Quais foram os principais filosóficos grego?

A Grécia antiga foi um período particularmente prolífico para a cultura e a filosofia . De fato, a história do pensamento ocidental não é explicada em vão sem levar em consideração os grandes pensadores gregos.

Neste ranking dos 15 filósofos gregos mais importantes , tentaremos sintetizar o trabalho de cada um dos pensadores mais influentes e que deixaram um legado mais proeminente.

Principais filósofos da Grécia Antiga

Quando falamos sobre a Grécia Antiga, nos referimos ao período histórico que vai do ano 1200 a. C. até o ano 146 a. C. , quando ocorreu a invasão dórica na região de Helena.

A cultura grega foi tão influente que até o Império Romano adotou grande parte do pensamento deixado por Platão, Sócrates, Heráclito e muitos outros.

Esses pensadores conseguiram fazer da sede do conhecimento seu modo de vida. Saberemos quais foram os 15 filósofos gregos mais importantes . Deixamos de fora os pensadores que também mereciam uma menção honrosa, como é o caso de Górgias de Leontinos , Diógenes Laercio, Plutarco , Hipócrates e muitos outros.

15. Heráclito de Éfeso (540-480 aC)

Conhecido por seu apelido “As Trevas de Éfeso”, Heráclito nasceu em uma região da atual Turquia. Seu trabalho era aforístico na forma de poemas intermináveis; portanto, o conhecimento que ele desenvolveu exigia um estudo detalhado.

Ele contribuiu com um conhecimento valioso para o mundo da física, teorizando sobre um “princípio natural” e a mudança incessante da matéria. Seus postulados científicos foram submetidos a análises posteriormente.

  • Saiba mais: “As 35 melhores frases famosas de Heráclito”

14. Epicuro de Samos (341-270 aC)

Epicuro foi um dos filósofos mais famosos da Grécia Antiga. Ele desenvolveu o atomismo e sua filosofia de vida era o hedonismo racional . Em busca do prazer hedônico, ele tentou abandonar qualquer forma de dor baseada em uma vida frugal e desapegada.

Infelizmente, poucos dos escritos de Epicuro foram preservados após sua morte, por isso devemos seu legado à poesia de Lucrécio e à correspondência que ele manteve com outro filósofo: Diógenes Laercio.

  • Saiba mais: “As 40 melhores frases de Epicuro de Samos”

13. Sófocles (496-406 aC)

Nascido na cidade de Colono, Sófocles era um poeta trágico e um pensador muito proeminente . Embora seu campo de pensamento fosse mais literatura e dramaturgia do que filosofia, seus trabalhos estavam encharcados de reflexões e conhecimentos que outros filósofos desenvolveriam mais tarde. Ele foi o autor do famoso rei de Antígona e Édipo , considerado obras-primas autênticas do teatro trágico grego.

Embora ele fosse um escritor elegante, apenas sete de suas tragédias gregas foram preservadas, que se tornaram referências do gênero por séculos.

  • Saiba mais: “As 25 melhores frases famosas de Sófocles”

12. Anaxágoras de Clazómenas (500 – 428 aC)

Anaxágoras foi um filósofo pré-democrático que foi o pioneiro na introdução da noção de nous (νοῦς, mente ou pensamento). Nascido em Clazómenas, na região da atual Turquia, viveu em Atenas desde a adolescência.

Para esse pensador grego, as idéias filosóficas que ele trabalhou sempre giravam em torno da própria natureza. Ele nos deixou um enorme legado com suas descrições da natureza e do universo. Em seus textos, ele argumentou que cada elemento consistia ou vinha de outro elemento e, por sua vez, pertencia a um todo.

  • Saiba mais: “As 13 melhores frases famosas de Anaxágoras”

11. Diógenes de Sinope (404-323 aC)

Nascido em Sinope, próximo ao Mar Negro, Diógenes, o Cínico, foi um dos filósofos da Grécia Antiga com um estilo mais irônico e bem-humorado . Embora tenham chegado poucos manuscritos de Diógenes, conhecemos muitas de suas idéias graças a seus fiéis discípulos e estudantes.

Ele se dedicou à arte da discussão e da oratória e rejeitou qualquer convencionalismo de sua era de refugiados em uma vida frugal e austera, embora não tentasse reformar ou mudar o que desafiava. Foi seu discípulo Diógenes de Laercio quem registrou os conhecimentos e as teorias do professor.

10. Agrigento Empédocles (495 – 444 aC)

Político e filósofo, Empédocles inventou a teoria das quatro raízes: quatro elementos básicos (água, terra, fogo e ar) que são os componentes essenciais de tudo o que existe. Ele também é o autor das duas “condições” ou “forças” do mundo, das quais explicou os problemas de seu tempo, como corrupção, ódio e amor. A primeira força uniu o existente, enquanto o segundo o separou.

Seu legado originou uma onda de poetas e pensadores que, motivados pelas teorias de Empédocles e seus quatro elementos, iniciaram o campo da física atômica.

  • Saiba mais: “As 12 melhores frases de Empédocles”

9. Parmênides de Eléia (530-470 aC)

Na região sul da Magna Grécia, nasceu Parmênides, um poeta e pensador que questionou a própria existência . “É ou não é?”, Pergunta que ele tentou responder e que foi objeto de análise da filosofia durante séculos, sendo um dos paradoxos que correm mais rios de tinta.

Nas palavras de Parmênides, os sinais do caminho da verdade eram a concretização do que é e do que não é. Por esse raciocínio, ele explicou que uma coisa que é nunca pode deixar de ser mais do que sozinha. Como podemos ver, é um argumento um tanto abstrato e estranho que deu origem a centenas de teorias e elucidações em tempos posteriores.

  • Saiba mais: “As 16 melhores frases de Parmênides de Eléia”

8. Pitágoras de Samos (569-475 aC)

Reconhecida como o primeiro matemático puro da história, as contribuições de Pitágoras foram fundamentais nos campos da filosofia, geometria e aritmética . O conhecido ” teorema de Pitágoras ” ainda é estudado nas escolas primárias e explica que “em todo triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das pernas”.

Esse pensador não apenas contribuiu para o pensamento abstrato e lógico, mas também refletiu sobre as leis morais da vida, uma vez que sua escola concentrou muitos esforços na promoção de uma vida justa e equilibrada.

  • Saiba mais: “As 35 melhores frases famosas de Pitágoras”

7. Zenão de Eléia (490-430 aC)

Zenão de Elea foi especialmente reconhecido por sua teoria do infinito , uma série de raciocínios com os quais ele tentou resolver os paradoxos e dilemas sobre pluralidade e movimento, conceitos que, de um nível metafísico, questionavam com base em argumentos lógicos tendenciosos que permaneciam. Registrado em diferentes manuscritos.

Esse filósofo grego pré-socrático iniciou uma jornada de pensamento que muitos de seus discípulos (incluindo nomes importantes como Meliso, Demócrito e Anaxágoras) continuaram e se expandiram após sua morte.

6. Thales of Miletus (624-546 aC)

Mestre de outros grandes pensadores gregos, como Anaximenes, e pai da filosofia grega antiga, Tales of Miletus teorizou sobre a filosofia natural , a origem da matéria e também contribuiu com grande conhecimento em ciências, geografia e matemática, onde deixou como legado o conhecida como “teoria da mudança”.

Para este importante filósofo grego, a água é o elemento principal e original do mundo, o começo de todas as outras coisas. Essa idéia se espalhou pela Grécia antiga e dezenas de filósofos posteriores desenvolveram essas noções.

  • Saiba mais: “As 32 melhores frases de Contos de Mileto”

5. Demócrito (460 – 370 aC)

Cientista e matemático único, Demócrito era conhecido como “o filósofo risonho” , ele trouxe grandes teorias e conhecimentos ao mundo da matemática, geometria e astronomia.

Através de diferentes experiências e raciocínios, ele foi capaz de traçar sua teoria atômica do universo, argumentou que os átomos são indivisíveis, inteiros, partículas homogêneas e não são visíveis a olho nu. Uma consideração que a ciência demonstrou mais tarde.

  • Saiba mais: “As 24 melhores frases de Demócrito, o filósofo grego”

4. Anaximetos de Mileto (590-525 aC)

Anaximets de Mileto foi um dos filósofos mais importantes e famosos da Grécia Antiga , embora ele não tenha sido apenas um dos primeiros autores da filosofia, mas também tenha contribuído com sua sabedoria para áreas como biologia e geografia. Ele é considerado um dos primeiros astrônomos da história, pois conseguiu criar a primeira imagem do universo.

Este concidadão e discípulo de Thales of Miletus foi estudado e analisado por filósofos posteriores. Uma de suas noções mais importantes foi a que fez referência ao fato de que o princípio de todas as coisas era infinito.

3. Aristóteles (384-322 aC)

Considerado o pai da biologia e da lógica, Aristóteles fundou a história do conhecimento no Ocidente . Seu legado consiste em mais de 200 textos nos quais ele teoriza e desenvolve idéias em torno de sete diferentes campos do conhecimento.

A criatividade e profundidade desse filósofo, excelentes em seus escritos e a complexidade de suas abordagens, não apenas significaram um passo adiante no pensamento da Grécia Antiga, mas muitos pensadores posteriores basearam seus postulados nas idéias e experiências deixadas pelos grandes Aristóteles

  • Saiba mais: “As 100 melhores frases famosas de Aristóteles”

2. Sócrates (470-399 aC)

Sócrates, nascido em Atenas, foi um dos mais importantes filósofos gregos . É devido a ele as perguntas sobre o próprio raciocínio, além do método socrático, que permitiu que os pensadores perguntassem sobre seu próprio comportamento até alcançarem abordagens mais certas e duradouras.

Ele era um mestre de Platão, que seguiu suas chaves filosóficas e as desenvolveu.

  • Saiba mais: “70 grandes frases de Sócrates para entender seu pensamento”

1. Platão (427-347 aC)

Discípulo de Sócrates, Platão desenvolveu a teologia de seu professor para entrelaçá-la com novas abordagens metafísicas . Fundador da Academia de Atenas, ele ensinou suas teorias éticas, bem como dialética e física, onde também contribuiu com grande conhecimento.

Por meio dessas facetas científicas e filosóficas, Platão pretendia criar homens muito mais instruídos e capazes de se governar.

  • Saiba mais: “As 80 melhores frases de Platão e sua filosofia”
  • E também: “As importantes contribuições de Platão para o estudo da psicologia”

Quais foram os principais filósofos gregos?

Alguns abandonaram os mitos e religiões que explicavam tudo na época, buscando teorias mais racionais..
Tales de Mileto (624 a.C.- 558 a.C.) Compartilhar. ... .
Anaximandro (610 a.C. - 546 a.C.) ... .
Pitágoras (582 a.C. - 497 a.C.) ... .
Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.) ... .
Parmênides (510 a.C. - 445 a.C.) ... .
Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.).

Quais são os primeiros filósofos gregos?

Conheça os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural. Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)

Quais foram os 3 principais filósofos?

Relembre os 10 filósofos mais importantes da história.
Aristóteles (384-322 a.C.) Compartilhar. ... .
Platão (427-347 a.C.) Compartilhar. ... .
Nietzsche (1844-1900) Compartilhar. ... .
Wittgenstein (1889-1951) Compartilhar. ... .
Descartes (1596 - 1650) Compartilhar. ... .
Hegel (1770-1831) Compartilhar. ... .
Kant (1724-1804) ... .
Sócrates (470-399 a.C.).

Quem eram os principais filósofos gregos E o que eles estudavam?

Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. À esquerda, Heráclito, e à direita, Demócrito, ambos pintados pelo pintor holandês Hendrik ter Brugghen. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.

Toplist

Última postagem

Tag