Quais foram os principais argumentos para a saída do Reino Unido da União Europeia?

«Enquanto o Brexit gerava incerteza, o Acordo de Saída gera segurança jurídica

e preserva os interesses da União».

Michel Barnier, 17 de outubro de 2019

O Acordo de Saída celebrado entre a União Europeia e o Reino Unido estabelece os termos da saída ordenada do Reino Unido da UE, em conformidade com o artigo 50.º do Tratado da União Europeia.

O Acordo de Saída entrou em vigor em 1 de fevereiro de 2020, após ter sido aprovado em 17 de outubro de 2019, juntamente com a Declaração Política que estabelece o quadro das futuras relações entre a União Europeia e o Reino Unido.

O Acordo é constituído por dois documentos principais:

  • O Acordo de Saída propriamente dito, incluindo um Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte;
  • Uma Declaração Política que estabelece o quadro das futuras relações entre a União Europeia e o Reino Unido.

The EU-UK Withdrawal Agreement explained (slides)

English

(1.59 MB - PDF)

Descarregar

Domínios abrangidos pelo Acordo de Saída

  • Disposições comuns: estabelecem cláusulas-tipo para a correta compreensão e funcionamento do Acordo de Saída.
  • Direitos dos cidadãos: protegem as opções de vida de mais de três milhões de cidadãos da UE no Reino Unido e de mais de um milhão de nacionais do Reino Unido em países da UE, salvaguardando o seu direito de permanecer e garantindo que podem continuar a contribuir para as suas comunidades.
  • Questões relativas à separação: asseguram uma cessação harmoniosa dos acordos em vigor e permitem uma saída ordenada do Reino Unido, nomeadamente: 
    • para permitir que as mercadorias colocadas no mercado antes do termo do período de transição continuem até ao seu destino;
    • para proteger os direitos de propriedade intelectual existentes, incluindo as indicações geográficas;
    • para pôr termo à cooperação policial e judiciária em matéria penal em curso, bem como a outros procedimentos administrativos e judiciais;
    • para abordar a utilização de dados e informações trocados antes do termo do período de transição;
    • para abordar questões relacionadas com a Euratom.
  • Período de transição: durante o qual a UE tratará o Reino Unido como se fosse um Estado-Membro, com exceção da participação nas instituições da UE e nas estruturas de governação. Durante estes meses, a UE e o Reino Unido negociarão uma parceria ambiciosa e justa para o futuro.
  • O acerto financeiro: garante que o Reino Unido e a UE honram todas as obrigações financeiras assumidas enquanto este Estado era membro da UE.
  • A estrutura de governação global do Acordo de Saída: assegura a gestão, aplicação e execução efetivas do Acordo, incluindo mecanismos adequados de resolução de diferendos.
  • Irlanda: uma solução juridicamente viável que evita a criação de uma fronteira física na ilha da Irlanda, protege a economia na globalidade da ilha e o Acordo de Sexta-Feira Santa (Acordo de Belfast) em todas as suas dimensões, salvaguardando simultaneamente a integridade do mercado único da UE.
  • Chipre: um protocolo relativo às zonas de soberania em Chipre, que protege os interesses dos cipriotas que vivem e trabalham nas zonas de soberania, na sequência da saída do Reino Unido da União.
  • Gibraltar: um Protocolo relativo a Gibraltar, que facilita uma cooperação estreita entre a Espanha e o Reino Unido relativamente a Gibraltar no que se refere à aplicação das disposições do Acordo de Saída relativas aos direitos dos cidadãos. O Protocolo incide igualmente na cooperação administrativa entre as autoridades competentes em vários domínios de intervenção.

A aplicação do Acordo de Saída exige medidas tanto a nível da UE como dos Estados-Membros.

No dia 23 de junho de 2016, os cidadãos do Reino Unido foram às urnas votar em referendo popular para decidir se ficavam os saíam da União Europeia. A expressão Brexitdisseminou-se por conta da campanha pró-saída, já que é a junção das palavras inglesas Britain (Bretanha) e Exit (Saída).

Ao todo, 17,4 milhões de pessoas votaram pela saída do Reino Unido. Mas o que essa saída representa? Por que é considerada um fato tão importante? Para responder a essas perguntas, é necessário saber com que propósitos foi criada e como funciona o que conhecemos hoje como União Europeia.

  • Formação e estrutura da União Europeia

A União Europeia (UE) é resultado de uma série de tratados firmados entre muitas das nações europeias ao longo da segunda metade do século XX. Essa união tem caráter político e econômico e, antes da saída do Reino Unido, detinha 28 nações.

Entre os propósitos da formação da UE, estavam:

  • Assistência econômica mútua entre os países da Europa Ocidental após as ruínas provocadas pela Segunda Guerra Mundial;
  • Estabelecimento de uma configuração política supranacional para evitar as rivalidades nacionalistas que marcaram a primeira metade do século XX e culminaram nas duas guerras mundiais.

Os principais tratados que contribuíram para a formação da UE foram:

  • Tratado de Roma, de 1957, que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e instituiu o chamado mercado comum europeu (ou MCE);
  • Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a moeda Euro; o Tratado de Amsterdã, de 1997, que instituiu a Política Estrangeira de Segurança Comum (PESC);
  • Constituição Europeia, de 18 de junho de 2004, que deu base institucional para UE;
  • Tratado de Lisboa, de 2007, assinado no dia 13 de dezembro e que reformou alguns pontos da Constituição Europeia.

Institucionalmente, a UE é uma espécie de Estado de Direito supranacional europeu. Como tal, possui três instâncias de poder representadas por três instituições: a Comissão e o Conselho Europeu (poder executivo), o Parlamento Europeu (poder legislativo) e o Tribunal de Justiça da União Europeia (pode legislativo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • O Reino Unido e a União Europeia

Grande parte da população britânica, bem como de seus representantes políticos, não encarava a União Europeia com bons olhos, valendo-se justamente do argumento de que esse caráter supranacional feria a soberania não apenas do Reino Unido, mas também das outras nações envolvidas. A moeda britânica (libra esterlina), por exemplo, nunca fez parte da “zona do Euro”.

Essa relação de desconfiança dos britânicos em relação à União Europeia vem desde o início, quando o Reino Unido entrou no bloco, em 1º de janeiro de 1973. Cerca de um ano após o ingresso na UE, já havia um forte clima de discussão sobre as vantagens e perigos para os britânicos de nela permanecer.

Para dar fim à contenda, o governo britânico fez o mesmo que foi feito em 2016: propôs um referendo popular. Esse referendo ocorreu em 5 de junho de 1975. Quase 70% dos eleitores votaram a favor da permanência.

  • Defensores da saída

Os principais defensores da saída do Reino Unido da UE foram Boris Johnson e Nigel Farage. Johnson já foi prefeito de Londres e presidente da Câmara dos Lordes. É o principal rival político de David Cameron, o primeiro-ministro inglês que propôs o referendo, sendo a favor da permanência. Johnson, após a derrota de Cameron, é forte candidato a ser ele próprio o novo primeiro-ministro. Farage, por outro lado, é o criador do UKIP (United Kingdom Independence Party – Partido da Independência do Reino Unido), um partido extremista e defensor, entre outras coisas, de uma rígida política anti-imigração para o Reino Unido. Apesar de nunca ter feito parte do Parlamento Inglês, Farage é Eurodeputado – portanto, integrante da casa legislativa da UE.

Quais são os principais motivos da saída do Reino Unido da União Europeia?

Principais causas do Brexit O país possui sua própria moeda, a libra esterlina, não tendo aderido ao euro, além de ter algumas divergências em questões políticas centrais. O país não aderiu ao acordo do Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre os países membros da União Europeia.

Quais são os principais efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia Brainly?

Resposta: Fim da livre circulação: será possível continuar viajando sem visto, mas apenas para estadias curtas. - Vistos para trabalho: o Reino Unido implementará um novo sistema baseado em pontos, e a União Europeia aplicará as regras para países fora do bloco.

Como foi a saída do Reino Unido da União Europeia?

Brexit reacendeu movimentos separatistas no Reino Unido A saída do Reino Unido da União Europeia também reacendeu o debate pela independência escocesa. Historicamente a Escócia sempre possuiu uma parcela grande da população com discurso separatista. Em 2014, o país havia rejeitado em referendo a saída do Reino Unido.

O que é Brexit e quais são as principais causas?

A palavra Brexit vem da junção das palavras inglesas “Britain” (Bretanha) e “Exit” (saída). A expressão é usada para caracterizar o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia iniciado com o referendo de 23 de junho de 2016. Nesta data, os britânicos escolheram deixar o bloco econômico e político europeu.