Quais meios de transporte não são nocivos ao meio ambiente?

Quais meios de transporte não são nocivos ao meio ambiente?

Escrito por Bruna Soldera em 21 Setembro 2020 Postado em Blog.

Impactos à saúde e ao meio ambiente devido à poluição atmosférica são cada vez mais recorrentes e os transportes têm uma significativa parcela de culpa. De acordo com WIR Brasil Cidades Sustentáveis (2015) a poluição do ar é responsável por 3,7 milhões de mortes por ano e segundo o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) as emissões provenientes dos transportes devem dobrar até 2050. Os principais poluentes provenientes de veículos são: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênios (NOx), óxidos sulfúricos (SOx), aldeídos (COH), metano (CH4), material particulado e hidrocarbonetos aromáticos. 

A Lei n° 8.723/1993 é a lei que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores. Além disso, a Resolução Conama nº 03/1989 dispõe sobre níveis de emissão de aldeídos no gás e escapamento de veículos automotores. 

Veículos são grandes vilões da poluição do ar

Nos centros urbanos o diesel é responsável pelos poluentes que saem dos escapamentos de veículos de carga, como por exemplo ônibus e caminhões, e são lançados diretamente no ar, além disso, a motorização privada e individual é responsável por um terço das viagens realizadas nas áreas urbanas e responde por 73% das emissões de gases poluentes (WIR BRASIL CIDADES SUSTENTÁVEIS, 2015).

Quais meios de transporte não são nocivos ao meio ambiente?

Até 2018 o número de veículos somente no Estado de São Paulo era um pouco mais de 29 milhões, sendo na sua maior parte  automóveis e motocicletas (IBGE, 2018). Diante destes números é evidente a preocupação que devemos ter com a poluição atmosférica (destaca-se aqui que a poluição do ar não é causada somente por veículos) e na comemoração do Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, destacamos algumas ações que contribuem para diminuir a poluição causada por transportes.

Dia Mundial Sem Carro – dicas para diminuir a poluição do ar provocada por transportes

  • Uso de transporte público: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um usuário de automóvel emite quase oito vezes mais dióxido de carbono que um usuário de ônibus e 36 vezes mais que um usuário de metrô;
  •  Manutenção preventiva: a manutenção adequada da frota de transportes ou mesmo do automóvel individual é importante para redução dos danos ambientais e promover um transporte mais sustentável;
  •  Caminhões sem carga: o modal rodoviário brasileiro roda 40% do tempo sem carga, sendo que o total de quilômetros  percorrido desta maneira daria para realizar 300 mil voltas ao mundo (CARGO, 2020). Por isso é necessário estratégias para diminuir a ociosidade dos caminhões nas rodovias e isso pode ser realizado através da tecnologia. Por exemplo, utilizar softwares capazes de identificar caminhoneiros que se ajustam a necessidade da empresa, ou seja, os caminhoneiros podem aproveitar a volta para fazer transporte de carga para uma outra empresa
  •  Veículos elétricos e híbridos: já é uma realidade e não emitem gases poluentes;
  •  Escolha de combustível: o álcool é um combustível que tem menos impacto no meio ambiente atmosférico. De acordo com a Cargo (2020) o etanol de cana de açúcar, pode reduzir a emissão de carbono de caminhões de carga em até 92%;
  • Uso de bicicleta: substituir o veículo pela bicicleta é a melhor opção de transporte, pois emite 0 gás poluente e é uma excelente opção para se exercitar no dia a dia!

Fonte: Iniciativa Verde; WIR Brasil Cidades Sustentáveis, 2015

Coloque em prática estas dicas e vamos lembrar sempre que o impacto causado no ar não é só prejudicial ao meio ambiente, mas principalmente a saúde humana.

Quais meios de transporte não são nocivos ao meio ambiente?

Referências:

CARGO, 2020

IBGE, 2018

WIR Brasil Cidades Sustentáveis (2015)

Quais meios de transporte não são nocivos ao meio ambiente?

A redação do CicloVivo separou informações sobre os meios de transporte e organizou algumas dicas de como diminuir seu impacto ecológico durante uma viagem ou no transporte diário.

Avião: O avião é o meio de transporte mais poluente que temos. Em uma viagem de ida e volta de São Paulo até Paris, por exemplo, um passageiro da classe econômica é responsável pela emissão de 1.741 kg de gás carbônico na atmosfera. Algumas companhias estão tomando algumas medidas para quem está preocupado com a situação. Um exemplo disso é a Air France, que disponibilizou em seu site uma calculadora de CO2, que indica o quanto de gás carbônico é emitido por passageiro na atmosfera. Além disso, eles disponibilizam a venda de passagens “Eco”, que permitem o passageiro fazer a sua “compensação ambiental” através de uma companhia.

É necessário tanto conforto? Questione isso quando for comprar a sua passagem, pois os passageiros dos aviões de primeira classe – que possuem menos poltronas – proporcionalmente são responsáveis por maiores emissões de carbono. Evite também os vôos com escala (a maior parte da emissão de carbono está no pouso e na decolagem), e leve menos peso, pois aviões com menos cargas emitem menos CO2.

Ônibus: Para quem vai fazer viagens mais curtas, ônibus já é uma solução melhor do que o avião e do que o carro. Mas quando for escolher o ônibus, procure por ônibus que emitam menos CO2, que estejam regulados, e que possuam catalisador. Carregar menos peso também é válido para o ônibus poluir menos. No dia a dia, o transporte coletivo é economicamente mais viável e muito menos poluente que os carros. 

Carros: Carros são confortáveis e práticos, mas não é uma das melhores soluções quando o assunto é poluição, pois ele emite cerca de 130g/km de CO2 (perdendo apenas para os aviões). Mas se você ainda preferir o carro, procure dar caronas, evitando assim que saiam muitos carros desnecessariamente. Faça a revisão do seu carro, cheque se está tudo em ordem e dirija cautelosamente, pois esse é os meios de transporte onde mais ocorrem acidentes.

Trem: Para algumas viagens, principalmente na Europa, os trens são uma ótima alternativa em termos de praticidade, economia e ecologia. Lá existem linhas de trem que passam por quase toda a Europa. Só planeje bem antes de fazer a viagem, pois se você comprar os tickets de ultima hora o preço pode sair bem elevado. Para o dia a dia nas grandes cidades, os trens e metrô são alternativas altamente eficientes, tanto por sua rapidez, como pela baixa emissão de poluentes. 

Bicicleta: Em termos de ecologia é o melhor meio de transporte, pois não emite nenhum tipo de poluente, isso sem contar que é saudável. Em muitos países como o Japão, China e Austrália, ela é utilizada em larga escala, e existe todo um planejamento de ciclovias e de trânsito para ciclistas. Em algumas cidades brasileiras estão estudando algumas ações para incentivar o uso de bicicletas, como em São Paulo onde criaram alguns quilômetros de ciclovias.

Transportes Alternativos: Se você tiver um espírito mais aventureiro você pode aproveitar passeios em transportes um pouco diferentes. Você pode aproveitar a bela vista de um balão, ou passear de cavalo, camelo, ou qualquer outra coisa de forma prazerosa e divertida.

Quais são os meios de transporte que menos poluem?

Trem/metrô Além de serem extremamente ágeis e eficientes, o trem elétrico e o metrô emitem uma baixa quantidade de poluentes na atmosfera. Isso os tornam tão sustentáveis quanto o ônibus, além de práticos e econômicos.

Quais ou qual o meio de transporte que não causa impactos ambientais?

Os veículos elétricos fazem parte do grupo denominado zero-emissão. Estes veículos possuem um meio de geração de movimento não poluente, e não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem geram ruído considerável.

Qual é o meio de transporte mais ecológico?

Mesmo assim, os mais ecológicos são (em ordem do melhor para o pior): trens elétricos, a diesel e, por último, aqueles movidos a carvão. Além de ser um meio de transporte quase tão sustentável quanto o ônibus, o trem é muito mais confortável do que um avião, por exemplo.

Quais são os meios de transportes mais sustentáveis?

São eles a bicicleta, o metrô, o carro elétrico e, o mais sustentável de todos, o velho hábito de andar a pé. A bicicleta e a caminhada são os melhores porque, além de não emitirem nenhum tipo de poluente, são benéficos à saúde.