavam os pioneiros da Educação Nova?

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova almejava, como um dos pontos de partida, uma escola totalmente pública, que fosse essencialmente gratuita, mista, laica e obrigatória, em que se pudesse garantir uma educação comum para todos, colocando, assim, homens e mulheres frente a iguais possibilidades de aprendizagem e ...

Quais os principais objetivos do Manifesto dos Pioneiros?

O Manifesto dos Pioneiros de 1932 – A reconstrução Segundo Libâneo (2006, p. 154), o Manifesto de 32 tinha como objetivo uma reformulação na política educacional com base nos ideais escolanovistas.

Quais as principais propostas do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932?

O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.

Quem foram os pioneiros da Educação Nova?

- Foi lançado o embrião da Escola Nova, com a criação do manifesto tendo nomes como: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Cecília Meirelles, Afrânio Peixoto, Roquette Pinto, Hermes Lima, Paschoal Leme e Lourenço Filho.